Conteúdo
A Netflix perde assinantes pela primeira vez em uma década. Este é o começo do fim para o serviço de streaming mais popular do mundo?
Pela primeira vez em mais de uma década, a Netflix anunciou uma queda no número de assinantes, com mais de 200.000 assinantes se despedindo de suas contas.
O declínio de assinantes da empresa nos primeiros três meses de 2022 não é surpreendente, dados os eventos recentes da empresa. Vamos dar uma olhada em por que isso está acontecendo e ver o que a empresa pretende fazer.
Netflix perde 200.000 assinantes no primeiro trimestre de 2022
O relatório de ganhos do primeiro trimestre de 2022 da Netflix mostrou que a empresa perdeu 200.000 assinantes. Embora as estimativas iniciais da Netflix sugiram que adicionará cerca de 2,5 milhões de novos clientes ao longo do período, esse número diminuiu. Além disso, a empresa alertou que poderia perder outros 2 milhões de usuários no segundo trimestre de 2022.
O crescimento da receita da Netflix também desacelerou acentuadamente durante o mesmo período, em parte devido à rotatividade de assinantes e em parte devido ao amplo compartilhamento de contas.
Por que a Netflix está perdendo assinantes?
As perdas digitais da Netflix, sem dúvida, enervaram a própria empresa e seus acionistas, mas não é necessariamente surpreendente. Aqui estão algumas razões pelas quais isso acontece.
1. Netflix retira serviço da Rússia
Após o início da guerra na Ucrânia, a Netflix se juntou a centenas de empresas em todo o mundo e decidiu interromper suas atividades na Rússia. Portanto, após encerrar as operações na Rússia, a empresa admitiu ter perdido cerca de 700.000 usuários.
2. Os preços da Netflix aumentam nos EUA e Canadá
No início de 2022, a Netflix decidiu aumentar seus preços de assinatura nos EUA e no Canadá. Então, diante de novos custos, os assinantes cancelaram suas contas da Netflix. A Netflix afirma que 600.000 assinantes foram cancelados na América do Norte após um aumento de preço em janeiro de 2022.
3. O compartilhamento de contas da Netflix desacelera o crescimento
Um dos problemas mais significativos que a Netflix enfrentou ao longo dos anos é o compartilhamento de contas. Os clientes ignoram que os termos de serviço proíbem expressamente o compartilhamento de suas senhas.
Portanto, a Netflix estima que cerca de 100 milhões de lares em todo o mundo, 30 milhões deles nos EUA e Canadá, estão usando o serviço gratuitamente.
Adicionar outros 100 milhões seria um grande feito, considerando que a Netflix tem 222 milhões de assinantes em todo o mundo.
4. Netflix continua a perder conteúdo de empresas de mídia
A Netflix perdeu muito conteúdo de várias grandes redes dos EUA nos últimos anos. Dessa forma, quer estejamos falando de programas da NBC, CBS, AMC, etc., todos eles se mudaram para outras plataformas de streaming. Portanto, as empresas de mídia também estão se fundindo, lançando seus próprios serviços de streaming e enviando conteúdo por meio dessas mídias, em vez de licenciá-lo pela Netflix.
Isso levou a Netflix a investir bilhões de dólares na criação de conteúdo original. Embora os originais da Netflix sejam bons, as pessoas querem assistir a alguns de seus programas favoritos e clássicos da velha escola na TV.
5. Existem muitos serviços de streaming
Hoje, existem muitos serviços de streaming disponíveis. Além de Netflix, Hulu, HBO Max e Amazon Prime Video, temos Peacock, Paramount+, Disney+, Apple TV+, ESPN+ e muito mais.
Cada plataforma oferece um conjunto específico de programas e filmes que as pessoas estão procurando, então tudo se resume a quais programas e filmes eles estão mais dispostos a pagar para assistir. Às vezes, o Netflix pode não ser suficiente, especialmente porque também é uma das opções mais caras do mercado.
Como a Netflix planeja lidar com essas perdas
O crescimento da Netflix desacelerou, então é hora de a empresa fazer mais para garantir que vença as guerras de streaming. Aumentar os assinantes e manter a alta receita exigirá mais trabalho no futuro.
Uma das primeiras coisas que a Netflix provavelmente abordará é o compartilhamento de contas. Então, a Netflix até fez um teste pedindo aos assinantes em alguns países que pagassem voluntariamente mais para poder compartilhar suas contas e tornar toda a experiência mais segura para todos os envolvidos. Portanto, é certo que medidas contra o compartilhamento de senhas serão implementadas mais cedo ou mais tarde.
Outra coisa que a Netflix admite considerar é lançar um programa suportado por anúncios. A maioria dos serviços de streaming oferece esse plano, incluindo Hulu, Peacock e Paramount +. Portanto, oferecer planos mais baratos pode ser uma boa solução, especialmente considerando quantas pessoas decidiram cortar a Netflix após o último aumento de preço.
Perder clientes da Netflix não é o fim do mundo
Embora seja realmente uma pílula difícil de engolir para a Netflix, especialmente após mais de uma década de crescimento, temos que admitir que circunstâncias especiais levaram a isso.
Em última análise, no entanto, como consumidores, podemos decidir quais plataformas assinar e quais omitir. Portanto, com tantas opções hoje em dia, a Netflix definitivamente deve prestar atenção se quiser reter assinantes.
Leia também: Como criar menu web e mobile responsivos