Conteúdo
Oracle, MySql e SQL Server podem ser grandes players, mas o PostgreSQL é poderoso o suficiente para torná-lo ideal para seu próximo projeto. Saiba o que é PostgreSQL e como ele é muito importante no mundo dos bancos de dados.
Existem muitos tipos de bancos de dados, mas relacionais e NoSQL são mais comuns do que qualquer outro. Bancos de dados relacionais normalmente usam SQL (Structured Query Language) para acessar dados em uma ou mais tabelas relacionadas. O PostgresSQL é um dos sistemas de banco de dados relacionais mais comuns.
Mas por que o PostgreSQL é tão popular e como ele funciona? Como isso melhora seus projetos de programação? Você encontrará a resposta neste artigo.
O que é PostgreSQL?
O PostgreSQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (SGBD) gratuito, de código aberto e orientado a objetos. Ele usa SQL para criar, ler, atualizar e excluir dados.
Por ser orientado a objetos, o PostgreSQL facilita para os programadores a criação de funções que realizam consultas mais complexas. Um de seus recursos exclusivos é que os objetos de modelo nele podem herdar as propriedades do objeto pai sem perder nenhuma de suas propriedades.
Isso significa que você pode atribuir propriedades existentes (colunas) à nova tabela e adicionar propriedades de tabela exclusivas no topo. Como tal, oferece a flexibilidade de desenvolver modelos escalonados para simplificar a estrutura de sua aplicação e vincular melhor cada unidade.
O PostgreSQL também pode lidar com leituras e gravações de banco de dados simultaneamente usando uma propriedade interna exclusiva chamada controle de simultaneidade multiversão (MVCa). Embora ele suporte tipos de dados relacionais, ele também pode consultar tipos não relacionais com eficiência. Isso é algo que outros RDBMSs raramente fazem.
Aplicações do PostgreSQL
O PostgreSQL fornece muitas funções integradas para simplificar modelos complexos. Isso deu a seus aplicativos um impulso significativo no desenvolvimento de software contemporâneo. De acordo com informações da Statistics and Data, é um dos mecanismos de banco de dados que mais cresce. Ele ocupa o quarto lugar entre os 50 bancos de dados mais populares em 2021.
O PostgreSQL possui aplicativos em sistemas industriais, aplicativos corporativos, computação de dados científicos, aplicativos móveis e muito mais. Algumas das principais empresas que o adotaram incluem Apple, Instagram, Skype e Reddit.
O PostgreSQL tem uma ampla variedade de aplicativos para complementar seu impressionante suporte da comunidade. Claro, isso mostra que você não está sozinho, nem fica no escuro quando se trata de emparelhá-lo com qualquer pilha de tecnologia adequada para criar seu aplicativo.
Como o PostgreSQL é melhor do que outros bancos de dados SQL?
Se você mudar para o PostgreSQL de outro banco de dados SQL, poderá não notar nenhuma diferença imediatamente. Mas alguns recursos notáveis fazem com que o PostgreSQL se destaque de outros bancos de dados baseados em SQL, como MySQL, MariaDB e SQL Server.
Vamos dar uma olhada em alguns dos recursos que você obtém do PostgreSQL.
Conformidade com ACID
Ao contrário do MySQL e de outros bancos de dados que dependem de bibliotecas de terceiros, o PostgreSQL suporta totalmente o protocolo ACID (Atomicity, Consistency, Isolation, and Durability). Isso verifica e mantém a integridade dos dados, independentemente de erros ou interrupções na rede. Portanto, a conformidade com ACID torna o PostgreSQL uma escolha adequada para aplicativos corporativos, comércio eletrônico e aplicativos onde a resiliência é crítica.
Controle de simultaneidade multiversão (MVC)
MVCC é uma propriedade exclusiva do PostgreSQL que permite aos usuários escrever e ler dados simultaneamente. É possível manter esse controle usando outros bancos de dados SQL, mas muitas vezes é difícil sem usar outras técnicas.
Por exemplo, o MySQL suporta apenas MVC quando emparelhado com InnoDB, Archive ou Falcon. A partir da versão 2005, o SQL Server agora tem recursos de instantâneo. Mas isso tem muitas desvantagens e não está de acordo com a implementação MVC do PostgreSQL. Portanto, se seu aplicativo requer acesso rápido e síncrono de leitura/gravação, o PostgreSQL é uma boa escolha.
Consultas personalizadas e extensíveis
Vale a pena conferir um banco de dados que permite que você seja criativo com consultas personalizadas. Então, ,na verdade, esse comportamento complementa a natureza orientada a objetos do PostgreSQL. Mesmo que seu modelo seja complexo, você pode estender as consultas de banco de dados com funções personalizadas. Isso facilita a consulta de dados de uma maneira específica que se adapta ao seu modelo de aplicativo.
Amplo suporte a tipos de dados
Devido à sua natureza orientada a objetos, você pode escrever e ler qualquer estrutura de dados com o PostgreSQL. Portanto, ele suporta tipos de dados personalizados, estruturados e não relacionais, incluindo JSON (JavaScript Object Notation), BSON (Binary JavaScript Object Notation), geometria e tipos primitivos. Dessa forma, independentemente de suas necessidades futuras, você pode ter certeza de que o PostgreSQL lidará com o dimensionamento de dados.
Suporte incrível da comunidade e documentação abrangente
O PostgreSQL tem documentação detalhada para lhe dar uma vantagem inicial. Mesmo se você ficar preso porque é um dos bancos de dados mais usados hoje, você pode sair dele com a ajuda de sua enorme comunidade.
Compatível com os padrões SQL
Mais do que qualquer outro banco de dados SQL. Então, o PostgreSQL está em conformidade com os padrões estabelecidos pelo American National Standards Institute (ANSI) e pela International Organization for Standardization (ISO). Assim, você pode ter certeza de que está construindo seu projeto de programação usando o melhor padrão de banco de dados disponível.
Coclusão de o que é PostgreSQL
Então, os recursos flexíveis do PostgreSQL e os recursos avançados exclusivos podem ajudá-lo a melhorar o desempenho de seu aplicativo e otimizar sua escalabilidade. Portanto, não se preocupe se você é novo no PostgreSQL; é fácil de entender.
Leia também: WordPress.com vs WordPress.org: Qual é a diferença?