Conteúdo
Carreira em TI: Os empregos de TI (tecnologia da informação) incluem uma ampla gama de nichos específicos – de programadores que se especializam em uma linguagem específica como Python ou Java, a profissionais de TI que operam exclusivamente no back-end ou front-end de sites, para cientistas de dados e muito mais. Obviamente, com tantos tipos diferentes de empregos de TI, há uma variedade de conjuntos de habilidades necessários para ter sucesso em cada função específica.
No entanto, existem também algumas habilidades de que os programadores precisam, independentemente de onde planejam chegar na profissão de TI. Elas vão além das habilidades específicas do idioma e, em vez disso, podem ser consideradas “habilidades pessoais” ou qualidades pessoais essenciais para o sucesso, independentemente do projeto em que você trabalha ou da empresa para a qual trabalha. Embora algumas dessas habilidades também sejam aplicáveis a muitas carreiras, existem definitivamente algumas habilidades que são absolutamente essenciais para o trabalho de programação, especificamente.
Então, quais são as habilidades de programação necessárias para que uma carreira em TI seja bem-sucedida? Que qualidades você deve trabalhar no desenvolvimento, ao mesmo tempo que avança nas aulas de programação online e começa a dominar as linguagens de programação? Vamos revisar cinco habilidades essenciais que todo programador precisa para prosperar no mundo da TI e algumas dicas de como você pode praticar e aprimorar essas habilidades à medida que aprende e trabalha em direção à sua carreira de programador.
Autossuficiência e Motivação
Para ter algum sucesso na programação , você terá que superar períodos de impaciência, frustração, distração, bem como depender de forças externas para resolver problemas técnicos. Frequentemente, você trabalhará como parte de uma equipe de desenvolvimento, com diferentes personalidades e gerentes que podem não ter estilos de liderança ideais. Muitas vezes não existe uma carreira de programação perfeitamente tranquila e relaxada, infelizmente.
No entanto, você tem a maior influência em como lida com essas diferentes situações desafiadoras quando elas surgem. No mundo atlético, os treinadores costumam chamar isso de “controlar o que você pode controlar”. Você pode controlar o que sabe, suas capacidades técnicas e como melhorá-las conforme necessário. Depois de aceitar essa responsabilidade, as informações que você consome e como você as aplica (seu interesse, estudo e esforço) irão ditar o quanto você progride e se seus gerentes ou colegas desenvolvedores podem confiar mais em você e, assim, permitir que você opere de forma independente ou com menos supervisão.
Existem algumas perguntas-chave que você deve responder antes de mergulhar em sua carreira de programador. Por que você quer programar? Que problema você deseja resolver ou que projeto espera ajudar a construir ou melhorar? Saber as respostas a essas perguntas o ajudará a definir quais idiomas você precisa aprender e quais habilidades precisa adicionar ao seu repertório.
Domine uma linguagem de programação útil
Um dos tópicos mais populares (e muito debatidos) entre os novos programadores é qual linguagem é a melhor para aprender primeiro. Todos os programadores experientes têm opiniões fortes sobre isso, e você obterá uma dúzia de respostas diferentes se perguntar a uma dúzia de programadores ou sites diferentes, mas geralmente novos aprendizes de programação são indicados para três linguagens específicas para começar suas carreiras – Python , Ruby , e JavaScript.
Python, que foi originalmente criado na década de 1980, mas ainda é amplamente usado hoje, é considerada uma das linguagens de programação mais fáceis de aprender. É gratuito, de código aberto e, na maioria das vezes, categorizado como uma linguagem de script, o que significa que não requer uma etapa de compilação explícita. Ele também é considerado sintaticamente próximo ao inglês simples, o que torna a curva de aprendizado menos acentuada do que algumas outras línguas mais complexas.
Enquanto isso, Ruby é igualmente considerada uma linguagem mais fácil para iniciantes acessarem. Ruby é uma linguagem de script dinâmica e orientada a objetos usada principalmente para desenvolver sites e aplicativos móveis. Ruby foi estruturalmente projetado com foco em ser fácil, lógico e não exigir conhecimento avançado de comandos. Da mesma forma, o popular framework Ruby on Rails foi projetado para expandir a utilidade da linguagem para desenvolvimento web, e é usado para fazer o framework para Twitter , Groupon e GitHub , entre outros pesos pesados da tecnologia.
