Duopólio é definido como “uma situação em que dois fornecedores dominam o mercado de bens ou serviços”. Quando se trata do mercado de telefonia móvel, é assim que o Reino Unido e outros países veem o Google e a Apple.
Em quase todos os casos, o duopólio é uma coisa muito ruim. Limita as escolhas dos consumidores, oferece oportunidades para as partes controladoras conspirarem e moldarem um mercado que seja benéfico para eles e aumenta os preços.
Vimos o duopólio Google / Apple em ação e quase sempre é apropriado. Já se foram os dias em que se comprava um Windows phone premium por US $ 150 e nunca mais voltará.
É óbvio, a partir desse duopólio terrível, mas raramente mencionado, que é exatamente isso que os consumidores e uma economia voltada para o mercado desejam que aconteça.
Isso não significa que você deseja que isso aconteça, portanto, você pode se acalmar antes de inserir o comentário. Não quero que isso aconteça, acho que o MeeGo é uma escolha melhor, talvez até o webOS. Mas não importa o quanto queremos que as coisas sejam diferentes, nenhum deles pode decidir. Os consumidores preferem Android e iOS, e nasce o duopólio atual. Vida longa ao rei. Ou outra coisa.
Para muitas pessoas, o primeiro smartphone foi um iPhone ou Android. Essas pessoas podem pensar que é loucura ter outros sistemas operacionais para smartphones realmente bons antes do iOS e do Android. Tanto o BlackBerry quanto o Windows Mobile tiveram períodos de maior sucesso do que outras marcas. No entanto, nenhum dos sistemas operacionais anteriores ganhou seguidores suficientes para resistir à concorrência massiva que vemos hoje.
🚨DICA: Entre no nosso Canal do WhatsApp e receba contéudo técnico e atualizações das nossas postagens. Se você não pode fazer um investimento agora na sua carreira, comece por esse Curso Gratuito Gratuito de HTML, CSS e JavaScript! 🚀
Agora, temos usuários nostálgicos que relutantemente pegam seus iPhones ou Androids enquanto lamentam a perda da competição, em desacordo com usuários que aceitaram as mudanças com alegria e pensam que somos todos melhores por causa delas. Ambos estão certos. Ambos estão errados.
Leia também: A Apple tem nova política de trabalhar em casa, mas ainda não é o que os funcionários precisam.
A sorte desempenhou um papel.
Google e Apple não são apenas sortudos. O marketing, as parcerias estratégicas com as operadoras e a fidelização da marca desempenharam um papel importante. Mesmo assim, nem sempre é suficiente, como provaram os telefones fracassados da Amazon e do Facebook.
Alguém precisa “vencer a guerra de aplicativos”. Nenhum fator pode garantir a vitória. Adicione um pouco de sorte às decisões sábias que a Apple e o Google tomam e você obterá o que é hoje.
O que chamo de “guerra aplicada” desempenhou um papel importante em minha opinião. Talvez eu esteja cansado, mas a única vantagem óbvia do Android e iOS sobre o Windows Phone e outros recursos está na loja de aplicativos de cada empresa. Facilidade de uso, segurança e até mesmo funcionalidade não podem ser comparadas a jogar Angry Birds ou ter um ótimo aplicativo do YouTube. Isso também gira em torno das necessidades dos consumidores.
Se você está desenvolvendo um aplicativo hoje, deseja disponibilizá-lo para Android e iOS porque o faz para ganhar dinheiro na maioria dos casos. Você sabe que ganhará mais dinheiro se seu aplicativo estiver disponível para mais pessoas e que construir outra versão de seu aplicativo para relativamente poucos usuários não será muito lucrativo.
Além disso, você valoriza a fácil distribuição e monetização, mesmo se tiver que molhar os bicos do Google e da Apple entregando o corte da parte superior . É uma questão de economia simples e sempre foi.
O Windows Phone morreu por causa de uma lacuna no aplicativo.
O Windows Phone morreu devido a uma falha no aplicativo. Muitas pessoas culpam a Microsoft pela exibição digital ou ferramentas de desenvolvimento, mas a participação no mercado é a verdadeira causa raiz de qualquer lacuna de aplicativo. Se você não tiver usuários suficientes, sua loja de aplicativos não será capaz de criar aplicativos com fins lucrativos. Se não houver um aplicativo adequado, nunca haverá usuários suficientes.
A lacuna de aplicativos cria barreiras técnicas para todo o pessoal relevante, e a última jogada de negócios inteligente é parar de tentar fazer telefones celulares que podem competir, porque nenhum telefone celular pode competir. O mesmo vale para Palm, ex-Microsoft Nokia, BlackBerry e todas as outras ideias promissoras de smartphones que não vêm da Apple ou do Google.
Este é um problema com uma solução clara que é quase impossível de alcançar: construir um smartphone melhor com melhores aplicativos a um preço melhor. Talvez multas e emendas às leis ou aplicação de leis existentes ajudem, talvez não. Mas isso não será reparado por um engenheiro inteligente fazendo um protótipo em sua garagem.
Pense nisso por um minuto: se eu pudesse construir um dispositivo de última geração que rodasse a versão mais recente de seu sistema operacional favorito do passado, mas não tivesse aplicativos de terceiros, você acha que venderia muito bem? Os governos devem forçar mudanças para torná -lo vender bem? O público comprador deve ter a palavra final?
Leia também: Google demitirá funcionários não vacinados
O mercado deve – e irá – decidir.
Se você disser não, talvez sim, então estamos na mesma página. Também estamos à mercê de outras pessoas, e as decisões que elas tomam afetam os produtos que podemos comprar. Quero comprar uma versão moderna do Nokia N9 5G e Wi-Fi 6e com todos os recursos, que pode competir com os melhores telefones Android, mas também quero poder instalar alguns aplicativos básicos que não estão disponíveis. Infelizmente, navegadores e aplicativos da web não podem cobrir tudo.
Ao mesmo tempo, o Android não é ruim, embora o Google possa ser. Em termos de hardware, temos opções reais e podemos aproveitar metade das vantagens de ser um duopólio. Esperemos apenas que os governos do mundo não se esqueçam de “consertá-lo”.
Via @ Android Central