Conteúdo
Pensando em aprender algumas habilidades de programação? boa ideia! A programação é uma carreira popular e gratificante, especialmente quando você entende o básico. Se você está considerando isso como um hobby ou de olho em um emprego em potencial, vale a pena conhecer o básico. Saiba mais sobre o que a programação envolve e se é adequado para você.
Fundamentos de programação para iniciantes
O sistema operacional do seu computador, seu telefone, este site: todos eles têm uma coisa em comum. Todos eles são executados dentro de um conjunto de instruções para realizar suas tarefas complexas.
Essas instruções são códigos de computador que, em conjunto, tornam-se um programa de computador. Não há diferença real entre os termos “programação” e “codificação”. Ambos se referem à criação de programas de computador.
O básico da programação: que tipos existem?
Todos os programadores fazem as mesmas coisas básicas. Eles escrevem programas que executam algum comportamento desejado. Você pode escrever código em diferentes linguagens de programação, que geralmente são usadas para coisas completamente diferentes.
Isso significa que existem diferentes maneiras de usar suas habilidades de programação. Aqui estão as carreiras de programação mais comuns a serem consideradas:
Desenvolvedor de software
Desenvolvedores de software – às vezes engenheiros de software – criam programas de computador para resolver problemas. Tais problemas vão desde como coletar dados simples até como gerenciar os programas executados no próprio computador.
Os desenvolvedores de software também criam programas muito úteis para dar suporte ao aprendizado de máquina, inteligência artificial, blockchain e muito mais.
A função de desenvolvedor de software é provavelmente a função mais comum na programação. A maioria dos programadores pode desempenhar o papel de desenvolvedor de software, embora muitas funções sejam mais especializadas.
Desenvolvedor web
Desenvolvimento Web é uma área da programação na qual você desenvolve programas que os usuários acessam online. Basicamente, isso significa que você criará um site ou aplicativo da web.
No desenvolvimento web, existem dois segmentos principais: desenvolvimento front-end e desenvolvimento back-end.
Os desenvolvedores front-end criam a estrutura, o design e outros elementos visuais de um programa ou site. Eles trabalham em uma interface de usuário que permite que o usuário interaja com o programa sem problemas. As principais linguagens de programação que você precisa aprender para ser um desenvolvedor front-end de sucesso são HTML, CSS e JavaScript.
Por outro lado, os desenvolvedores de back-end escrevem código para criar o comportamento que alimenta a sala de máquinas. O desenvolvimento de back-end cria a maior parte da funcionalidade de sites complexos como o Facebook. Se você estiver interessado em aprender como se tornar um desenvolvedor de back-end, confira qualquer uma das principais linguagens: PHP, JavaScript, Java, Python e Ruby.
Ciência de dados
Os cientistas de dados usam linguagens e ferramentas de programação para coletar, armazenar e interpretar grandes quantidades de dados.
Algumas pessoas não acham que a ciência de dados faz parte do mundo da programação. Mas a ciência de dados é crucial para campos de programação como aprendizado de máquina.
Se você quiser entrar nesse campo, o Python é muito usado em ciência de dados, então é uma ótima linguagem. Algumas outras linguagens que também são frequentemente usadas em ciência de dados incluem R, SQL, C, C++, Java, etc.
Programador de sistema
Os programadores de sistemas escrevem programas para serem executados por computadores, não aplicativos para usuários finais. Eles geralmente criam scripts e utilitários que podem ser executados em seu computador sem o seu conhecimento. Eles também podem escrever o código de baixo nível no qual o computador é executado, incluindo o próprio sistema operacional.
Os programadores de sistema usam linguagens de baixo nível e otimizadas para desempenho, como C e C++. Eles podem até ser escritos em assembly, uma linguagem complexa que poucos programadores podem dominar.
Ferramentas básicas de programação
Quase todos os tipos de programadores usam alguma ferramenta para simplificar seu fluxo de trabalho e criar os melhores resultados.
Editor de texto
Editores de texto são ferramentas que os programadores usam para escrever código – assim como os escritores usam documentos do Word para escrever artigos. O código-fonte geralmente é texto simples, não texto em negrito ou itálico, com margens e contornos. Se você realmente quiser, tente escrever o código em um processador de texto. Mas usar a ferramenta errada para o trabalho pode ser complicado e frustrante.
O editor de texto mais popular em dispositivos Windows é o Notepad/Notepad++, mas existem muitas alternativas modernas, como Visual Studio Code e Atom.
Compilador
De um modo geral, os programas que você escreve podem ser interpretados ou compilados. Um intérprete precisa de outro programa para executá-lo: o intérprete. Programas compilados são autocontidos e executáveis: tais programas são às vezes chamados de executáveis ou binários.
Um compilador é um programa que converte o código-fonte em um programa finalizado e legível por máquina. Geralmente existe um compilador oficial para cada linguagem compilada, mas muitas vezes existem alternativas.
Validador/Depurador
Validadores e depuradores são programas que ajudam a verificar a qualidade do seu código. Eles funcionam um pouco como verificadores gramaticais que avaliam a precisão gramatical do texto.
Os programas às vezes podem ser executados em milhares de linhas de código, e alguns bugs (como pontuação incorreta) às vezes podem estragar tudo. Validadores e depuradores podem detectar e destacar erros, sugerir correções e, às vezes, corrigi-los automaticamente.
IDE
IDE é um acrônimo para Ambiente de Desenvolvimento Integrado. Esses são aplicativos que fornecem uma combinação de ferramentas de programação, incluindo editores, depuradores e muito mais. Eles criam um ambiente mais completo e muitos programadores preferem manter os aplicativos separados.
Mais noções básicas de programação para você começar
Função
As funções são o coração e a alma da programação. Em termos mais simples, uma função é um pedaço de código que executa uma tarefa específica. Você pode reutilizar (ou “chamar”) uma função. As funções são essenciais para a programação modular, que é projetada para ser o mais reutilizável e sustentável possível.
Variável
As variáveis são parte integrante da programação; você pode reconhecer conceitos algébricos. Uma variável é apenas uma maneira de manter um valor que pode ser alterado conforme necessário. Se você estivesse escrevendo um jogo, poderia usar uma variável para armazenar a pontuação atual do jogador. As variáveis podem ter tipos como números, caracteres ou verdadeiro/falso (booleano).
Estrutura de dados
As estruturas de dados permitem armazenar dados relacionados que são muito complexos para variáveis simples. Você pode armazenar o nome e a idade de alguém em variáveis separadas. Mas se você quiser se referir a uma pessoa como uma entidade individual com nome e idade, você precisa de uma estrutura de dados.
Estrutura de controle
Um programa complexo pode ter milhares de linhas de código. Por padrão, o programa executa as instruções uma após a outra em sua ordem original.
Às vezes você pode querer que seu programa execute uma instrução ou outra, mas não ambas, dependendo de certas condições. Você também pode querer que o programa execute a mesma tarefa um certo número de vezes. Ou execute a tarefa infinitamente até que o estado mude.
Todos esses casos envolvem estruturas de controle cuja função é simplesmente ditar o fluxo de execução de um programa.
Conclusão
Há muito o que aprender sobre programação, incluindo os diferentes recursos disponíveis, as ferramentas que você usará e alguns conceitos básicos. Um bom lugar para começar é aprender desenvolvimento web básico com HTML e CSS. Você pode aprender a programar páginas da web usando JavaScript.
Uma das melhores maneiras de aprender desenvolvimento web é criar projetos práticos. Um site HTML simples é um bom ponto de partida.
Leia também: Como criar uma calculadora com HTML, CSS e JavaScript