A plataforma de aplicativos descentralizada Ethereum ainda tem a maioria dos desenvolvedores Web 3.0, mas é tudo para jogar com os rivais que estão crescendo mais rápido.
🚨DICA: Crie um projeto de programação web com HTML5, CSS3 e JavaScript do zero em 3 aulas: MiniCurso Gratuito! 🚀
Os dados vêm da empresa de pesquisas Electric Capital, que divulgou um relatório esta semana sobre o ecossistema de desenvolvimento da Web 3.0.
A Electric Capital descobriu que mais de 4.000 desenvolvedores trabalham ativamente no Ethereum por mês.
Para efeito de comparação, apenas 680 desenvolvedores trabalham ativamente no Bitcoin por mês. É uma disparidade enorme, mas vale lembrar que o Ethereum é muito mais complexo como uma plataforma de app descentralizada (dapp), além de ser uma moeda digital.
Muito se fala sobre o “efeito rede” do Ethereum, que é basicamente apenas sua vantagem de ser o pioneiro. Ethereum tem, por uma margem significativa, a maioria dapps e usuários.
Cortesia de DefiLlama , basta dar uma olhada na porcentagem do “valor total bloqueado” no ecossistema financeiro descentralizado (defi) da Ethereum em comparação com outras plataformas:
Os desenvolvedores são naturalmente atraídos para onde está a atividade, e agora isso é Ethereum.
No entanto, a posição de Ethereum não é necessariamente tão segura quanto pode parecer. Todo o espaço ainda é minúsculo em comparação com os serviços alternativos centralizados que está tentando interromper e o Ethereum tem sido afetado por baixas velocidades de transação e altas taxas.
Blockchains concorrentes foram construídos do zero para resolver muitos dos problemas da Ethereum. O Ethereum 2.0 deve corrigir as deficiências da plataforma, mas pode levar anos até que seja totalmente implantado.
Se você é um desenvolvedor que deseja escalabilidade hoje sem depender de uma solução de “camada dois” como o Polygon, você precisa olhar para a concorrência.
Polkadot, uma plataforma de blockchain rival projetada pelo co-fundador da Ethereum, Gavin Wood, tem cerca de 1.500 desenvolvedores ativos por mês. Solana e Cosmos, dois outros rivais promissores, têm cerca de 1.000 cada. NEAR, Avalanche, Cardano e Tezos têm mais de 250 desenvolvedores ativos.
“Polkadot, Solana, NEAR, BSC, Avalanche e Terra estão crescendo mais rápido do que Ethereum em pontos semelhantes de sua história”, escreveu Electric Capital.
Entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021, os pesquisadores descobriram que os desenvolvedores ativos mensais de Solana cresceram 4,9 vezes, NEAR 4x e Polygon mais de 2x. Cardano e Cosmos ficaram um pouco atrás, com um aumento de 90% e 70%, respectivamente. O Ethereum, por sua vez, cresceu 42 por cento.
Staking Rewards mostra quanto valor os usuários estão “apostando” para ajudar a proteger suas redes favoritas:
É um bom indicador do interesse do usuário em cada projeto e mostra Solana bastante confortável à frente do Ethereum 2.0, enquanto Cardano está apenas em segundo lugar. Apesar do número relativamente grande de desenvolvedores ativos mensais de Polkadot, ele está em sexto lugar, atrás de Terra e Avalanche, que estão emergindo como grandes jogadores de defesa.
A boa notícia para todos os entusiastas da Web 3.0 é que, em todas as redes, o crescimento continua em um ritmo acelerado. Aplicativos empolgantes estão surgindo além da definição em áreas como metaverso, NFTs, jogos, DAOs e muito mais.
65% dos desenvolvedores Web 3.0 aderiram em 2021 e fizeram mais de 34.000 commits de código para estabelecer um novo recorde. Você estará entre a classe 2022?
Leia também: 6 erros comuns do Git e como evitá-los