De acordo com um comunicado divulgado hoje pelo chefe do Instagram Adam Mosseri em depoimento a um painel do Senado sobre os danos causados a adolescentes usando o aplicativo, o Instagram está restaurando um feed cronológico. Mosseri foi questionado se ele acha que os consumidores deveriam ser capazes de usar o aplicativo Instagram sem “manipulação de algoritmo”. O executivo disse que apoiaria que as pessoas escolhessem um feed cronológico. Em seguida, acrescentou que, de fato, a empresa já está desenvolvendo a opção.
🚨DICA: Crie um projeto de programação web com HTML5, CSS3 e JavaScript do zero em 3 aulas: MiniCurso Gratuito! 🚀
“Acreditamos em mais transparência e responsabilidade, e acreditamos em mais controle. É por isso que estamos desenvolvendo uma versão de feed de linha do tempo que esperamos lançar no próximo ano”.
Mosseri.
Uma ideia testada publicamente é chamada de “favorita”, que permite aos usuários selecionar a parte da conta que desejam ver no topo do feed. Mosseri disse que outra ideia na qual a empresa está trabalhando é uma versão cronológica do Instagram.
“Quero dizer a vocês um mês específico agora, mas agora estamos pensando no primeiro trimestre do próximo ano”, disse Mosseri sobre quando as opções cronológicas serão mostradas ao público.
A mudança do Instagram para feeds algorítmicos em 2016 foi uma decisão controversa. Embora os feeds filtrados tenham se tornado a norma nas mídias sociais na época, com o aumento nos indicadores de engajamento, muitos usuários não ficaram satisfeitos com essas mudanças. Devido às reações do usuário alguns anos após o lançamento do novo feed, o Instagram até concordou em adicionar postagens atualizadas ao feed de algoritmo.
Em 2020, foi descoberto que a empresa estava construindo um protótipo interno do recurso “Últimas postagens”, que permitiria aos usuários rastrear atualizações recentes por meio de uma seção especial no aplicativo, mas isso não é uma reversão completa – em ordem cronológica- assim como o Facebook As fornecido hoje como uma opção de feed de notícias. Este recurso nunca foi lançado publicamente para a base de usuários global do Instagram.
Agora, sob o juramento, Mosseri promete que os usuários podem obter novamente as opções cronológicas de alimentação. Mas, considerando os benefícios do feed de algoritmo em manter os usuários engajados no aplicativo, é extremamente improvável que o Instagram o defina como a configuração padrão, ou mesmo a escolha óbvia.
Leia também: GitHub lança uma visualização de pesquisa de código aprimorada
Via @ TechCrunch