Conteúdo
O GitHub encerrará oficialmente o editor de texto Atom em dezembro de 2022 devido ao declínio do envolvimento da comunidade. O anúncio vem seis meses antes da data de expiração para dar aos usuários tempo para migrar para outras plataformas.
Portanto, a empresa de propriedade da Microsoft está mudando seu foco para ferramentas baseadas em nuvem que vê como o futuro do desenvolvimento de software.
GitHub está desabilitando o editor de texto Atom
De acordo com um anúncio oficial no blog da empresa, o GitHub está encerrando o Atom.
“Vamos encerrar o Atom e arquivar todos os projetos sob a organização em 15 de dezembro de 2022”, escreveu o GitHub em uma postagem no blog.
Um editor de texto gratuito e de código aberto lançado em 2011, o Atom tem sido uma das principais opções para edição de texto simples e desenvolvimento de software. Mas os desenvolvedores podem se lembrar de estabelecer melhor as bases do framework Electron. Então, a plataforma permite o desenvolvimento de muitos aplicativos multiplataforma, como GitHub Desktop, Slack e Discord.
Por que o GitHub está matando o Atom?
” Atom não teve um desenvolvimento significativo de recursos nos últimos anos”, disse o GitHub.
A empresa se concentra em manutenção e atualizações de segurança.
Eles também citam uma queda significativa no envolvimento da comunidade Atom. Portanto, isso se deve em parte ao sucesso de novas ferramentas baseadas em nuvem, incluindo muitos IDEs de navegador. A pesquisa anual de desenvolvedores do Stack Overflow mostra uma imagem semelhante do uso do Atom.
De acordo com uma pesquisa do StackOverflow, desde 2013, mais de 10% dos desenvolvedores de software em todo o mundo usaram o Atom. O StackOverflow Developer Survey 2021 relata que o Atom é usado por 12,94% dos desenvolvedores de software de mais de 82.000 respostas. Nessa pesquisa, o Visual Studio Code (desenvolvido pela Microsoft, atual proprietária do GitHub) teve a maior participação de mercado com 71,06%.
Apesar do uso mínimo, o Atom sempre foi um dos melhores editores de texto do mercado. Mas dada a nova realidade, o GitHub está adotando a nuvem, movendo sua funcionalidade para GitHub Codespaces e Visual Studio Code.
O que acontece depois?
Então, com o fim do Atom se aproximando, você pode estar se perguntando que impacto essa mudança terá. Bem, como mostram as estatísticas, muito poucas pessoas usam o Atom. Mas, mesmo assim, é improvável que a mudança marque o fim do editor de texto. O principal colaborador do Atom, Max Brunsfeld, está trabalhando em um potencial sucessor chamado Zed.
Zed é descrito como um “editor de código colaborativo e extremamente rápido”. Até que o Zed chegue ao mercado, você sempre pode tentar um editor de texto alternativo como o Notepad++ ou o Sublime Text.
Leia também: O que é um domínio web?