Crédito da imagem: Apple
Compartilhar:

O mais recente processador M1 Ultra da Apple é o mais poderoso de todos os silícios da Apple, mas não é algo que todos devam comprar.

🚨DICA: Crie um projeto de programação web com HTML5CSS3 JavaScript do zero em 3 aulas: MiniCurso Gratuito! 🚀

No evento “Peek Performance” da Apple, a empresa apresentou um novo chip de silício da Apple, o M1 Ultra. O M1 Ultra é o último chip da série M1 e o chip mais poderoso até hoje.

Mas a Apple não projetou o chip para todos usarem. Aqui, veremos onde o M1 Ultra realmente está e para quem esse chip é melhor.

fullstack javascript onebitcode

O que é o M1 Ultra da Apple?

O M1 Ultra é a mais recente (e final) série M1 de sistemas silicon-on-chip (SoC) da Apple, revelado no evento Peek Performance, entre outros novos produtos. Como é um SoC, todas as partes do computador estão no mesmo chip, em vez de CPUs, GPUs, etc. Na verdade, o processador consiste em dois chips M1 Max lançados no ano passado.

Crédito da imagem: Apple

Os dois chips são conectados usando a tecnologia UltraFusion da Apple para combinar com o processador. O UltraFusion usa um interposer de silício para conectar os chips, em vez da conexão típica através da placa-mãe. O chip do M1 Ultra conecta mais de 10.000 sinais, fornecendo 2,5 TB/s de largura de banda de baixa latência entre processadores.

O M1 Ultra possui uma CPU incrivelmente poderosa de 20 núcleos com 16 núcleos de alto desempenho e 4 núcleos de alta eficiência. Com este chip, a largura de banda da memória é de 800 GB/s, e o M1 Ultra pode ser configurado com 128 GB de memória unificada.

Crédito da imagem: Apple

O Neural Engine de 32 núcleos dentro do M1 Ultra executa até 22 trilhões de operações por segundo e é dedicado a tarefas de aprendizado de máquina. Historicamente, a Apple tem usado para processamento integrado de vídeo e áudio e outros processos diários.

Banner Amazon Notebook 300x300

O mecanismo de mídia do M1 Ultra é duas vezes mais poderoso que o M1 Max e também oferece incrível codificação e decodificação de vídeo ProRes. O M1 Ultra suporta a reprodução de até 18 streams de vídeo 8K, uma estatística insana a ser observada.

Quão poderoso é o novo processador M1 Ultra da Apple?

Logo de cara, o M1 Ultra é poderoso. Realmente poderoso. Os números que a Apple mostrou em seu evento “Peek Performance” foram realmente surpreendentes. Simplificando, o M1 Ultra é composto por dois processadores M1 Max, então deve ter o dobro do desempenho, certo?

O M1 Ultra supera o Mac Pro nas especificações mais populares. Para esclarecer, este é o computador mais caro da Apple, com algumas configurações chegando a US$ 50.000.

Crédito da imagem: Apple

De acordo com os gráficos da Apple na palestra, o M1 Ultra faz o trabalho 50% mais rápido que o Mac Pro. Ele consome 90% menos energia do que um PC desktop de 16 núcleos (com Intel Core i9) e ainda é mais rápido.

Os gráficos são 3,4 vezes mais rápidos do que o Mac Pro e consomem 200 W menos energia do que uma GPU de ponta (GeForce RTX 3090) enquanto ainda são mais rápidos.

Crédito da imagem: Apple

Claro, sabemos que a Apple gosta de usar gráficos e comparações bastante embaçadas com dispositivos mais antigos para demonstrar favoravelmente o desempenho dos novos chips. Mas vamos olhar para a dura verdade.

Comparado com o M1 Max básico, o M1 Ultra básico tem o dobro… bem… o dobro. O M1 Ultra possui uma CPU de 20 núcleos em vez de 10, uma GPU de 48 núcleos em vez de 24, um Neural Engine de 32 núcleos em vez de 16 e 64 GB de memória unificada em vez de 32 GB. Poderíamos continuar, mas você entendeu.

Banner Amazon Livros de Programação 300x300
Crédito da imagem: Apple

Na verdade, o novo M1 Ultra tem um benchmark Geekbench vazado, o primeiro benchmark do mundo real. Os benchmarks mostram uma pontuação de CPU de núcleo único de 1.793 e uma pontuação de vários núcleos de 24.055. Isso supera o Mac Pro em 40% de desempenho single-core e quase 15% de desempenho multi-core.

Desde que o M1 Ultra apareceu pela primeira vez no novo Mac Studio, teremos que esperar até 18 de março para ver mais benchmarks para o M1 Ultra. Basta dizer que provavelmente não ficaremos desapontados.

Então, para quem o M1 Ultra é adequado?

Vimos o quão poderoso é o M1 Ultra, e todos os números podem ser um pouco difíceis de digerir. O M1 Ultra é poderoso, não há dúvida sobre isso. Mas para quem?

O M1 Ultra foi projetado para uso profissional e não para uso diário pelo consumidor médio. Claro, qualquer um pode configurar o Mac Studio com o M1 Ultra, mas não deve (você

Provavelmente não esperava que dissessemos isso).

Com tanta potência dentro do M1 Ultra, é improvável que o consumidor médio use tudo. A menos que você administre um estúdio profissional, quase certamente não precisa do poder do M1 Ultra. Mesmo alguns profissionais podem não conseguir usar todo o desempenho oferecido pelo M1 Ultra!

Banner Amazon Celular 300x300
Crédito da imagem: Apple

O M1 Ultra foi projetado para profissionais do mais alto nível. Aqueles que realizam as tarefas mais loucas precisam de todo o poder computacional que conseguirem. É um mercado importante para capturar (ou melhor, dominar), por isso é uma introdução bem-vinda à Apple.

O M1 Ultra é o processador mais poderoso da Apple até agora

O novo processador M1 Ultra é o mais poderoso da Apple até agora e traz alguns números incríveis. Temos apenas dois anos nos chips da Apple e já estamos nesse estágio. Isso só faz você se perguntar até onde a Apple pode ir.

Postagens Semelhantes