Conteúdo
O Windows Server 2022 foi lançado neste verão pronto para assumir as cargas de trabalho de produção com uma série de novos recursos. Quais são as novidades da última edição do Windows Server? Vamos dar uma olhada.
Novos protocolos de rede
Não é surpresa que o principal foco da Microsoft no Windows Server seja o desempenho. A maioria das pessoas que usa o Windows Server o está usando para hospedar serviços e aplicativos de negócios essenciais que oferecem suporte direto a funcionários ou clientes. Em ambos os casos, tempo é dinheiro e a plataforma em que seus sistemas críticos são executados precisa ser estável e eficiente.
A Microsoft incluiu algumas melhorias notáveis de rede no Windows Server 2022. Para começar, o protocolo Quick UDP Internet Connection (QUIC) desenvolvido pelo Google foi adicionado e aprimora as conexões UDP de várias maneiras, incluindo criptografia, latência reduzida, reutilização de conexão, controle de versão e quadros de extensão. O UDP também é apreciado na forma de UDP Segmentation Offload (USO) e UDP Receive Side Coalescing (UDP RSC), cada um dos quais transfere grande parte do trabalho para montar pacotes UDP de CPUs e adaptadores de rede que suportam os protocolos.
O Server Message Block (SMB) sobre QUIC tem vários benefícios potenciais para redes corporativas, mas o mais intrigante pode ser sua capacidade como um método seguro de acesso a arquivos. O SMB sobre QUIC é encapsulado pelo TLS 1.3 usando a porta 443 (HTTPS) em vez da porta 445 (SMB), e todo o tráfego SMB está contido no túnel, o que significa que nenhum tráfego é exposto à rede. Devido a esses recursos, SMB sobre QUIC é uma opção sólida para usuários móveis ou organizações com requisitos de segurança elevados.
As conexões TCP não são deixadas de lado pelo Windows Server 2022. A especificação HyStart ++ ajuda a reduzir a perda de pacotes durante a inicialização da conexão, especialmente em redes de alta velocidade, enquanto o RACK detecta novas tentativas e ajuda a reduzir o tempo limite de repetição (RTO). Ambos os recursos são habilitados por padrão no Windows Server 2022.
Segurança e desempenho de armazenamento
Muitas das melhorias de armazenamento do Windows Server enfocam a segurança sem sacrificar o desempenho. Isso inclui suítes criptográficas AES-256 para SMB e criptografia para armazenamento baseado em rede de alto desempenho usando SMB Direct e RDMA. Eles habilitam o tráfego criptografado para cargas de trabalho que requerem um desempenho incrivelmente alto, como Storage Spaces Direct, Hyper-V e Scale-out File Server, entre outros. Windows Server Datacenter: Azure Edition oferece até mesmo suporte a SMB sobre QUIC, trazendo a trifeta de segurança, confiabilidade e desempenho.
A compactação SMB é um aprimoramento adicional. Ele permite que um usuário, administrador ou aplicativo solicite que os arquivos transferidos pela rede sejam compactados em trânsito, tornando desnecessário criar manualmente um arquivo Zip antes da transferência. Compactar e descompactar os arquivos afeta um pouco o desempenho da CPU em ambas as extremidades, mas vale a pena, especialmente em redes com limitações de largura de banda como Wi-Fi ou mesmo Ethernet de 1 Gbps.
Leia também: Como escrever sua própria linguagem de programação?