Criptografia do WhatsApp é adaptada para proteger múltiplos dispositivos

COMPARTILHAR:

No dia 14/07/2021 o WhatsApp liberou uma nova função que permite você acessar a sua conta em até 4 dispositivos diferentes simultaneamente, ou seja, ao mesmo tempo.

Ainda é uma função em modo beta, que precisa ser bastante testada para antes de ser de fato implementada.

É uma atualização muito importante pois mexe bastante na estrutura do aplicativo, principalmente na criptografia ponta a ponta.

Configurações atuais do aplicativo

Atualmente você pode acessar o whatsapp além do seu celular pelo navegador do seu computador ou aplicativos existentes no windows e macOS.

Porém, esse modelo só mantém a conexão caso você esteja conectado no seu celular.

pacote fullstack danki code

Certamente você já se deparou com esse serviço desconectado no seu computador, isso ocorre quando a comunicação com seu celular falha.

Na maioria das vezes o processo do aplicativo do celular é encerrado acarretando a falha de comunicação com o computador, uma simples reabertura do aplicativo normaliza o serviço.

A limitação desse modelo atual é que você só pode sincronizar com um dispositivo por vez.

Leia também: 5 Motivos para ensinar programação para crianças

Configurações futuras após implementação da nova função

O conteúdo que será recebido e enviado continua sendo armazenado em seu dispositivo. Atualmente, toda conta é identificada por uma chave única. Com a nova atualização, cada dispositivo receberá uma identificação própria.

O servidores do WhatsApp terão de vincular a conta de cada usuário às identidades de todos os seus dispositivos.

É importante ressaltar que os dispositivos complementares são tablet e computador. Smartphones ainda não podem receber esse acesso simultâneo, pelo menos por enquanto.

CURSO GRATUITO DE DESENVOLVIMENTO WEB

E como ficará a segurança?

O WhatsApp com a nova funcionalidade de acessar mais de um dispositivo usa uma abordagem cliente-fanout, em que o cliente WhatsApp que envia a mensagem criptografa e a transmite X número de vezes para X número de dispositivos diferentes (que estão na listas de dispositivos do remetente e do destinatário).

A mensagem é criptografada individualmente em uma sessão de criptografia de pares com cada dispositivo.

O whatsapp não armazena as mensagens após serem entregues.

whatsapp antes depois
Antes / Depois da criptografia (VIA Whatsapp)

A arquitetura legada do WhatsApp usava um smartphone como fonte da verdade. Mas, com a nova capacidade de vários dispositivos, até quatro outros dispositivos complementares que não sejam telefones podem se conectar ao WhatsApp de forma independente, mantendo o mesmo nível de privacidade e segurança.

Whatsapp Oficial

Chamadas de VOZ e VÌDEO, o aparelho que inicia a conversa gera um conjunto de chaves 32 bits que usa o protocolo SRTP para dispositivo de destinatário.

Com a resposta do destinatário, a chamada inicia em modo criptografado e a chave SRTP é mantida apenas durante enquanto a comunicação acontece.

CURSO GRATUITO DE PYTHON

Nos grupos, o servidor escolhe aleatoriamente um dispositivo que está participando da conversa para gerar as chaves e as envia aos aparelhos restantes. Conforme um usuário sai ou entra na conversa as chaves são redefinidas.

WhatsApp para vários dispositivos BETA

A funcionalidade ainda está em fase teste e a fase de teste serve pra identificar possíveis bugs que serão resolvidos.

É uma funcionalidade muito esperada, então vamos torcer para que logo seja implementada para todos.

Inclusive ainda não existe previsão do whatsapp liberar essa funcionalidade para todos.

COMPARTILHAR:
brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.