E se eu não atualizar para o Windows 11?

COMPARTILHAR:

A Microsoft está lançando o Windows 11 para PCs em todo o mundo, mas o que acontece se você perder?

Desde que o Windows 11 foi lançado em outubro de 2021, muitos usuários atualizaram seus sistemas para a versão mais recente do Windows. No entanto, algumas pessoas ainda têm medo de dar esse passo – pelo menos ainda não. Segundo a Microsoft, o Windows 10 terá suporte até 2025. Isso dá aos usuários tempo suficiente para considerar se devem adotar a nova versão.

Se você é um desses usuários que ainda está cético em relação à atualização, este guia responde a perguntas frequentes sobre o que acontece se você não atualizar para o Windows 11 e discute outras informações que você deve saber.

E se eu não atualizar para o Windows 11 agora?

Não há necessidade de atualizar para o Windows 11 agora, pois a Microsoft oferecerá suporte ao Windows 10 até 14 de outubro de 2025. Portanto, até a Microsoft diz que você não precisa instalar a atualização do Windows 11 no seu PC com Windows 10 agora.

Como acontece com todas as principais atualizações que o Windows 10 recebe, você pode adiar ou recusar qualquer atualização da Microsoft não iniciando o processo de download e instalação do Windows Update. Se você optar por fazer isso, significa que ainda pode usar seu computador com segurança e esperar receber atualizações de segurança importantes que manterão seu sistema protegido até 2025.

fullstack pro - sujeito programador

Posso atualizar para o Windows 11 mais tarde?

Sim claro. Você não precisa se apressar para instalar a atualização imediatamente. Se você ainda gosta do Windows 10, pode continuar usando-o.

No entanto, você ainda tem a opção de instalar o Windows 11 se estiver preocupado que a oferta de atualização possa expirar ou ser removida se você já tiver recusado a oferta. Você sempre pode ir para Configurações> Windows Update e clicar no botão Verificar atualizações. Se você estiver pronto para atualizar.

Você pode atualizar seu Windows 10 para 11 usando a ferramenta de criação de mídia (MCT – Universal MediaCreationTool) ou o assistente de instalação. No entanto, antes de atualizar, verifique se o seu sistema está qualificado. Você precisa ter uma licença válida do Windows 10, conexão de rede, TPM 2.0 ou pelo menos TPM 1.2 e recursos de inicialização segura e UEFI no computador.

Para atualizar usando o Assistente de Configuração do Windows 11, visite a página de download da Microsoft e clique no botão “Baixar Agora” na seção Assistente de Configuração do Windows 11. Quando o download estiver concluído, basta executar o programa para iniciar o processo de instalação. Atualize seu sistema.

Se você quiser criar um USB ou DVD inicializável do Windows 11, baixe o MCT. Na mesma página de download do Windows 11, clique no botão “Baixar agora” na seção “Criar mídia de instalação do Windows 11”.

Você também pode baixar um arquivo ISO se quiser usar o sistema operacional em uma máquina virtual. Basta pressionar o botão “Baixar agora” na seção “Baixar imagem de disco do Windows 11 (ISO)” para salvar uma cópia no seu PC.

Você pode então usar o arquivo ISO para criar uma unidade USB inicializável.

É arriscado não atualizar para o Windows 11 após 2025?

Sim claro. Se você não atualizar seu sistema antes do fim do suporte em 2025, seu computador estará exposto a vários riscos.

Primeiro, você perderá os recursos mais recentes do sistema, atualizações de segurança, patches e compatibilidade com os próximos recursos e programas de segurança. A falta de atualizações significa que seu sistema ficará mais vulnerável.

A execução de uma versão desatualizada do Windows torna seu PC mais vulnerável a muitos tipos de vírus; malware que rastreia suas atividades, worms que danificam seus dados, ransomware que mantém suas informações confidenciais reféns, acesso ao software RAT de sua webcam, etc.

Além disso, alguns aplicativos também podem parar de fornecer suporte e atualizações após alguns anos, quando o suporte para o sistema operacional termina. Isso tornará seu sistema operacional mais vulnerável a violações de segurança, pois você não poderá atualizar para a versão mais recente.

Se você é um jogador, pode perder seus jogos favoritos e quaisquer novos jogos que serão lançados no futuro. Os jogos que usam ferramentas anti-fraude estão começando a confiar nos recursos de segurança do Windows 11 para fornecer uma jogabilidade melhor e mais justa. Embora eles ainda funcionem no Windows 10, você pode esperar que eles comecem a exigir que os jogadores tenham o Windows 11 em um futuro próximo.

Posso manter o Windows 10 para sempre?

Embora a Microsoft não ofereça mais suporte a versões mais antigas do Windows desde o lançamento do Windows, ainda há um pequeno número de usuários que preferem versões mais antigas do Windows. Você ficaria surpreso com quantas pessoas ainda estão usando versões mais antigas, como Windows 7, Windows 8 e Windows XP, até hoje. No entanto, esses usuários enfrentam riscos de segurança significativos em seus sistemas.

Portanto, se você não atualizar, não apenas colocará seu sistema em risco, mas também perderá seu novo sistema e recursos de segurança.

No entanto, isso não é tudo que existe em um sistema desatualizado. Você também perderá aplicativos que não oferecem suporte a sistemas operacionais Windows 10 ou anteriores e têm opções limitadas de programas que podem ser instalados.

Por fim, se você não atualizar antes do término do suporte, talvez seja necessário pagar por atualizações no futuro. Isso é algo a ser considerado, especialmente se você não quiser gastar muito em um sistema de computador.

E se eu não conseguir atualizar para o Windows 11?

Se você verificou seu computador e descobriu que ele não atende aos requisitos mínimos do Windows 11, você tem apenas algumas opções disponíveis. Você pode continuar executando o Windows 10 até que a Microsoft encerre o suporte ao sistema operacional, compre um novo computador antes do prazo ou atualize o hardware problemático do Windows 11.

A melhor segurança do Windows 11

O Windows 11 introduziu muitas mudanças, então não é surpresa que muitos usuários ainda prefiram usar o Windows 10 em vez dele. No entanto, essas alterações visam tornar o sistema uma versão melhor de sua iteração anterior, tornando-o uma escolha mais segura para usuários do Windows. Mas se você ainda não se sentir à vontade para fazer a transição para o novo sistema operacional, não se sinta pressionado. Você tem tempo suficiente para instalar as atualizações mais recentes em seu sistema antes que a Microsoft pare de oferecer suporte a você.

Leia também: Renegociação Fies 2022, 92% de desconto a partir desta segunda-feira (7)
COMPARTILHAR:
brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.