O que é PDO em PHP?

Início » O que é PDO em PHP?

O que é PDO em PHP? Então, ele é uma camada de acesso ao banco de dados que fornece uma interface uniforme para trabalhar com vários bancos de dados.

O PDO simplifica as operações comuns do banco de dados, incluindo:

  • Criando conexões de banco de dados
  • Executando consultas usando instruções preparadas
  • Chamando procedimentos armazenados
  • Realização de transações
  • E tratamento de erros

Portanto, o PDO permite trabalhar com qualquer banco de dados que tenha um driver PDO disponível. O PDO depende de drivers específicos do banco de dados, por exemplo, PDO_MYSQL para MySQL, PDO_PGSQL para PostgreSQL, PDO_OCI para banco de dados Oracle, etc., para funcionar corretamente. Aqui está a lista completa de drivers PDO .

Portanto, para usar o PDO para um banco de dados específico, você precisa ter um driver de banco de dados correspondente disponível.

O diagrama a seguir ilustra como o PDO funciona:

O que é PDO

O PDO facilita a implantação de aplicativos PHP porque não exige que você inclua manualmente nenhum arquivo de script em seu aplicativo, como outras bibliotecas.

Vantagem do PDO

Então, o PDO fornece várias maneiras de trabalhar com objetos e recupera instruções preparadas que facilitam muito o trabalho. Portanto, ele é uma ferramenta de acesso a banco de dados em PHP através da qual possibilitamos acesso uniforme em vários bancos de dados.

Senado assim, o PDO permite alternar comparativamente sem problemas entre diferentes bancos de dados e plataformas, o que pode ser feito facilmente alterando a string de conexão. Ele não suporta sintaxes específicas de banco de dados.

Existem algumas vantagens do PDO como segue:

Suporte a banco

Então, a extensão PDO pode acessar qualquer banco de dados escrito para o driver PDO. Existem vários drivers PDO disponíveis que são usados ​​para bancos de dados FreeTDS, Microsoft SQL Server, Sybase, IBM DB2, Oracle Call Interface, Firebird/Interbase 6 e PostgreSQL , entre muitos outros.

Os drivers não estão disponíveis em todos os sistemas automaticamente, então temos que encontrar nossos drivers disponíveis e adicionar outros quando precisarmos deles.

Conexão com o banco

Existem diferentes sintaxes disponíveis para estabelecer a conexão com o banco de dados. Portanto, essas sintaxes dependem de bancos de dados específicos. Dessa forma, ao usar o PDO, as operações devem ser agrupadas em blocos try/catch e utilizar a técnica de exceção.

Então, normalmente, apenas uma única conexão precisa ser criada e essas conexões são fechadas programando o banco de dados para definir como nulo.

O PDO de tratamento de erros

Permite o uso de exceções para tratamento de erros. Para produzir uma exceção, o PDO pode ser forçado a um atributo de modo de erro relevante.
Existem três modos de erro, ou seja, Silencioso (padrão), Aviso e Exceção . Warning e Exception são mais úteis na programação DRY.

  • Silent – É um modo de erro padrão.
  • Warning – É útil para depuração.
  • Exception – Este modo permite o tratamento de erros ao ocultar dados que uma pessoa pode usar para explorar seu sistema.

Inserir e atualizar

O PDO reduz a operação de inserção e atualização do banco de dados comumente usada em um processo de duas etapas, ou seja:

Prepare >> [Bind] >> Execute.

Por meio desse método, podemos aproveitar ao máximo as declarações preparadas do PDO, que protegem contra ataques maliciosos por meio de injeção de SQL.

Então, as instruções preparadas são instruções SQL pré-compiladas que podem ser executadas várias vezes enviando esses dados para o servidor. Portanto, esses dados, que são usados ​​no espaço reservado, são automaticamente protegidos contra o ataque de injeção de SQL.

Benefícios do uso de DOP

PDO é o driver de banco de dados nativo. Existem alguns benefícios de usar o PDO que são fornecidos abaixo:

  • Usabilidade – Contém muitas funções auxiliares para operar operações de rotina automáticas.
  • Reusabilidade – Oferece a API unificada para acessar vários bancos de dados.
  • Segurança – Usa uma instrução preparada que protege contra injeção de SQL. Uma instrução preparada é uma instrução SQL pré-compilada que separa a instrução da instrução SQL dos dados.

Classes PDO

Conheça as três classes PDO abaixo:

  • PDO – Representa uma conexão entre o PHP e o banco de dados.
  • PDOStatement – Representa a instrução preparada e após a execução da instrução, define um resultado associado.
  • PDOException – Representa erros gerados pelo PDO.

Bancos de dados suportados pelo PDO

  1. MySQL
  2. PostgreSQL
  3. Oracle
  4. Firebird
  5. MS SQL Server
  6. Sybase
  7. Informix
  8. IBM
  9. FreeTDS
  10. SQLite
  11. Cubrid
  12. 4D

Conclusão

O PDO se concentra principalmente na abstração de acesso a dados, em vez de abstração de banco de dados. Portanto, ele fornece camada de abstração de acesso a dados, o que significa que, independentemente de qual banco de dados estamos usando, temos que usar as mesmas funções fornecidas por esse banco de dados para emitir consultas e buscar dados. O PDO não fornece abstração de dados, pois não reescreve o SQL nem emula recursos ausentes.

brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =