Conteúdo
CRUD é um acrônimo para Create (criar), Read (ler), Update (atualizar) e Delete (apagar). Esses termos descrevem as quatro operações básicas para criar e gerenciar elementos de dados persistentes, especialmente em bancos de dados relacionais e NoSQL.
CRUD é uma forma simplificada de interagir com os dados em um servidor, ganhando notoriedade pela simplicidade nas operações realizadas no padrão RESTful. Razão essa que permite a escalabilidade das aplicações, sem comprometer o desempenho dos recursos do banco de dados. Trata-se do conceito de criação, registro ou cadastro de informações e dados em um determinado lugar. Sendo assim, pode se referir à criação de dados de uma tabela, ao registro do usuário numa plataforma ou até mesmo ao desenvolvimento de um novo post dentro de um blog.
Quando construímos uma API, queremos que nossos modelos forneçam quatro tipos básicos de funcionalidade. Os modelos devem ser capazes de criar, ler, atualizar e excluir recursos. Os cientistas da computação geralmente se referem a essas funções pelo acrônimo CRUD. Um modelo deve ter a capacidade de executar até essas quatro funções para ser concluído. Se uma ação não pode ser descrita por uma dessas quatro operações, ela deve ser seu próprio modelo. O CRUD é comum na construção de aplicativos da Web porque fornece uma estrutura memorável para lembrar os desenvolvedores de como construir modelos completos e utilizáveis.
Explicando as operações de CRUD
As organizações que rastreiam dados de clientes, contas, informações de pagamento, dados de saúde e outros registros precisam de hardware de armazenamento de dados e aplicativos que forneçam armazenamento persistente. Esses dados geralmente são organizados em um banco de dados, que é simplesmente uma coleção organizada de dados que podem ser visualizados eletronicamente. Existem muitos tipos de bancos de dados: bancos de dados hierárquicos, bancos de dados de grafos e bancos de dados orientados a objetos e mais. O tipo de banco de dados mais utilizado é um banco de dados relacional, que consiste em tabelas contendo dados em linhas e colunas, vinculadas a outras tabelas com informações complementares por meio de um sistema de palavras-chave incluindo chaves primárias e estrangeiras.
Os 4 componentes das operações CRUD
Um banco de dados relacional consiste em tabelas com linhas e colunas. Em um banco de dados relacional, cada linha em uma tabela é chamada de tupla ou registro. Cada coluna na tabela representa um atributo ou campo específico. Os usuários podem chamar essas quatro funções CRUD para realizar diferentes tipos de operações em dados selecionados no banco de dados. Isso pode ser feito usando código ou por meio de uma interface gráfica do usuário. Vamos revisar cada um desses quatro componentes em profundidade para entender completamente sua importância coletiva para facilitar a interação com bancos de dados.
Create (criar)
A função create permite ao usuário criar um novo registro no banco de dados. Em aplicativos de banco de dados relacional SQL, a função Criar é chamada de INSERT. Lembre-se que um registro é uma linha e as colunas são chamadas de atributos. Os usuários podem criar novas linhas e preenchê-las com dados correspondentes a cada atributo, mas somente os administradores podem adicionar novos atributos à própria tabela.
Read (ler)
A função de leitura é semelhante à função de pesquisa. Ele permite que os usuários pesquisem e recuperem registros específicos em uma tabela e leiam seus valores. Os usuários podem usar palavras-chave ou filtrar dados com base em critérios personalizados para localizar os registros desejados. Por exemplo, um banco de dados de carros pode permitir que os usuários digitem “Toyota Corolla 2022” ou pode oferecer a opção de filtrar os resultados da pesquisa por marca, modelo e ano.
Update (atualizar)
A função de atualização é usada para modificar os registros existentes no banco de dados. Para alterar completamente o registro, o usuário pode ter que modificar as informações em vários campos. Por exemplo, um restaurante que armazena receitas de itens de menu em um banco de dados pode ter uma tabela com os atributos “prato”, “tempo de cozimento”, “custo” e “preço”. Um dia o chef decide substituir um ingrediente do prato por algo diferente. Portanto, os registros existentes no banco de dados devem ser alterados e todos os valores dos atributos alterados para refletir as características do novo prato. No SQL Cloud a função de atualização é simplesmente chamada de “Update”.
Delete (apagar)
A função delete permite que os usuários excluam registros do banco de dados que não são mais necessários. O SQL têm recursos de exclusão que permitem que os usuários excluam um ou mais registros do banco de dados. Alguns aplicativos de banco de dados relacional podem permitir que os usuários executem exclusões temporárias ou definitivas. Uma exclusão definitiva exclui permanentemente um registro do banco de dados, enquanto uma exclusão reversível pode simplesmente atualizar o estado da linha para indicar que ela foi excluída, deixando os dados como estão.
Leia também: Desvendando o mundo da programação para não programadores
Aplicativos CRUD
As operações CRUD são amplamente utilizadas em muitos aplicativos suportados pelo banco de dados relacional subjacente. Esses quatro recursos principais de CRUD são muito comuns no suporte a uma variedade de funções-chave em diferentes modelos de negócios e verticais do setor. Vamos ver um exemplo de como implementar o CRUD.
Exemplo de operação CRUD
CRUD em RH
Uma organização empresarial tem um departamento de recursos humanos que ajuda a gerenciar funcionários e acompanhar os funcionários existentes. O departamento de Recursos Humanos gerencia um aplicativo de banco de dados relacional que contém várias tabelas que rastreiam diferentes tipos de informações de funcionários:
- A tabela de funcionários inclui atributos como nome, número de identificação do funcionário, número de contato, endereço residencial, local de trabalho e quaisquer outros detalhes pessoais relevantes.
- Tabela de dados de RH contendo informações da folha de pagamento do funcionário, número do seguro social, ID do funcionário e salário.
- Uma tabela de localização contendo dados de atributos para cada local físico da empresa, incluindo ID do prédio, endereço, CEP, nome do gerente e muito mais.
Quando um novo funcionário é contratado, adicionado à folha de pagamento ou uma empresa adquire um novo local, o RH cria registros para refletir a mudança. Se uma empresa precisar enviar uma carta para um ou mais funcionários, o recurso de leitura pode ser usado para localizar o endereço de correspondência correto do funcionário. Se o salário de um funcionário ou as informações de contato forem alteradas, o RH poderá precisar atualizar os registros existentes para refletir a alteração.
Se um funcionário sair da empresa, a empresa pode optar por excluir temporariamente ou permanentemente suas informações do banco de dados. As exclusões temporárias podem ser apropriadas aqui, pois as organizações desejam reter dados sobre indivíduos sem sobrecarregar pesquisas futuras ou resultados de filtragem.
Conclusão
O exemplo acima é apenas uma das maneiras pelas quais os recursos CRUD permitem que as organizações atinjam suas metas de negócios. As operações CRUD também são usadas para gerenciar fóruns, lojas de comércio eletrônico, sites de mídia social e muitos outros tipos de aplicativos apoiados por bancos de dados relacionais.
Espero que este artigo tenha atingido o objetivo que era fazer você entender o que é CRUD. Aqui em baixo vou deixar um curso de PHP Orientado a Objetos que ensina a fazer CRUD na prática e muito mais, confira.
Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software e SEO de sites.