Conteúdo
Como todos sabemos, para nos comunicarmos com as pessoas, precisamos de uma linguagem específica, assim como para nos comunicarmos com computadores, os programadores também precisam de uma linguagem chamada linguagem de programação. Antes de aprender o que é uma linguagens de programação, vamos primeiro entender o que é uma linguagem?
O que é linguagem?
A linguagem é uma forma de comunicação usada para compartilhar ideias e opiniões uns com os outros. Por exemplo, se queremos ensinar alguém, precisamos de uma linguagem que ambas as partes possam entender.
O que é uma linguagem de programação?
Uma linguagem de programação é uma linguagem de computador que programadores (desenvolvedores) usam para se comunicar com computadores. É um conjunto de instruções escritas em qualquer linguagem específica (C, C++, Java, Python) para realizar uma tarefa específica.
A linguagem de programação é usada principalmente para desenvolver aplicativos de desktop, sites e aplicativos móveis.
Tipos de linguagem de programação
Linguagem de programação de baixo nível
A linguagem de baixo nível é uma linguagem de programação dependente da máquina (0s e 1s) . O processador executa programas de baixo nível diretamente sem a necessidade de um compilador ou interpretador, de modo que os programas escritos em linguagem de baixo nível podem ser executados muito rapidamente.
A linguagem de baixo nível é dividida em duas partes.
Linguagem de Máquina
A linguagem de máquina é um tipo de linguagem de programação de baixo nível. Também é chamado de código de máquina ou código objeto . A linguagem de máquina é mais fácil de ler porque normalmente é exibida em formato binário ou hexadecimal (base 16). Não requer um tradutor para converter os programas porque os computadores entendem diretamente os programas em linguagem de máquina.
A vantagem da linguagem de máquina é que ela ajuda o programador a executar os programas mais rapidamente do que a linguagem de programação de alto nível.
Linguagem de montagem
A linguagem de montagem (ASM) também é um tipo de linguagem de programação de baixo nível projetada para processadores específicos. Ele representa o conjunto de instruções de uma forma simbólica e humanamente compreensível . Ele usa um montador para converter a linguagem assembly em linguagem de máquina.
A vantagem da linguagem assembly é que ela requer menos memória e menos tempo de execução para executar um programa.
Linguagem de programação de alto nível
A linguagem de programação de alto nível (HLL) foi projetada para desenvolver programas de software e sites fáceis de usar . Esta linguagem de programação requer um compilador ou interpretador para traduzir o programa em linguagem de máquina (executar o programa).
A principal vantagem de uma linguagem de alto nível é que ela é fácil de ler, escrever e manter .
A linguagem de programação de alto nível inclui Python, Java, JavaScript, PHP, C#, C++, Objective C, Cobol, Perl, Pascal, LISP, FORTRAN e linguagem de programação Swift.
Linguagem de programação orientada a procedimentos
A linguagem POP (Procedural Oriented Programming) é derivada da programação estruturada e baseada no conceito de chamada de procedimento. Ele divide um programa em pequenos procedimentos chamados rotinas ou funções .
A linguagem de programação orientada a procedimentos é usada por um programador de software para criar um programa que pode ser realizado usando um editor de programação como IDE, Adobe Dreamweaver ou Microsoft Visual Studio.
A vantagem da linguagem POP é que ela ajuda os programadores a rastrear facilmente o fluxo do programa e o código pode ser reutilizado em diferentes partes do programa.
A vantagem da linguagem POP é que ela ajuda os programadores a rastrear facilmente o fluxo do programa e o código pode ser reutilizado em diferentes partes do programa.
Exemplo: C, FORTRAN, Basic, Pascal, etc.
Linguagem de programação orientada a objetos
A linguagem de programação orientada a objetos (OOP) é baseada nos objetos . Nesta linguagem de programação, os programas são divididos em pequenas partes chamadas objetos . Ele é usado para implementar entidades do mundo real como herança, polimorfismo, abstração, etc. no programa para torná-lo reutilizável, eficiente e fácil de usar.
A principal vantagem da programação orientada a objetos é que a OOP é mais rápida e fácil de executar, manter, modificar e depurar.
Nota: A linguagem de programação orientada a objetos segue uma abordagem de baixo para cima.
Exemplo: C++, Java, Python, C#, etc.
