Conteúdo
A Meta (Facebook) é apenas uma das empresas do metaverso que aposta muito nessa ideia. Fique atento para saber sobre os outros e o caminho a seguir.
Então, o Metaverso é o futuro percebido da internet. Portanto, um futuro além das telas, no reino digital de avatares, jogos, aprendizado, comércio e praticamente tudo o que fazemos em nossas vidas reais.
Tudo bem, mas…
O que é o Metaverso?
Em sua forma atual, o metaverso é um mundo virtual no qual você pode entrar com a ajuda de gadgets de realidade estendida.
Construído para cortar distâncias, o objetivo principal é colaborar sem limites físicos.
Então, pense em uma versão super avançada de uma videoconferência em que você está lá na forma de um avatar, capaz de conversar com outros avatares, fazer gestos, andar ou sentar em volta de uma mesa redonda.
Isso seria um metaverso.
Então, não é uma ideia nova se você conhecesse o jogo Secondlife, lançado em 2003. É um mundo virtual para viver com seu eu digital. Um jogo semelhante é The Sims.
Mas o metaverso é muito mais avançado e animado do que apenas um jogo. É tão grande que o Facebook se renomeou para Meta.
E não apenas isso, já investiu bilhões de dólares em uma tentativa de capturar a maior parte do metaverso. Então, vamos começar com o Meta e seus projetos de empresas do Metaverso.
Horizon Workrooms
Horizon Workrooms é desfazer a cultura de trabalho remoto – digitalmente. Dê uma olhada:
Ainda na versão beta, você e sua equipe podem usar isso por meio do headset VR: Oculus Quest 2.
Apenas a primeira pessoa precisa criar uma sala de RV com o Quest 2, enquanto o restante pode entrar com seus computadores. No entanto, é necessário um headset Quest 2 para uma experiência virtual imersiva.
Em poucas palavras, o Workrooms é sua alternativa para um espaço físico de coworking.
Leia também: 14 metaversos que você já pode entrar agora
Horizon Worlds
Horizon Worlds é muito mais do que apenas trabalho remoto. É sobre tudo o que fazemos em nossas vidas diárias e isso:
Horizon Worlds é mais completo que Workrooms. A princípio, parece que o Meta está tentando torná-lo uma realidade substituta (virtual). No entanto, as coisas podem não ser tão extravagantes quanto o vídeo mostra, mas está indo para lá de qualquer maneira.
Notavelmente, esses projetos Metaverso – Workrooms & Worlds – precisam de fones de ouvido Oculus VR. Isso pode ser uma grande desvantagem porque, em última análise, pode ser um esforço usar esses fones de ouvido volumosos por períodos mais longos sem efeitos colaterais, como ciberenjoos.
É exatamente aí que a Microsoft está à frente na corrida. É uma das empresas do metaverso com a visão de unir as pessoas mesmo sem um headset VR.
Leia também: O que é metaverso? O futuro segundo Mark Zuckerberg
Microsoft Mesh
O Microsoft Mesh é um utilitário de colaboração multiplataforma inventado para diminuir as distâncias físicas.
Você pode experimentar o melhor do Mesh com um dispositivo HoloLens.
No entanto, ele também pode ser acessado com algumas limitações em smartphones, PCs e tablets por meio de aplicativos habilitados para Mesh.
Leia também: 5 Tendências para Desenvolvedor Full Stack
Mesh for Teams (Mesh para equipes da Microsoft)
A Microsoft lançou recentemente uma dessas integrações no Mesh for Teams para responder às Horizon Workrooms da Meta.
Portato, estes são espaços virtuais para um trabalho remoto eficaz. Mais um objetivo oculto é reduzir a fadiga do vídeo durante reuniões remotas.
Assim, você pode ativar seu avatar em vez de ficar sentado de frente para a webcam. E não será um personagem animado maçante sentado ali; Portanto, a Microsoft tem planos de replicar seus momentos de mão e expressões faciais em futuras atualizações.
