Pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia (IIT), em Delhi, desenvolveram um ensaio baseado em RT-PCR para a detecção específica da variante Omicron de COVID-19 dentro de 90 minutos, de acordo com funcionários.
🚨DICA: Crie um projeto de programação web com HTML5, CSS3 e JavaScript do zero em 3 aulas: MiniCurso Gratuito! 🚀
Atualmente, a identificação ou triagem do Omicron é feita em todo o mundo usando métodos baseados em sequenciamento de última geração que requerem mais de três dias.
O instituto entrou com um pedido de patente indiana para o ensaio de triagem rápido desenvolvido por sua Escola de Ciências Biológicas Kusuma e está em processo de iniciar negociações com parceiros potenciais da indústria.
“O ensaio é baseado na detecção de mutações específicas que estão presentes na variante Omicron e ausentes em outras variantes circulantes do SARS-CoV-2. Conjuntos de primers direcionados a essas mutações únicas no gene S foram projetados para a amplificação específica da variante Omicron ou outras variantes circulantes do SARS-CoV-2 e testados usando PCR em tempo real ”, disse um funcionário sênior do IIT Delhi .
” Usando fragmentos de DNA sintético, os ensaios foram otimizados para distinguir o tipo selvagem da variante Omicron em uma faixa dinâmica. Atualmente, a identificação ou triagem do Omicron é feita em todo o mundo usando métodos baseados em sequenciamento de última geração, que requerem mais de 3 dias. Ao usar este ensaio baseado em RT-PCR , será possível testar a presença da variante Omicron em 90 minutos, ”
Acrescentou o funcionário.
IIT Delhi foi o primeiro instituto acadêmico na Índia a obter o ICMRaprovação para um ensaio de diagnóstico baseado em PCR em tempo real. O instituto desenvolveu um método para detectar COVID-19 que reduziu significativamente o custo do teste, tornando-o acessível para uma grande população do país.
Após a aprovação do ICMR , o kit foi lançado com sucesso no mercado.
A variante Omicron foi detectada pela primeira vez na Índia, em Bengaluru, com duas pessoas com teste positivo.
Kerala, Andhra Pradesh e Chandigarh relataram seu primeiro caso Omicron no domingo, enquanto Maharashtra e Karnataka registraram cada um mais um caso da variante COVID-19, levando a contagem no país para 38. Casos de Omicron , que é classificado como um ” variante de preocupação ” pela Organização Mundial da Saúde, foram detectados em cerca de 60 países.
Leia também: Windows 11 após dois meses ainda é um trabalho em desenvolvimento