Linguagem de programação mais usada
Como todos sabemos, a linguagem de programação torna nossa vida mais simples. Atualmente, todos os setores (como educação, hospitais, bancos, automóveis e outros) dependem completamente da linguagem de programação.
Existem dezenas de linguagens de programação utilizadas pelas indústrias. Algumas linguagens de programação mais usadas são dadas abaixo.
Python
Pythoné uma das linguagens de programação mais fáceis de usar. É uma linguagem de código aberto e fácil de aprender desenvolvida na década de 1990. É usado principalmente em aprendizado de máquina, inteligência artificial, Big Data, aplicativos de desktop baseados em GUI e robótica .
Vantagens
- Python é fácil de ler, fácil de entender e fácil de escrever.
- Ele se integra a outras linguagens de programação como C, C++ e Java.
- O Python executa o código linha por linha, então é fácil para o programador encontrar o erro que ocorreu no código.
- Python é independente de plataforma significa que você pode escrever código uma vez e executá-lo em qualquer lugar.
Desvantagens
- Python não é adequado para desenvolver aplicativos e jogos móveis.
- Python funciona com o interpretador. É por isso que é mais lento do que outras linguagens de programação como C e C++.
Java
Java é uma linguagem de alto nível simples, segura, independente de plataforma, confiável e neutra em arquitetura desenvolvida pela Sun Microsystems em 1995 . Agora, o Java é de propriedade da Oracle. É usado principalmente para desenvolver aplicativos bancários, de varejo, tecnologia da informação, android, big data, comunidade de pesquisa, web e desktop.
Vantagens
- Java é fácil de escrever, compilar, aprender e depurar em comparação com outras linguagens de programação.
- Ele fornece a capacidade de executar o mesmo programa em diferentes plataformas.
- É uma linguagem altamente segura porque em java não existe o conceito de ponteiros explícitos.
- É capaz de executar várias tarefas ao mesmo tempo.
Desvantagens
- Java consome mais memória e é mais lento que outras linguagens de programação como C ou C++.
- Não fornece um recurso de backup.
C
C é uma linguagem de computador de uso geral popular, simples e flexível. Dennis M Ritchie o desenvolve em 1972 na AT&T. É uma combinação de linguagem de programação de baixo nível e linguagem de programação de alto nível. Ele é usado para projetar aplicativos como editores de texto, compiladores, dispositivos de rede e muito mais .
Vantagens
- A linguagem C é fácil de aprender.
- É uma linguagem de programação rápida, eficiente, portátil, fácil de estender, poderosa e flexível.
- Ele é usado para realizar cálculos e operações complexas como o MATLAB.
- Ele fornece alocação dinâmica de memória para alocar memória em tempo de execução.
Desvantagens
- Na linguagem de programação C, é muito difícil encontrar os erros.
- C não suporta os conceitos de construtores, destruidores, abstração, polimorfismo, encapsulamento e namespace como OOPs.
C++
C++ é uma das milhares de linguagens de programação que usamos para desenvolver software. A linguagem de programação C++ é desenvolvida por Bjarne Stroustrup em 1980 . É semelhante à linguagem C, mas também inclui alguns recursos adicionais, como tratamento de exceções, programação orientada a objetos, verificação de tipos, etc.
Vantagens
- C++ é uma linguagem de programação estruturada simples e portátil.
- Ele suporta recursos OOPs como Abstração, Herança, Encapsulamento.
- Ele fornece abstração de alto nível e é útil para uma linguagem de programação de baixo nível e mais eficiente para uso geral.
- C++ é mais compatível com a linguagem C.
Desvantagens
- A linguagem de programação C++ não é segura em comparação com outras linguagens de programação, como Java ou Python.
- C++ não suporta coleta de lixo.
- É difícil depurar aplicativos da Web grandes e complexos.
C#
C#( pronunciado como C sharp ) é uma linguagem de programação moderna, de propósito geral e orientada a objetos usada com serviços da Web baseados em XML na plataforma .NET. Ele é projetado principalmente para melhorar a produtividade em aplicativos da web. É mais fácil aprender para os usuários que têm conhecimento suficiente de linguagens de programação comuns como C, C++ ou Java.
Vantagens
- C# é uma linguagem de programação moderna, segura, fácil, rápida e de código aberto que é facilmente integrada ao Windows.
- A manutenção do C# (C sharp) é inferior à linguagem de programação C++.
- C# é uma linguagem de programação orientada a objetos pura.
- C# inclui um recurso de backup de memória forte. É por isso que evita o problema de vazamento de memória.
Desvantagens
- C# é menos flexível porque é totalmente baseado na estrutura Microsoft .Net.
- Em C#, é difícil escrever, entender, depurar e manter aplicativos multithread.
JavaScript
JavaScript é um tipo de linguagem de script que é usada tanto no lado do cliente quanto no lado do servidor. Ele foi desenvolvido na década de 1990 para o navegador da Web Netscape Navigator. Ele permite que os programadores implementem recursos complexos para tornar as páginas da web vivas. Ele ajuda os programadores a criar sites dinâmicos, servidores, aplicativos móveis, gráficos animados, jogos e muito mais.
Vantagem
- JavaScript nos ajuda a adicionar comportamento e interatividade na página web.
- Ele pode ser usado para diminuir o tempo de carregamento do servidor.
- Ele tem a capacidade de criar sites atraentes e dinâmicos e interfaces ricas.
- JavaScript é uma linguagem de programação simples, versátil e leve.
- JavaScript e sua sintaxe são fáceis de entender.
Desvantagem
- JavaScript é completamente baseado no navegador.
- Não suporta herança múltipla.
- É menos seguro em comparação com outras linguagens de programação.
R
Atualmente, a programação R é uma das linguagens de programação populares usadas em análise de dados, pesquisa científica, algoritmos de aprendizado de máquina e computação estatística. Foi desenvolvido em 1993 por Ross Ihaka e Robert Gentleman. Ele ajuda os profissionais de marketing e cientistas de dados a analisar, apresentar e visualizar dados com facilidade.
Vantagens
- A programação R fornece suporte extensivo para Data Wrangling.
- Ele fornece uma interface fácil de usar.
- Ele roda em qualquer plataforma como Windows, Linux e Mac.
- É uma linguagem de programação de código aberto e independente de plataforma.
Desvantagens
- A programação R não suporta gráficos 3D.
- É mais lento do que outras linguagens de programação.
PHP
PHP significa pré-processador de hipertexto . É uma poderosa linguagem de script do lado do servidor de código aberto usada principalmente para criar sites estáticos e dinâmicos. É desenvolvido por Rasmus Laird em 1994 . Dentro do php, também podemos escrever código HTML, CSSe JavaScript. Para salvar o arquivo php, a extensão de arquivo .php é usada.
Vantagens
- PHP é uma linguagem de programação mais segura e fácil de usar.
- Ele suporta bibliotecas online poderosas.
- Ele pode ser executado em uma variedade de sistemas operacionais, como Windows, Linux e Mac.
- Ele oferece excelente compatibilidade com serviços em nuvem.
Desvantagens
- O PHP não é capaz de lidar com um grande número de aplicativos e não é adequado para grandes aplicativos.
- É bem difícil de manter.
GO
Go ou Golang é uma linguagem de programação de código aberto . Ele é usado para construir software simples, confiável e eficiente. É desenvolvido por Robert Griesemer, Rob Pike e Ken Thompson em 2007 .
Vantagens
- A linguagem Go é fácil de aprender e usar.
- Ele vem com as ferramentas de teste embutidas.
- Go é uma linguagem de programação rápida.
Desvantagens
- A linguagem Go não suporta genéricos.
- Não suporta tratamento de erros.
- Ele suporta a falta de frameworks.
Ruby
Ruby é uma linguagem de código aberto, de propósito geral e puramente orientada a objetos lançada em 1993 . É usado no desenvolvimento web front-end e back-end. Ele é projetado principalmente para escrever scripts CGI (Common Gateway Interface) .
Vantagens
- Ruby suporta várias ferramentas GUI (Graphical User Interface) como GTK e OpenGL.
- Ele é usado para desenvolver aplicativos de internet e intranet.
- O código escrito em Ruby é pequeno e contém menos linhas.
Desvantagens
- Ruby é mais lento que outras linguagens.
- É muito difícil para os programadores depurar o código escrito em Ruby.
Leia também: O Brasil já inventou alguma linguagem de programação?