O microcontrolador Cortex-M85 da Arm habilitará dispositivos IoT, enquanto o Corstone-1000 habilita IA na borda.
A Arm Holdings lançou seus mais recentes designs de microcontroladores para fornecer computação de alto desempenho na borda, bem como duas novas plataformas para ajudar a reduzir o tempo de desenvolvimento de dispositivos da Internet das Coisas (IoT).
Normalmente, os controladores da série Cortex-M são usados em dispositivos pequenos e de baixo consumo de energia, como relógios inteligentes, mas o Cortex-M85 supera o resto da série. O objetivo é melhorar as operações de inteligência artificial, como reconhecimento de voz em dispositivos de última geração, como produtos domésticos inteligentes e drones.
“Os desenvolvedores impulsionam o futuro da IoT, mas enfrentam demandas crescentes por maior desempenho, maior segurança e processos de desenvolvimento mais simples”, disse o vice-presidente de IoT e Embedded Mohamed Awad da Arm em comunicado expresso.
O Cortex-M85 faz parte do programa Arm Total Solutions for IoT que a Arm lançou há seis meses. Ele consiste em designs de subsistemas pré-integrados que fornecem uma experiência mais inovadora e reduzem o esforço exigido pelos designers de chips para colocar seus designs em funcionamento.
O programa também inclui o Arm Virtual Hardware Cloud Service para testar dispositivos baseados em Arm sem a necessidade de vários chips físicos, bem como modelos e ferramentas de aprendizado de máquina (ML) para simplificar o desenvolvimento e acelerar o design do produto.
No coração da iniciativa IoT Total Solutions da ARM está a Corstone, um conjunto de designs pré-integrados que combinam os designs de CPU principais da Arm com outros blocos de construção de IP para rápido desenvolvimento e construção de designs de processadores verticais.
Como parte do anúncio, a Arm lançou dois novos designs Corstone para dispositivos com necessidades de maior desempenho: o Corstone-310 para aplicativos de reconhecimento de fala e o Corstone-1000 para dispositivos de borda nativos da nuvem.
O Corstone-310 faz parte da solução geral de reconhecimento de voz da Arm. Ele tem como alvo dispositivos como alto-falantes inteligentes, termostatos, drones e robôs de fábrica, todos os quais podem ser controlados por voz. O design Corstone-310 usa o núcleo Cortex-M85.
O Corstone-1000 é mais complexo e é descrito pela Arm como uma solução pronta para uso para dispositivos de borda nativos da nuvem. O Corstone-1000 é adequado para cargas de trabalho de classe de aplicativo que exigem hardware de alto desempenho e são executados em um sistema operacional completo, como o Linux.
Portanto, o Corstone-1000 foi projetado em torno da arquitetura Cortex-A e seu desempenho é muito melhor que o Cortex-M. O Corstone-1000 faz parte do programa de certificação SystemReady da Arm, que promete CPUs e subsistemas totalmente integrados e disponíveis imediatamente. O Cortex-1000 também suporta o Project Cassini da Arm, projetado para simplificar a experiência de software nativo da nuvem para desenvolvedores que escrevem aplicativos que são executados em processadores baseados em Cortex-A.
Suporte mais amplo à emulação de CPU
O teste de CPU quase sempre é feito em um emulador antes de construir o chip de teste para manter os custos baixos, e a Arm fornece emuladores por meio de seu serviço Arm Virtual Hardware (AVH).
O AVH fornece aos desenvolvedores uma plataforma de teste para validar e validar aplicativos incorporados e IoT em todo o ciclo de design de software sem a necessidade de hardware físico real. Várias técnicas de modelagem são fornecidas para eliminar ou reduzir a complexidade de construir e configurar farms de cartões.
O Arm agora se expandiu para suportar dois novos designs de subsistema Corstone, bem como sete núcleos Cortex-M. Isso permitirá que ISVs e provedores de serviços em nuvem testem aplicativos em relação à série Cortex-M.
A Arm expandiu seu serviço para incluir hardware baseado em Arm de empresas parceiras, como NXP Semiconductors e ST Microelectronics, bem como fabricantes de Raspberry Pi.
Leia também: Curso de PHP Orientado a Objetos da Celke (Review)