O TikTok negou as alegações de que sofreu uma enorme violação de dados, embora as especulações ainda estejam em alta.
Atualização 06/09/2022: O “hacker” que originalmente alegou ter hackeado o TikTok (e o WeChat) foi banido dos fóruns onde postou sobre isso.
A história original continua…
O gigante de mídia social TikTok negou as alegações de que seus usuários estão em risco devido a uma suposta violação de dados. Apesar das negações, resta saber se a base de usuários da empresa é vulnerável.
TikTok encerra alegações de violação massiva de dados
Rumores de uma possível violação de dados surgiram online e podem colocar mais de um bilhão de usuários em risco. Embora o TikTok tenha negado as alegações, especialistas em segurança cibernética e outras partes interessadas estão examinando as evidências para ver se uma violação realmente ocorreu.
🚨DICA: Se você não pode fazer um investimento agora na sua carreira, comece por esse Curso Gratuito Gratuito de HTML, CSS e JavaScript! 🚀
Em 2 de setembro de 2022, um grupo de hackers chamado “AgainstTheWest” alegou ter hackeado o TikTok em um fórum de hackers. Pouco tempo depois, a empresa de segurança cibernética começou a falar sobre uma possível violação, com a BeeHive CyberSecurity dizendo no Twitter que “pode haver consequências” nos próximos dias.
Em entrevista à Forbes, um porta-voz do TikTok disse:
“O TikTok prioriza a privacidade e a segurança dos dados do usuário. Nossa equipe de segurança investigou essas alegações e não encontrou evidências de violação de segurança.”
Microsoft afirma ter encontrado um bug no TikTok
Poucos dias antes da suposta violação do TikTok, a Microsoft afirmou em uma postagem no blog de segurança da Microsoft que havia descoberto uma vulnerabilidade na versão Android do aplicativo que “poderia levar ao sequestro de conta com um clique”. Essa vulnerabilidade tornaria mais fácil para os hackers comprometerem a conta TikTok de um usuário específico.
No entanto, um porta-voz disse à Bloomberg UK que a vulnerabilidade descoberta pela Microsoft não está totalmente relacionada ao TikTok.
Alegações de hackers do WeChat também surgiram
Capturas de tela da suposta violação de dados do WeChat também foram postadas na postagem inicial do AgainstTheWest no fórum de violação. Embora o WeChat não seja muito conhecido na maioria dos países, é muito popular na China. Na verdade, é a mídia social mais popular do país. A plataforma tem mais de 1,2 bilhão de usuários, a maioria deles na China.
Como foi o caso do TikTok, resta saber se a violação do WeChat realmente acontece, e mesmo os especialistas em segurança não podem concordar sobre o que aconteceu, se é que aconteceu.
Usuários do TikTok devem proteger suas contas
À medida que os rumores de uma violação do TikTok continuam a circular, a empresa de segurança cibernética está pedindo aos usuários que alterem suas senhas e configurem a autenticação de dois fatores em suas contas do TikTok.
Essas medidas garantem que contas de usuários específicos e informações confidenciais não possam ser bisbilhotadas. Se esse suposto hack aconteceu ou não deve ficar claro com o tempo, mas, por enquanto, o TikTok parece manter sua alegação de que “não há evidências de uma violação de segurança”.
Leia também: 10 dicas para melhorar a segurança do Wi-Fi