Kanban vs Scrum: qual você deve usar?

Início » Kanban vs Scrum: qual você deve usar?

Os dois métodos de gerenciamento de projetos mais populares são Kanban e Scrum. Mas qual é a diferença entre os dois e qual você deve usar?

Embora isso pareça fácil, entender os métodos de gerenciamento de projetos Kanban e Scrum requer uma pequena curva de aprendizado. Escolher quais frameworks podem funcionar para seu projeto específico, quanto mais implementá-los com sucesso, pode ser complicado sem entender o que são.

Então, vamos dar uma olhada mais de perto nos dois frameworks ágeis, Kanban e Scrum, bem como as diferenças entre os dois e qual você deve considerar.

O que é Kanban?

Definição

Kanban é uma metodologia ágil (um sistema de gerenciamento de projetos baseado em 12 princípios e valores) que ajuda você a realizar o trabalho por meio da visualização. Ele torna sua equipe mais eficaz por meio de fluxos de trabalho contínuos, incentiva resultados de alta qualidade devido à sua adaptabilidade e permite concluir o trabalho mais rapidamente dentro das restrições de regras de trabalho em andamento (WIP). Discutiremos tudo em detalhes em breve.

Estrutura

Para começar com este método, você pode usar um quadro Kanban ou uma ferramenta Kanban baseada em software.

Um quadro Kanban típico consiste em três colunas principais: A Fazer, Em Andamento e Concluído. Você pode incluir mais deles dependendo da complexidade do seu projeto – por exemplo, se você oferece serviços de redação, suas seções podem ser: Desenvolvimento de pitch, Draft, Edit, Ship e Promotion.

Além disso, essa prática envolve regras de restrição de WIP. Isso significa que você decide quantos itens pode manter em uma determinada coluna antes de começar a trabalhar. Dependendo das capacidades e necessidades atuais de sua equipe, você pode limitar o movimento de cartões da lista anterior para a próxima ou mover cartões para a próxima coluna para acelerar o processo.

Além disso, existem algumas outras regras a serem seguidas:

  • Gerencie o processo: para garantir que os cartões sejam movidos com mais rapidez e perfeição, todos na equipe precisam ter uma visão clara do trabalho. Isso nos leva às seguintes regras.
  • Políticas claras: os usuários do Kanban são incentivados a desenvolver diretrizes e regras claras para o projeto e explicar em detalhes a qualidade que esperam do produto final.
  • Ciclo de feedback: os membros da equipe recebem feedback todas as manhãs sobre o trabalho do dia anterior. Além disso, eles fornecem atualizações na lista de tarefas do dia.
  • Colaboração: com base no feedback fornecido, os membros da equipe fazem alterações na tarefa antes de prosseguir. Se tomarmos o exemplo do serviço de redação acima, digamos que o editor encontre o principal problema no rascunho e forneça feedback ao autor. Eles moverão o cartão de volta para o bloco de rascunho para fazer alterações. Os cartões não podem avançar no quadro até que o autor corrija o problema.

Métricas

O principal indicador do Kanban é o tempo de entrega. Refere-se ao período de tempo entre quando uma nova tarefa atinge a conclusão.

Mudar Filosofia

O método Kanban tem tudo a ver com flexibilidade. Você pode alterar o conteúdo a qualquer momento de acordo com suas prioridades. Por exemplo, se uma nova tarefa mais crítica chegar, você poderá colocar as tarefas de baixa prioridade existentes em espera e adicionar novo trabalho ao backlog.

Além disso, você pode continuar trabalhando em sua tarefa atual com base no feedback recebido. Além disso, se sua equipe mudar com base nos recursos dos membros da equipe existentes, você poderá ajustar os limites de WIP para melhorar a qualidade e a produtividade da equipe.

Ferramenta

Você pode usar Kanbanize, Kanban Flow ou Jira Software para implementar o método de gerenciamento de projetos Kanban.

O que é Scrum?

Definição

Scrum também é uma estrutura ágil que usa métodos empíricos (ou empirismo). Esta é uma teoria científica que diz que todo conhecimento é baseado na experiência.

Para usar esse método de gerenciamento de projetos, você precisará de uma equipe que conclua incrementos de trabalho ou entregas dentro de um prazo definido. O período em que a equipe conclui o trabalho é chamado de Sprint. Por exemplo, se seu projeto é lançar um site de comércio eletrônico, você pode dividi-lo em Sprints:

  • Sprint 1: Desenvolver um site voltado para o público.
  • Sprint 2: Ofereça o produto na página inicial.
  • Sprint 3: Permita que os clientes comprem online no site.

