O que é um sistema operacional?

Início » O que é um sistema operacional?

O que é um sistema operacional? A princípio podemos dizer que é uma resposta bem simples de ser entendida ao meu ver.

Portanto, um sistema operacional é o software responsável por fazer o gerenciamento dos aplicativos do sistema e os componentes eletrônicos (hardware) se comunicarem e funcionarem perfeitamente.

O sistema operacional é a interface gráfica desenvolvido para gerenciar a interação homem maquina.

Podemos dizer que sem um sistema operacional o computador é meio que inútil.

O trabalho do sistema operacional

O sistema operacional dos nossos computadores, gerencia toda a parte de hardware e software. Portanto, é através dele que tudo funciona perfeitamente.

Muitas das vezes estamos com diversos programas em execução ao mesmo tempo que precisam acessar a unidade de processamento central (CPU), memória e os dispositivos de armazenamento do computador.

Portanto, o sistema operacional é quem gerencia tudo isso na hora exata e correta para servir todos os programas o que é preciso na hora certa.

O que é kernel?

A princípio e de maneira simples, é um ligação do usuários com o hardware. Porém não apenas isso, ele é núcleo do sistema e responde a tarefas cruciais como:

Gerenciamento da memória: ele monitora o volume de memória utilizado para armazenar o que (arquivos, dados etc.) e onde (ambiente).

Gerenciamento de processos: ele determina quais processos podem usar a unidade central de processamento (CPU), quando e por quanto tempo.

Drivers de dispositivos: ele atua como intermediário/intérprete entre o hardware e os processos.

Chamadas do sistema e segurança: ele recebe solicitações dos processos para a execução de serviços.

Qual a diferença entre kernel e firmware?

Existe muita confusão entre de pessoas que acham que kernel e firmware são as mesmas coisas.

Portanto, um firmware também chamado de sistema embarcado é um conjunto de instruções programadas diretamente no hardware.

Então, um perfeito exemplo de firmware é a BIOS (Sistema Básico de Entrada e Saída) e a UEFI (Interface Extensível Unificada de Firmware).

BIOS – Sistema Básico de Entrada e Saída

Então, um firmware por ser operado por um usuário da mesma forma que o kernel.

Um bom exemplo é o Kernel Linux (Linux kernel em inglês) é um núcleo monolítico de código aberto desenvolvido para sistemas operacionais tipo UNIX.

Portanto, o kernel é desenvolvido para ambos os sistemas computacionais, seja computadores pessoais ou servidores.

Normalmente na forma de distribuições Linux, e embarcados em diversos dispositivos como roteadores, pontos de acesso sem fio, receptores de televisão, Smart TVs, DVRs, e dispositivos de armazenamento em rede.

Os sistemas operacionais Android para Tablets, Smartphones, e Smartwatches utilizam serviços providos pelo núcleo Linux para implementar as suas funcionalidades.

Leia também: O que é segurança da informação?

Tipos de sistemas operacionais

Geralmente quando você compra um computador ou smartphone os sistemas operacionais já vem pré-carregados. Dessa forma a maioria das pessoas usa o sistema operacional que já vem instalado mas ele pode ser trocados facilmente.

A maioria dos sistemas operacionais modernos usam uma interface gráfica do usuário ou GUI.

A GUI consiste em um modelo de interface do utilizador que permite a interação com os dispositivos digitais através de elementos gráficos.

A Xerox foi quem utilizou a interface gráfica pela primeira vez, porém, como produto, a GUI foi utilizada de maneira inédita pela Apple.

O ambiente gráfico é um programa criado para tornar mais fácil a utilização do computador por meio de representações visuais do sistema operacional.

A interação é feita geralmente com um mouse ou um teclado, com os quais o usuário é capaz de selecionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático.

Esses símbolos são designados de widgets e são agrupados em kits.

O Windows possui apenas o ambiente gráfico padrão, com a chamada Windows Aero nas versões Windows Vista e Windows 7. Já para a GNU/Linux possui vários ambientes gráficos, como o KDE e o Gnome.

Portanto, os principais sistemas operacionais para desktop são Linux, Windows e MacOS. Para smartphones são Android e iOS.

Microsoft Windows

Microsoft Windows (ou simplesmente Windows) é uma família de sistemas operacionais desenvolvidos, comercializados e vendidos pela Microsoft.

Dessa forma, é constituída por várias famílias de sistemas operacionais, cada qual atendendo a um determinado setor da indústria da computação, sendo que o sistema geralmente é associado com a arquitetura IBM PC compatível.

Linux

Linux é um sistema operacional que utiliza o Kernel Linux. O núcleo (ou kernel, em Inglês) foi desenvolvido pelo programado Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix.

O seu código-fonte está disponível sob a licença GPL para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.

Mac OS

macOS (anteriormente Mac OS X e posteriormente OS X) é um sistema operacional proprietário desenvolvido e distribuído pela Apple Inc. desde 2001 e destinado exclusivamente aos computadores Mac.

Portanto, dentro do mercado de desktops, laptops e pelo uso da web, é o segundo sistema operacional desktop mais usado, depois do Microsoft Windows.

Android

Android é um sistema operacional(SO) baseado no núcleo Linux, desenvolvido por um consórcio de desenvolvedores conhecido como Open Handset Alliance, tendo como o seu principal colaborador o Google.

Dessa forma, com uma interface de usuário baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como smartphones e tablets.

Contém uma interface específica para TV, carros e relógios inteligentes (Wear OS).

iOS

iOS (antes chamado de iPhone OS) é um sistema operacional móvel da Apple Inc. 

Desenvolvido originalmente para o iPhone, iPod Touch e o iPad até a introdução do iPadOS em 2019, um sistema derivado do iOS.

Portanto, a Apple não permite que o iOS seja executado em hardware de terceiros. As versões principais do iOS são lançadas anualmente.

Conclusão

Então senhores, esse artigo foi uma leve introdução a sistemas operacionais.

Portanto, se você é da área de TI, é de suma importância que você domine sistemas operacionais em um nível expert.

Para isso vou indicar um livro usado nas minhas aulas da faculdade e é usado no mundo inteiro para entender sistemas operacionais: Sistemas Operacionais Modernos por Andrew S. Tanenbaum.

Para programação indicamos esse curso: Desenvolvimento WEB Fullstack Completo.

brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =