Conteúdo
Bluetooth é uma tecnologia útil para transferência de dados e o Bluetooth Low Energy é uma versão que você deve conhecer. Ele agora é encontrado em vários dispositivos e é popular para tudo, desde streaming de música até compartilhamento de arquivos.
Uma desvantagem do Bluetooth é que ele consome bastante bateria do seu dispositivo. Se você deixar uma conexão Bluetooth ligada o dia todo, o consumo de energia adicional será perceptível.
Isso é particularmente problemático para dispositivos com energia limitada, como aqueles pertencentes à Internet das Coisas, ou mesmo apenas seu smartphone.
O Bluetooth Low Energy foi projetado para corrigir esse problema. Então, o que exatamente é BLE e como funciona?
O que é Bluetooth?
Bluetooth é um padrão de tecnologia sem fio de curto alcance . Ele utiliza ondas de rádio UHF nas bandas ISM de 2,402 GHz a 2,48 GHz.
Ele permite que você crie redes de área pessoal e troque dados entre dispositivos próximos. Ele foi originalmente criado para fornecer uma alternativa aos cabos. Antes de sua introdução, a maioria dos periféricos de PC não era sem fio.
O que é Bluetooth de baixa energia (Bluetooth Low Energy)?
Bluetooth Low Energy é baseado em Bluetooth. Foi lançado em 2011 e também é conhecido como Bluetooth Smart e Bluetooth 4.0.
O BLE foi projetado para oferecer muitos dos mesmos recursos do Bluetooth, mas com foco no baixo consumo de energia. Como resultado, não é tão rápido quanto o Bluetooth e não é adequado para a transferência de arquivos grandes. Mas é ideal para transferir pequenas quantidades de dados com consumo mínimo de energia.
O BLE possibilitou a comunicação de uma ampla gama de pequenos dispositivos IoT, como sensores e tags, apesar de não terem baterias grandes.
Como o BLE usa menos energia?
O BLE usa as mesmas bandas de ondas de rádio do Bluetooth e permite que dois dispositivos troquem dados de muitas das mesmas maneiras.
A diferença é que os dispositivos BLE permanecem adormecidos entre as conexões. Eles também são projetados para se comunicarem apenas por alguns segundos ao se conectar.
Isso contrasta com o “Bluetooth Clássico”, que está sempre ativado e foi projetado para comunicação contínua que geralmente dura horas.
Desligar entre as transmissões permite que os dispositivos BLE se comuniquem com eficácia com uma fração da potência. Não é incomum que um dispositivo BLE dure um ano com uma única bateria.
BLE vs. Bluetooth
BLE é usado principalmente para economizar energia, mas na verdade existem várias diferenças importantes.
- O Bluetooth oferece comunicação contínua em duas direções. BLE só se comunica em rajadas curtas e algumas conexões BLE só vão em uma direção.
- O Bluetooth realiza transferências de dados em 1-3 MBs. BLE é limitado a 125 KBs-2 MBs.
- Bluetooth é compatível com voz e BLE não.
- As conexões Bluetooth têm latência de até 100 ms. As conexões BLE têm uma latência de 6 ms. Lembre-se de que quanto menor, melhor.
- O Bluetooth usa 1 Watt de potência. O BLE usa entre 0,01 e 0,5 Watts. Isso significa que alguns dispositivos BLE usam 100 vezes menos energia.
Todos os smartphones suportam BLE?
Desde 2012, quase todos os smartphones são compatíveis com Bluetooth clássico e BLE. O suporte BLE foi introduzido no iPhone 4 e no Android 4.3. BLE também é compatível com a maioria dos dispositivos Windows, Linux e Mac.
O que são Beacons Bluetooth?
Bluetooth Low Energy é mais do que apenas uma ferramenta para transferência de dados. Provavelmente, a aplicação mais importante da tecnologia é a criação de beacons.
Os beacons Bluetooth são transmissores de hardware que usam a tecnologia BLE para enviar um número de ID a cada poucos segundos.
Este número de identificação é então captado por dispositivos BLE na área. Se um dispositivo reconhecer o número de identificação, ele pode se conectar ao beacon e receber informações.
Por exemplo, um beacon pode ser usado para enviar notificações para qualquer smartphone habilitado para BLE com um aplicativo específico instalado.
Para que é usado o Bluetooth de baixa energia?
BLE nunca vai substituir o bluetooth. Mas se tornou a tecnologia padrão para muitas aplicações.
Dispositivos Inteligentes
A maioria dos dispositivos inteligentes usa BLE para se comunicarem. Muitos dispositivos inteligentes têm energia limitada e não são capazes de suportar o uso de Bluetooth. BLE também é encontrado na maioria dos smartphones, portanto, oferece compatibilidade fácil.
Marketing de proximidade
BLE pode ser usado para enviar mensagens promocionais para smartphones próximos. Isso permite que o marketing seja direcionado às pessoas apenas com base na localização. Por exemplo, uma loja pode enviar notificações às pessoas quando elas entram nas instalações.
Rastreamento de localização interna
O GPS é obviamente eficaz no rastreamento de localização. Mas geralmente não é preciso o suficiente para ser usado em pequenas áreas, como dentro de edifícios. O BLE oferece uma alternativa útil para rastreamento interno. Quando combinado com beacons, pode ser usado para rastrear um smartphone de sala em sala.
Gestão de ativos
O BLE também pode ser usado para rastrear itens físicos e, portanto, é popular no gerenciamento de ativos. Cada item a ser rastreado recebe uma tag BLE. Beacons são então configurados em todo o local para ouvir o ID exclusivo de cada tag.
Para que não é utilizado o Bluetooth Low Energy?
O Bluetooth original ainda é usado para aplicativos em que o consumo de energia não é uma prioridade. O Bluetooth é mais rápido e, portanto, ainda é popular para transferir arquivos grandes. Ele também é usado para periféricos de PC, como teclados e fones de ouvido, que requerem comunicação contínua.
Quão seguro é o Bluetooth de baixa energia?
Todas as conexões BLE são equipadas com criptografia AES-128 ponta a ponta. Isso evita que os dados sejam lidos, caso sejam interceptados.
Ataques man-in-the-middle são possíveis, mas isso só pode acontecer por um período limitado quando dois dispositivos BLE estão emparelhados.
A gama limitada de BLE também é benéfica do ponto de vista de segurança. Qualquer tentativa de hackear um dispositivo BLE exigirá que o hacker se aproxime dele.
Como BLE mudou a Internet das Coisas
Muitas das aplicações mais populares da Internet das Coisas não seriam possíveis sem o Bluetooth Low Energy. Ao reduzir o consumo de energia, ele permite que os dispositivos IoT sejam significativamente menores e durem mais.
A BLE é, portanto, responsável por muitos dos wearables, tags e outros dispositivos inteligentes que usamos hoje. É provável que o BLE se torne mais importante à medida que mais dispositivos começarem a se conectar.
Leia também: 6 fatores que afetam o valor para trocar seu iPhone