O que é migração de dados em um ambiente de negócios?

COMPARTILHAR:

A migração de dados em um ambiente de negócios se traduz em desafios técnicos e de nível de processo de negócios, bem como oportunidades para consolidar dados no ambiente de destino. Em última análise, isso se traduz na capacidade do departamento de TI de uma empresa de ajudar a garantir uma transição perfeita e, ao mesmo tempo, atender às metas de negócios.

O que a migração de dados significa para as empresas?

Para empresas grandes e pequenas, a migração de dados é uma atividade de missão crítica e as equipes de TI estão na vanguarda. As três principais áreas de foco para a maioria dos projetos de migração de dados corporativos são:

  • Proteja a confidencialidade das informações comerciais durante a transferência de dados
  • Transição suave do ambiente de origem para o destino para usuários finais (funcionários)
  • Cumprir os prazos do projeto (não em todos os casos)

Garantir uma migração de dados bem-sucedida significa que as empresas devem:

pacote fullstack danki code
  • Realizar uma extensa avaliação pré-migração para entender o escopo do trabalho
  • Identifique desafios e lacunas e explore soluções
  • Planeje um roteiro de projeto que inclua um cronograma para definir as expectativas corretas
  • Atualize quaisquer alterações incrementais feitas durante a migração por meio da migração incremental (executada após a migração única)
  • Desenvolva um plano apropriado para integrar os usuários finais ao ambiente de destino

Por que as empresas precisam migrar dados?

A necessidade de migrar dados de negócios de uma origem para um ambiente de destino pode surgir por necessidade (por exemplo, economia de custos ou fusão/aquisição) ou como estratégia para reestruturar ou consolidar processos internos.

Muitas empresas compartilham motivos comuns para migrar do armazenamento local para a nuvem e vice-versa. Eles estão listados abaixo:

Do armazenamento local/local à nuvem:

  • Adote a colaboração online/na nuvem: para muitas empresas, o principal motivo para migrar do armazenamento local/local para os pacotes na nuvem é adotar a colaboração na nuvem, o que, em última análise, leva a eficiências operacionais.
  • Custos operacionais mais baixos: em muitos casos, os sistemas tradicionais/armazenamento local tornam-se caros para as empresas operarem e manterem, especialmente para pequenas e médias empresas. Portanto, ao migrar deles para a nuvem, pequenas e médias empresas e empresas podem reduzir seus custos operacionais gerais (incluindo custos de TI).
  • Segurança de dados aprimorada: melhorar a integração de dados e a segurança geral das informações comerciais também é uma das principais razões pelas quais empresas de todos os tamanhos planejam migrar de sistemas locais para a nuvem.
  • Fusões e aquisições: se o escopo for adotar um pacote de nuvem específico para a nova entidade, a empresa precisa migrar os dados do local para a nuvem durante a fusão. Em uma aquisição, a empresa-alvo pode precisar migrar de seu sistema de armazenamento local para a nuvem a pedido do adquirente.

De uma nuvem para outra:

CURSO GRATUITO DE DESENVOLVIMENTO WEB
  • Modelo de preços mais baixo/econômico: um dos fatores mais importantes que levam as empresas a abandonar suas soluções de armazenamento em nuvem atuais é um modelo de preços mais baixo ou mais econômico de outro provedor de serviços em nuvem. Por exemplo, oferecer planos de nuvem de preços por usuário pode afastar as empresas de seu ambiente de nuvem atual, que pode ter um modelo de preços único para todos.
  • Segurança aprimorada: garantir a segurança ideal para dados em nuvem é um desafio contínuo. Como o custo de proteger os dados da empresa supera a despesa envolvida na correção de violações de segurança, as empresas podem planejar migrar de seu ambiente de nuvem atual para outro pacote de nuvem (que oferece melhor segurança) para melhor proteção de dados.
  • Mais ou melhores recursos: os recursos dos pacotes de nuvem afetam diretamente a forma como os usuários finais colaboram online. Quanto melhor a colaboração entre os usuários finais e suas equipes, maior a produtividade e a eficiência operacional geral. Embora mais ou melhores recursos dos pacotes de nuvem possam não ser a principal razão pela qual as empresas deixam seu ambiente de nuvem atual, eles podem ser adicionados à lista de destinos de migração.
  • Fusões e aquisições: Em muitos casos, fusões e aquisições são o único propósito de uma empresa migrar dados de sua nuvem atual para uma nova nuvem. Em uma fusão, as duas empresas podem concordar em alavancar o ambiente de nuvem atual ou escolher outro cluster de nuvem para a nova entidade. Em uma aquisição, o adquirente exige que a empresa-alvo adote seu ecossistema de nuvem.