Finalmente, JavaScript (não deve ser confundido com Java puro ) é frequentemente usado como uma linguagem de script do “lado do cliente” principalmente para desenvolvimento front-end. É a linguagem de programação mais comumente usada para criar sites e jogos para uso na Internet, com grande parte de sua sintaxe originada da linguagem de programação C amplamente usada . JavaScript é universal, executado em todas as plataformas e reside no seu navegador (o que significa que nenhuma instalação é necessária).
Organização e definição de metas
Embora muitos programadores realmente trabalhem por conta própria, muitos outros trabalharão como parte de equipes de desenvolvimento ou em funções para empresas de tecnologia específicas. Esses ambientes de equipe requerem colaboração, já que muitos projetos de programação são organizados com marcos e datas de entrega específicos para garantir que o projeto seja concluído em tempo hábil (e com orçamento limitado) para as necessidades do cliente.
Isso significa que, apesar do clichê comum de programadores trabalhando em seu próprio horário em um canto escuro de seu apartamento, a maioria dos programadores de sucesso na verdade precisa ser especialista em gerenciamento de tempo, programação e definição de metas. Embora as metas sejam frequentemente criadas para você na forma de marcos e prazos do projeto, dividir os marcos em metas menores “do tamanho de uma mordida” é uma etapa importante para os programadores permanecerem concentrados nas tarefas e poderem durante períodos de frustração ou programação monótona.
Da mesma forma, manter a organização se estiver trabalhando em vários projetos ou em pequenos projetos para vários clientes é igualmente essencial para os programadores. Fazer malabarismos com responsabilidades pode sobrecarregar rapidamente um programador desorganizado, o que pode levar a clientes insatisfeitos e referências ruins, o que pode impedir que você consiga um trabalho futuro. Desenvolver um sistema para equilibrar seus projetos e entregar resultados oportunos para todas as suas equipes e clientes é fundamental para o sucesso de TI.
Estar aberto e incorporar feedback
Como a programação é, por natureza, uma empresa criativa na qual você frequentemente está construindo algo do zero, alguns programadores ficam na defensiva quando recebem feedback negativo de um gerente ou cliente. Mas, a menos que você esteja trabalhando de forma independente em um projeto de sua própria autoria, aprender a usar o feedback de forma produtiva para aumentar seu conjunto de habilidades ou mudar a maneira como você opera é, na verdade, uma parte extremamente necessária de uma carreira de programação bem-sucedida.
Um método que muitos programadores de sucesso usam é criar um sistema para salvar feedback em um único repositório, para revisitar após a conclusão de um projeto para criar listas de aprendizagem para o futuro. Bons programadores e profissionais de TI sabem que aprender a programar nunca é um processo acabado – os melhores desenvolvedores visitarão frequentemente fóruns online e comunidades de desenvolvedores como GitHub e Stack Overflow para acompanhar as linguagens em evolução, novas ferramentas e práticas recomendadas para lidar com o desenvolvimento comum problemas.
Se você está recebendo críticas ou feedback consistentes em áreas específicas, não deve simplesmente resignar-se ou jogar fora o feedback. Em vez disso, use essas oportunidades para descobrir onde você deve concentrar seus esforços de aprendizagem no futuro e continuar a evoluir como programador, assim como as próprias linguagens de programação evoluíram. Como você acha que o Python continuou a ser uma linguagem amplamente popular por mais de três décadas?
Paciência, Paciência, Paciência
Pode não haver habilidade de personalidade mais essencial para profissionais de TI do que paciência. Seja paciente ao tentar resolver bugs ou descobrir as linhas de código necessárias para contornar um problema estrutural, ser paciente com as mudanças nas necessidades de um cliente, ser paciente com membros de equipe ou gerentes de projeto difíceis, nunca há um momento em um vida de programador onde você não precisa respirar e persistir por algumas dificuldades.
Embora a paciência não seja a habilidade mais fácil de simplesmente aprender ou desenvolver, é essencial abraçar a importância dessa qualidade mesmo quando você começa a aprender a programar. Da mesma forma, se você acha que não pode ser paciente e perseverar em tempos difíceis, você pode querer considerar algo além da programação – porque você precisará ser paciente pelo resto de sua carreira em TI!