O prazo para renegociação do Fies e resolução da dívida contratual do Financiamento Estudantil (Fies) começa nesta segunda-feira, dia 7. Segundo o governo federal, pelo menos 2 milhões de contratos estão atualmente em fase de liquidação, com saldo devedor de 87,2 bilhões de reais. A taxa de inadimplência atual é de 51,7%.
🚨DICA: Crie um projeto de programação web com HTML5, CSS3 e JavaScript do zero em 3 aulas: MiniCurso Gratuito! 🚀
Dívidas em contratos assinados antes de 2017 podem ser renegociadas. Os descontos variam de 12% a 92% e podem ser parcelados em até 150 vezes, conforme disponibilidade.
“Para os alunos com atraso de 90 dias a 360 dias, a medida prevê desconto de 12% sobre o saldo devedor, dispensa de juros e multa, e no máximo 150 parcelas”, informou o Ministério da Educação.
A Medida Provisória (MP) nº 1.090 prevê desconto de 86,5% sobre o saldo devedor para quem não pagar há mais de 360 dias. Para alunos cadastrados no CadÚnico ou beneficiários do auxílio emergencial, o desconto é de 92%. Além disso, o saldo dessa dívida pode ser parcelado em até dez vezes.
Como fazer a renegociação FIES
Os financiadores do Fies, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal tiveram que renegociar suas dívidas de diversas formas. A promessa é que o nome será retirado do cadastro de crédito restrito a partir do pagamento correspondente à primeira parcela.
“O valor mínimo da parcela é de 200 reais. A operação pode ser realizada integralmente no canal de atendimento disponibilizado pelo agente financeiro”
Na Caixa Econômica, até 800 mil alunos com dívida média de 35 mil reais devem renegociar seus contratos 100% digitalmente a partir de segunda-feira. Os interessados já podem consultar este site para verificar oportunidades.
Após confirmar o cumprimento das regras e simular a renegociação, podem ser gerados documentos para o primeiro parcelamento e, caso optem pela liquidação única, um documento de parcelamento único.
No Banco do Brasil, mais de 500 mil alunos em atraso devem poder participar do processo. “Para participar da renegociação pelo canal mobile, basta acessar a opção Resolução de Dívidas e clicar em Fies Renegociação. Por meio dessa solução, o aluno poderá verificar se faz parte do público-alvo, as opções disponíveis para quitação ou parcelamento , concedeu descontos, bem como valor de entrada e outras parcelas”, conforme divulgado.
As consultas também podem ocorrer diretamente nessas instituições. O governo ressaltou que o objetivo é reduzir a inadimplência na carteira de crédito e garantir a sustentabilidade do fundo.
Leia também: VLC Media Player: como gravar tela do PC