Como fazer um NFT e depois vendê-lo online

Início » Como fazer um NFT e depois vendê-lo online

Os tokens não fungíveis, também conhecidos como NFTs, criaram um grande burburinho nos mercados de criptomoedas em todo o mundo. As pessoas estão gastando milhões de dólares para comprar e vender NFTs, tornando-se uma maneira fantástica para os artistas venderem seus trabalhos.

Beeple (Mike Winkelmann), um artista digital, criou Beeple’s Everydays, uma obra de arte digital que foi vendida por US$ 69,3 milhões. Como artista, criar NFTs e colocá-los à venda é uma ótima maneira de entrar na onda!

Se você estiver interessado em iniciar sua própria coleção de NFT e vendê-los, continue lendo.

NFTs explicados

Os tokens não fungíveis são simplesmente ativos digitais. Não fungível significa que o ativo é único e não pode ser substituído por outro de seu tipo. Por exemplo, o Ethereum é um ativo fungível; você pode trocar um por outro.

No entanto, um NFT é simplesmente um ativo digital único, com a maioria deles disponível no blockchain Ethereum. Outras blockchains também começaram a implementar outros tipos de NFTs. Qualquer criação digital pode ser um NFT, incluindo:

  • Pinturas personalizadas
  • Música
  • Colecionáveis ​​de videogame
  • Memes

Esta lista não é exaustiva, obviamente. Mesmo um nome de domínio, ou um GIF digital, pode ser um NFT.

Leia também: O que é NFT?

Como fazer um NFT

Se você quiser aprender a fazer arte NFT, o primeiro passo é decidir em qual blockchain você emitirá seus NFTs. Como mencionado acima, a melhor opção disponível no momento é o Ethereum.

A blockchain Ethereum é amplamente usada para comprar e vender NFTs e é a opção mais popular para artistas iniciantes e criadores de NFT. No entanto, não é a única opção. Outros incluem:

  • Tezos
  • Polkadot
  • Cosmos
  • Binance Smart Chain

Obter uma carteira digital

Você precisa pesar os prós e os contras antes de tomar uma decisão. Portanto, cada uma dessas blockchains tem seu próprio padrão de token para emissão de NFTs, marketplaces discretos e carteiras digitais. Você não pode receber Ethereum em uma carteira compatível com a Binance Smart Chain, por exemplo.

Então, p padrão de token da Ethereum para emissão de NFTs é ERC-721. Portanto, seu primeiro passo é obter uma carteira digital que suporte ERC-721. As opções populares incluem Trust Wallet e MetaMask.

Selecione um mercado

O próximo passo é selecionar um mercado onde você vai vender suas NFTs. Existem várias opções disponíveis, incluindo:

Depois de selecionar um mercado onde você emitirá suas NFTs, agora você tem as bases estabelecidas. Até mesmo o eBay está planejando permitir as vendas de NFT em breve.

Conecte sua carteira

OpenSea 

Mercados populares como o OpenSea (foto acima) têm um botão Criar. Depois de clicar nele, você será solicitado a vincular sua carteira Ethereum. Requer uma assinatura digital e não há cobrança por isso.

Depois de conectar sua carteira ao OpenSea, o próximo passo é criar sua coleção de NFT!

Leia também: Whatsapp testa pagamento com carteira digital da Meta

Crie suas NFTs

Para este exemplo, vamos nos ater ao OpenSea. Para começar a usar o OpenSea, basta clicar em Criar e navegar até Minhas coleções . Lá, você verá outro botão Criar .

Você pode simplesmente carregar sua arte depois de formatá-la corretamente.

OpenSea 

Então, depois de fazer o upload do ativo digital e personalizar os campos, você pode optar por personalizá-lo um pouco mais. Isso inclui adicionar traços textuais, conteúdo desbloqueável, o fornecimento do NFT e até mesmo o blockchain no qual você deseja cunhar o NFT.

Quando terminar, o próximo passo é vender suas NFTs no mercado.

Leia também: Coinbase contrata equipe por trás da carteira de criptografia BRD

Como vender seu NFT

Agora que você criou um NFT, o próximo passo é vendê-lo para um público. Então, a OpenSea torna esse processo consideravelmente fácil, permitindo que você altere os preços, defina royalties e até crie leilões.

Dessa forma, para vender sua NFT, navegue até seu perfil no canto superior direito. A partir daí, selecione o NFT que pretende vender. Em seguida, você será direcionado para a página de listagem.

OpenSea 

Na página de listagem, você pode definir o preço do seu NFT, bem como o tipo de venda que deseja. As duas opções incluem um leilão cronometrado e uma venda de preço fixo.]

Como você pode imaginar, os NFTs de preço fixo podem ser vendidos imediatamente assim que um comprador corresponder ao seu preço pedido.

Para um leilão cronometrado, você deve selecionar uma duração. Você pode selecionar a duração em um calendário suspenso e o OpenSea também oferece opções padrão, incluindo um dia, três dias e uma semana.

OpenSea 

Se desejar, você também pode agrupar o NFT como parte de uma coleção. Para isso, basta adicionar o endereço do comprador no campo Reservar para um comprador específico .

Portanto, é importante notar que plataformas como o OpenSea cobram uma taxa para permitir que os criadores vendam NFTs em sua plataforma. A taxa de serviço é de 2,5%. Você também pode configurar um royalty de criador, que lhe dá direito a uma pequena porcentagem da venda toda vez que sua NFT mudar de propriedade.

Quando terminar, seu NFT será listado para venda no OpenSea.

É hora de criar e vender NFTs

Então, os NFTs estão aqui para ficar, e muitas celebridades e marcas famosas já estão entrando na onda. Dessa forma, se você é um artista digital que deseja vender sua arte online, as NFTs oferecem uma saída fantástica.

De acordo com analistas, espera-se que o mercado de NFT ultrapasse mais de US$ 1,3 bilhão até o final de 2021. Espera-se que mais e mais blockchains sigam o exemplo, e muitos consideram os NFTs como o futuro da coleção de obras de arte.

Portanto, para realmente lucrar com sua coleção de NFT, você precisa aprender a comercializá-la. Não basta listá-lo para venda e esperar que as pessoas o comprem. Certifique-se de promover sua coleção de NFT para seus fãs. No entanto, é importante ter cuidado com os golpes no espaço NFT, pois existem alguns deles por aí.

Leia também: 4 riscos de NFTs que você simplesmente não pode ignorar
brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + dezoito =