Após a conclusão do sprint, o produto é enviado ou fornecido ao cliente para feedback em tempo real. Ainda por cima fica melhor.

Função

Esses são papéis específicos necessários para implementar o método de gerenciamento de projetos Scrum.

Product Owner: O dono do projeto garante que a equipe esteja trabalhando com eficiência e entregando qualidade.
Scrum Master: O Scrum Master divide o projeto em incrementos (Sprints), atribui tarefas aos desenvolvedores e garante que tudo corra de acordo com as regras do Scrum.
Desenvolvedor: A pessoa (ou pessoas) que trabalha em tarefas em um Sprint.

Estrutura

  • Planejamento do Sprint: O Líder do Projeto, juntamente com o Scrum Master e Desenvolvedores, decide sobre o Backlog do Produto e o Cronograma para completar o Sprint e entregar um produto de alta qualidade.
  • Daily Scrum: São reuniões rápidas de 15 a 20 minutos, também conhecidas como reuniões diárias, para revisar o que aconteceu no dia anterior e garantir que as coisas estejam no prazo.
  • Revisão da Iteração: Este é o momento para revisão e apresentação do Sprint concluído.
  • Retrospectiva: Dá uma combinação de feedback externo (cliente) e interno. Essa reunião de revisão ajuda principalmente a equipe a entender o que está indo bem e o que não está, e como eles devem operar para entregar sprints futuros de alta qualidade.

Métricas

Métricas no Scrum são pontos de história. Esta é a unidade estimada de trabalho necessária para concluir o Sprint – por exemplo, 1 ponto de história pode equivaler a 4-5 horas e 2 pontos de história podem equivaler a 5-10 horas.

Com base nisso, os pontos de história para um Sprint podem ser 20, 35, 41 ou mais.

Mudar Filosofias

O objetivo da equipe é concluir um Sprint específico dentro do cronograma fornecido. As alterações só serão implementadas após a entrega do produto final e recebimento do feedback do cliente.

Como as mudanças são feitas apenas no final, as reuniões retrospectivas são realizadas principalmente para garantir que o feedback negativo mínimo seja recebido ao longo do tempo e que os sprints sejam entregues com alta qualidade.

Ferramentas

Você pode usar nTask, Zoho Sprint ou Jira Software para implementar esse método de gerenciamento de projetos.

Leia também: Arm apresenta novos processadores IoT

Diferença entre Scrum e Kanban


Kanban
Scrum
NaturezaAdaptável: Use os recursos visuais para avançar no processo e concluir o trabalhoPerspectiva: Melhore as tarefas com base na experiência, priorização e feedback em tempo real.
EstruturaO quadro Kanban é usado para visualizar o trabalho.O trabalho é feito com base no planejamento do Sprint, Sprints, Daily Stand-ups, Revisão de Iteração e Retrospectivas.
CadênciaFluxo contínuo, loops de feedback.Sprints de duração fixa (2 semanas ou 1 mês) com base em Story Points.
FunçõesNenhuma função específica é necessária.Product Owner, Scrum Manager, Desenvolvedor.
ProgramasKanbanize, Kanban Flow, Jira SoftwarenTask, Zoho Sprint, Jira Software

Qual é o certo para você?

Você pode escolher Kanban ou Scrum dependendo do tipo de projeto.

Você pode usar Kanban quando:

  • Seu projeto requer flexibilidade de tempo.
  • Você precisa olhar para as tarefas para ficar por dentro de tudo.
  • Você precisa de uma abordagem adaptável e precisa corrigir à medida que avança para garantir a entrega de um produto de alta qualidade.

Escolha Scrum quando:

  • Você tem um projeto complexo e precisa de uma equipe específica para garantir que tudo corra bem.
  • Você precisa fazer isso em um momento específico.
  • Você se preocupa com o feedback do cliente.

Kanban ou Scrum: Qual você escolhe?

Ambos os métodos são ótimos. Se você achar difícil escolher entre os dois, poderá implementar os métodos Kanban e Scrum – por exemplo, Scrum para concluir todo o seu projeto e Kanban para lidar com eficiência com seus Sprints.

brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 7 =