O Windows 11 está mais uma vez causando alguns problemas para os usuários, desta vez com vários relatórios de desempenho mais lento dos SSDs NVMe usando o sistema operacional. Os relatórios podem ser encontrados em vários threads do Reddit, bem como nos fóruns de suporte da Microsoft (via Neowin) e, na verdade, não são novos. Os relatórios sobre este problema datam de alguns meses, quando o Windows 11 ainda estava em pré-visualização, mas as reclamações persistem dois meses após o lançamento.
De acordo com os relatórios, apoiados por CrystalDiskMark e AS-SSD, aplicativos de benchmarking populares para drives de PC, o desempenho no Windows 11 pode ser várias vezes mais lento em alguns casos para drives NVMe. O problema afeta especificamente o desempenho de gravação aleatória, com a maioria das outras métricas não afetadas, mas a diferença ainda é muito significativa. O benchmark abaixo, compartilhado no Reddit pelo usuário MahtiDruidi , compara o mesmo SSD executando Windows 10 e Windows 11.
A origem do problema ainda não foi claramente identificada, mas algumas causas possíveis surgiram. Uma coisa que os usuários inicialmente apontaram foi que a segurança baseada em virtualização (VBS) faz com que o desempenho do SSD caia, mas não faz toda a diferença entre o Windows 10 e o Windows 11.
Leia também: O que é Type Erasure no TypeScript?
Uma descoberta mais recente sugere que o problema está relacionado com a unidade que contém a instalação do Windows 11. Se você executar o benchmark em uma unidade secundária, os resultados estarão alinhados com os valores anunciados para o SSD. A imagem abaixo, compartilhada pelo usuário PleasedPen25317 nos fóruns de suporte da Microsoft , mostra o quão grande pode ser a diferença, comparando dois SSDs Samsung 980 Pro NVMe de 2 TB na mesma máquina.
O Samsung 980 Pro é um SSD PCIe Gen 4, mas drives PCIe Gen 3 mais antigos também são afetados. A diferença é especialmente gritante em uma unidade com velocidades teóricas tão altas como esta, com a unidade não-Windows sendo quase cinco vezes mais rápida.
Outro relatório recente afirma que a última atualização do Windows 11, build 22000.348 , melhorou ligeiramente o desempenho do SSD, embora ainda esteja muito longe do que foi visto no Windows 10. Um engenheiro da Microsoft no Reddit reconheceu o problema três meses atrás, quando o Windows 11 ainda estava em visualização, mas parece que a correção não chegou a tempo para o lançamento e, dois meses depois, o problema persiste. À medida que os usuários esclarecem mais as causas potenciais, esperamos que a Microsoft consiga consertar o problema mais rapidamente.
O Windows 11 já foi afetado por alguns problemas, incluindo alguns que reduziram especificamente o desempenho dos processadores AMD , além de alguns aplicativos simplesmente não funcionam . Esses problemas foram corrigidos nesse ínterim, portanto, podemos apenas esperar que o mesmo aconteça aqui.
Via @ Xda Developers