Desafios da migração de dados de negócios

A migração de dados de negócios, sem dúvida, criou muitas oportunidades para ajudar a melhorar os processos internos e os resultados de negócios. Mas também traz alguns desafios. Aqui estão alguns desafios comuns de migração de dados que as empresas enfrentam:

  • Avalie quais dados vão para onde: as equipes de TI precisam mover explicitamente todos os dados corporativos ou isolá-los estrategicamente e migrar apenas os dados importantes. Em muitos casos, nem todos os dados da empresa precisam ser migrados. Ao publicar dados estáticos ou legados, a TI pode ajudar sua organização a reduzir o tempo e os custos de migração.
  • Migre dados com metadados e permissões: a migração de dados corporativos é complicada pela necessidade de migrar dados corporativos junto com metadados, permissões de compartilhamento, compartilhamento externo, comentários embutidos, versões e links incorporados. As equipes de TI podem ajudar as equipes de operações a manter sua estrutura de colaboração no ambiente de destino, mantendo esses recursos.
  • Migrar arquivos específicos do ambiente de origem: Em muitos casos, as empresas precisam migrar arquivos proprietários de ambientes de origem com dados críticos. Por exemplo, ao migrar do Box para o Microsoft 365, as empresas enfrentaram o desafio de transferir arquivos do Box Notes porque o OneDrive for Business e o SharePoint Online não os suportam.
  • Garantindo o mais alto nível de segurança de transferência de dados: O desafio de garantir a segurança ideal durante as migrações de dados corporativos existe tanto nos métodos de migração no local quanto nas migrações de rede (transferências online). Em uma migração local, as equipes de TI são desafiadas a estabelecer uma infraestrutura de transferência de dados altamente segura. Nas transmissões online, as equipes de TI devem garantir que as redes que planejam usar sejam altamente seguras.

O papel dos provedores de serviços terceirizados de migração de dados

A migração de centenas de terabytes ou mesmo petabytes de dados corporativos junto com permissões, metadados e outros recursos, mantendo estruturas de arquivos/pastas e hierarquias de usuários usando métodos manuais, está além do escopo das equipes de TI. Portanto, as empresas precisam usar uma ferramenta de migração com recursos para atender às suas necessidades abrangentes de migração.

Os provedores de serviços de migração de dados de terceiros desempenham um papel fundamental em ajudar as empresas a usar suas ferramentas de migração discretas para todas as suas necessidades de migração. Ferramentas de terceiros focadas na migração de dados de negócios, incluindo CloudFuze, usam chamadas de API de nuvem de origem e destino para ler e gravar dados com segurança.

Ferramentas de terceiros podem migrar dados junto com metadados, permissões e outros recursos sem tempo de inatividade, tornando-se um ativo indispensável para migrações de dados corporativos de missão crítica.

CURSO GRATUITO DE PYTHON

As empresas também podem optar por usar ferramentas de migração de provedores de serviços em nuvem, como a Ferramenta de Migração do Microsoft SharePoint. No entanto, eles têm muitas limitações, como oferecer suporte apenas a determinadas combinações de nuvem, velocidades de transferência limitadas e funcionalidade limitada. Essas ferramentas são adequadas apenas para projetos de despejo de dados simples na maioria dos casos.

Leia também: O que são máquinas virtuais e por que são tão úteis?

COMPARTILHAR:
brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.