Dependendo do dispositivo em mãos, as interações serão realistas. Por exemplo, um HoloLens é um dispositivo perfeito para experimentar mundos virtuais ao máximo em comparação com um smartphone com menos sensores e câmeras.
Depois, o plano é entrar em espaços 3D imersivos.
Por exemplo, isso é chamado de Nth Floor – um cenário digital 3D para funcionários da Accenture:
Assim, sua empresa multinacional pode projetar um campus virtual para os profissionais de vários países trabalharem juntos. Tudo isso acontecerá dentro do Microsoft Teams.
Atualmente, isso está em beta. No entanto, você pode pegar dispositivos HoloLens e alguns colegas para experimentar o Mesh for Teams de experiência limitada.
Leia também: Aprender Programação do Zero: Por Onde Começar!
AltspaceVR
Você pode dar uma festa, organizar uma reunião e fazer muito mais social no AltspaceVR adquirido pela Mircosoft.
As pessoas criam e hospedam um evento ou são convidadas em outros. Existe até um calendário público do AltspaceVR com os detalhes (hora, data, etc.) dos eventos.
Então, isso é gratuito e qualquer pessoa pode participar com dispositivos compatíveis, incluindo um PC Windows comum ou um Mac.
Leia também: Como Aprender Programação de GRAÇA e do ABSOLUTO ZERO!
Decentraland
837 é o centro de experiência da Samsung em Nova York. De fato, nem todos podem ir e fazer uma visita fisicamente. No entanto, você definitivamente pode experimentar o Samsung 837x: um modelo metaverso do 837 original.
É a maneira da Samsung apresentar suas iniciativas de sustentabilidade, personalização e conectividade.
Você pode jogar como convidado para um encontro casual. Ou conecte sua carteira criptográfica para coletar crachás e wearables NFT para seu avatar.
Isso está hospedado no Decentraland, um mundo digital 3D baseado em navegador da web. Dessa forma, você pode comprar/vender terrenos, negociar e fazer muito mais neste mundo virtual aberto ao público em geral em fevereiro de 2020.
Portanto, há muitas reuniões de negócios, exposições de arte e até mesmo algumas especulações sobre o namoro do metaverso. Há também um calendário de eventos públicos para planejar suas aventuras no metaverso. Você pode participar dos eventos mencionados ou enviar o seu.
Um artista montou uma loja NFT, então você pode contatá-lo no Instagram para comprar esses tokens.
Pode-se fazer compras dentro da Decentraland com MANA, uma criptomoeda do metaverso. Dessa forma, essas moedas digitais permitem que você compre coisas apenas do metaverso. E cuja propriedade é mantida por meio de tokens não fungíveis.
Leia também: O que é um ETF Blockchain?
Outras empresas do metaverso
Embora isso cubra os projetos primários do metaverso, existem muitos outros.
Por exemplo, em breve, você poderá pedir no restaurante metaverso do McDonald’s para que seja entregue em seu endereço do mundo real.
Da mesma forma, a grande montadora de automóveis Hyundai fez parceria com a Unity para criar uma Metaverso-Factory. Isso ajudará os gerentes a resolver problemas de produção sem realmente visitar as instalações todas as vezes. Além disso, esta meta-fábrica é para experiência virtual para os clientes Hyundai.
Seguindo a linha, o proprietário do TikTok, Byte-Dance, lançou o Paiduidao, um aplicativo social do metaverso para encontros e festas virtuais. Não desistindo também, o YouTube também está elaborando seu movimento Metaverso.
Portanto, embora haja muito mais, eles ainda são muito beta-level, com Meta (Facebook) e Microsoft claramente liderando a corrida.
Leia também: O dicionário do programador (completo)
Conclusão
Então, haverá muito mais empresas do metaverso consolidando sua presença virtual nos próximos anos.
Dessa forma, vamos nos encontrar, comprar, curtir e trabalhar no metaverso. Eu acho que é uma grande parte do que chamamos de vida.
Conteúdo extra: