Conteúdo
Quer entrar em alguma ação MMORPG? Experimente esta seleção por tamanho e (melhor ainda) de graça!
A cena do jogo MMORPG nunca foi melhor. Alguns podem sentir falta dos bons velhos tempos quando jogos como Ultima Online, Everquest e Dark Age of Camelot dominavam, mas agora estamos vivendo em uma era de ouro quando se trata de diversidade e acessibilidade.
Existem muitos MMORPGs divertidos para jogar de graça sem economizar no conteúdo. Se você está procurando um MMORPG que não exija taxas iniciais ou assinaturas obrigatórias, não procure mais.
Star Wars: A Velha República
Star Wars: A Velha República tem uma ótima história e, se você é fã da tradição de Star Wars, será muito imersivo. Apesar de ter uma década, seus gráficos e animações ainda estão por aí hoje. A jogabilidade é diferente para cada classe, com batalhas rápidas e um divertido sistema PVP. No entanto, esteja ciente de que você pode querer misturar suas atividades no jogo para evitar que a jogabilidade linear se torne muito competitiva. A interface é um pouco desajeitada às vezes, e o jogo termina parecendo que você ficou sem coisas para fazer.
A Velha República pode não ser mais um cânone oficial na tradição de Star Wars, mas não há nada para torná-la fora do personagem. Se você pensar no jogo como uma coleção de histórias de Star Wars para contar, você vai se divertir. O jogo ainda continuará lançando pacotes de expansão em 2022, o que significa que, mesmo que você esteja apenas começando, pode contar com suporte e uma base de jogadores ativa.
TERA
TERA tem um sistema de combate ativo que lembra Guild Wars 2, então se você é fã do jogo, achará a transição para TERA fácil. O jogo tem alguns gráficos e animações verdadeiramente impressionantes, possui elementos de interface personalizáveis para sua conveniência e, mesmo que você não consiga encontrar alguém para jogar, o jogo oferece muitas atividades para um jogador. Você pode trocar itens da loja com outros jogadores por dinheiro, o que significa que você não precisa gastar dinheiro se estiver disposto a dedicar tempo suficiente para ganhar itens que outros acham que valem a pena trocar por compras em dinheiro na vida real.
A jogabilidade linear de TERA pode ser um pouco repetitiva, com alguns fãs achando as missões e a história medíocres. O conteúdo de fim de jogo pode rapidamente parecer que você ficou sem coisas para fazer e o sistema de criação precisa de uma revisão. No entanto, você provavelmente sabe que nenhum MMO é perfeito, e muitas vezes você descobrirá que um jogo tem algumas fraquezas com as quais você menos se importa.
De acordo com um A jogabilidade linear de TERA pode ficar um pouco repetitiva e alguns fãs sentem que as missões e a história são medíocres. O conteúdo do final do jogo pode rapidamente parecer que você ficou sem coisas para fazer e o sistema de criação precisa de uma revisão. No entanto, você provavelmente sabe que nenhum MMO é perfeito, e muitas vezes é o caso de encontrar um jogo que tenha pontos fracos com os quais você menos se importa.
O TERA ainda tem uma base de jogadores ativa e vale a pena, mas observe que, em abril de 2022, você não poderá acessar o jogo se morar no Japão, de acordo com um relatório do Famitsu.com. TERA ainda tem uma base de jogadores ativa e merece, mas observe que a partir de abril de 2022, você não poderá acessar o jogo se morar no Japão.
PlanetSide 2
Não existem muitos MMOs baseados em FPS por aí, mas Planetside 2 é o melhor de todos. Com jogabilidade FPS entre 3 facções em um mapa grande, Planetside 2 é perfeito se você é um jogador que procura batalhas massivas. O motor gráfico é excelente e bonito.
Você pode descobrir que o jogo tem uma curva de aprendizado íngreme, devido à saída de Planetside 2 do design típico de MMORPG. Um mecanismo gráfico requer um computador poderoso, então você pode conferir Can I Run It, que muitos fãs acham um pouco irregular.
Neverwinter
Neverwinter é uma virtualização massiva da série Dungeons & Dragons. Seus gráficos e interface modernos criam um jogo agradável aos olhos, enquanto a atmosfera do jogo e o mundo imersivo significam que você tem muito conteúdo para jogar. É um grande atrativo se você tiver inclinação criativa. Há também um ótimo sistema PvP se você for um jogador competitivo.
Não há nada particularmente inovador ou inovador na jogabilidade, mas como é gratuito, isso não é um problema. Tarefas e processos podem parecer repetitivos porque são lineares e a existência de três moedas diferentes leva a um design econômico ruim.
Senhor dos Anéis Online ou Lord of the Rings Online (LOTRO)
Lord of the Rings Online é um MMO muito antigo comparado a outros jogos gratuitos disponíveis, mas se você gosta de Terra-média, vale a pena. O LOTRO apresenta a virtualização de ambientes da Terra-média, um sistema de alojamento personalizável e um sistema de recursos exclusivo e interessante. Combinado com o aplicativo Terra-média, este jogo certamente o manterá conectado ao mundo do LOTR.
A jogabilidade de LOTRO não é muito diferente dos MMORPGs concorrentes, missões lineares e progressão podem ser um pouco limitadas e, eventualmente, o conteúdo do jogo pode ser redesenhado. No entanto, o jogo ainda recebe atualizações e suporte até hoje e, embora alguns servidores estejam sendo encerrados, não há indicação de que os desenvolvedores do jogo encerrarão o LOTRO totalmente em breve.
Everquest 2
EverQuest 2 é um MMO muito antigo para os padrões de hoje, mas isso não significa que não valha a pena conferir. O jogo tem uma tonelada de raças com especialidades de classe ramificadas, o que significa que há muita variação em como você quer jogar e que tipo de personagem você quer ser. Existe um sistema de hospedagem que você pode personalizar e, graças ao desenvolvimento e popularidade contínuos do jogo, há um mundo de jogo verdadeiramente impressionante para explorar.
Apesar do EverQuest 2, os gráficos são um pouco lentos, mas isso significa que o jogo é bastante acessível, mesmo que você não tenha o melhor PC para jogos. Alguns elementos do jogo estão claramente desatualizados e, a menos que você realmente goste de MMOs, pode achar difícil entrar no namoro do jogo. EverQuest 2 é mais adequado como opção para jogadores de MMO mais completos que não são descuidados com gráficos.
Rift – The Ultimate Fantasy
Rift é um MMORPG de fantasia com muito conteúdo PVE divertido, um mundo de jogo divertido e um sistema PVP recompensador. Apesar de ter mais de uma década, seus gráficos ainda funcionam. Se você não gosta de limitar seu jogo, ficará feliz com o sistema de alma do jogo, que permite moldar seu personagem com uma variedade de opções de carreira.
Vale a pena notar que o equilíbrio de classes é algo com o qual os jogadores estão menos do que satisfeitos, e o jogo parece uma versão menos polida de World of Warcraft. Independentemente disso, é gratuito e ainda tem uma base de jogadores ativa, valendo a pena se você gosta de MMORPGs baseados em fantasia.
Dungeons and Dragons Online
Dungeons & Dragons Online tem uma base de jogadores ativa apesar de sua idade, o que é uma prova do design impressionante. D&D Online tem um divertido sistema de combate baseado em ação, e seu mundo instanciado foi projetado para facilitar o jogo em curtos períodos de tempo. Existem várias dificuldades na instância, o que significa que você sentirá progresso à medida que subir de nível. O sistema de pacotes de aventura permite que você compre as áreas que deseja e pule as que não deseja.
Tenha em mente que o número de zonas livres e missões pode parecer um pouco tedioso para jogadores gratuitos, e que o desenvolvimento de personagens é mais lento do que a maioria dos MMORPGs modernos. Os gráficos também são um pouco datados. Ainda assim, Dungeons and Dragons Online é um bom jogo para experimentar, especialmente se você estiver em uma base de jogadores que não tem os melhores PCs e não tem dinheiro suficiente para investir em um MMO premium.
Elder Scrolls Online
Com base no sucesso da popular série The Elder Scrolls, The Elder Scrolls Online oferece horas de diversão e toneladas de personalização para sua classe de personagem, aparência e estilo de jogo. O conteúdo PVP e PVE é muito divertido, e se você é fã de The Elder Scrolls, vai adorar a expansão Legends que o ESO traz.
A variedade de feitiços mágicos é um pouco deficiente em comparação com o RPG single-player de The Elder Scrolls, e a história geral é considerada fraca por um grande segmento de fãs de Elder Scrolls. No entanto, se você gosta de Skyrim e/ou Oblivion, e considerando que é gratuito, este jogo é recomendado pela maioria da base de jogadores e vale a pena conferir.
RuneScape 3/ RuneScape Old School
RuneScape resistiu ao teste do tempo e, embora não tenha a impressionante jogabilidade de combate de outros MMORPGs gratuitos, ainda é muito divertido e tem uma base de jogadores muito ativa. Existem duas versões do jogo devido a uma base de fãs dividida devido a mudanças feitas pela equipe de desenvolvimento no jogo principal.
RuneScape 3 é o jogo “principal”, com gráficos modernos, uma taxa de XP simplificada e uma abordagem consistente para nivelamento e escala. Old School RuneScape é um jogo de 2007, mas desde então gerou atualizações e expansões separadas do jogo principal de RuneScape 3. Então este é o seu jogo.
O melhor MMORPG grátis para jogar
Então, existem dezenas de MMORPGs por aí e, embora sejam todos muito semelhantes, possuem características distintas e diferenças de jogabilidade que podem influenciar suas escolhas.
Portanto, ao discutir jogos de RPG gratuitos, os fatores mais importantes a serem considerados resistiram ao teste do tempo por vários anos. Todos os melhores MMORPGs gratuitos têm uma base de jogadores ativa e você certamente encontrará o próximo jogo em que deseja mergulhar nesta lista.
Leia também: E se eu não atualizar para o Windows 11?