PHP: guia sobre Array

COMPARTILHAR:

Neste artigo, você aprenderá como armazenar vários valores em uma única variável em PHP e entender array de uma vez por todas.

O que é um array em PHP?

Um array em PHP é uma variável composta que pode armazenar uma coleção de valores. Os arrays são muito úteis quando precisamos trabalhar com uma grande quantidade de dados, pois nos permitem armazenar, acessar e manipular esses dados de forma organizada e eficiente.

Existem 3 tipos de arrays em PHP:

  • indexado
  • associativo
  • multidimensional

Array indexado

Os arrays indexados são aqueles que possuem índices numéricos sequenciais, começando em 0. Por exemplo:

$nomes = array('João', 'Maria', 'José', 'Pedro');

Neste exemplo, o array $nomes possui 4 elementos, cada um com um índice numérico. Podemos acessar cada elemento do array usando o índice entre colchetes:

echo $nomes[0]; // imprime 'João'
echo $nomes[1]; // imprime 'Maria'
echo $nomes[2]; // imprime 'José'
echo $nomes[3]; // imprime 'Pedro'

Array associativo

Já os arrays associativos são aqueles que possuem índices chamados de “chaves”, que podem ser qualquer string ou número. Por exemplo:

$pessoa = array(
  'nome' => 'João',
  'idade' => 30,
  'cidade' => 'São Paulo'
);

Neste exemplo, o array $pessoa possui 3 elementos, cada um com uma chave diferente. Podemos acessar cada elemento do array usando a chave entre colchetes:

echo $pessoa['nome']; // imprime 'João'
echo $pessoa['idade']; // imprime 30
echo $pessoa['cidade']; // imprime 'São Paulo'

Existem diversas funções em PHP que podem ser usadas para criar, acessar e manipular arrays, como array_push, array_pop, array_shift, array_unshift, etc. Além disso, podemos percorrer os elementos de um array usando loops, como o for ou o foreach.

Array multidimensional

Um array multidimensional é um array que possui outros arrays como elementos. Portanto, isso permite que você crie estruturas de dados mais complexas e organizadas, como matrizes ou tabelas.

Por exemplo, imagine que você quer armazenar as notas de vários alunos em várias disciplinas. Podemos criar um array multidimensional para armazenar esses dados da seguinte forma:

$notas = array(
  'João' => array(
    'Matemática' => 8,
    'Português' => 9,
    'História' => 7
  ),
  'Maria' => array(
    'Matemática' => 6,
    'Português' => 8,
    'História' => 9
  ),
  'José' => array(
    'Matemática' => 7,
    'Português' => 6,
    'História' => 8
  )
);

Neste exemplo, o array $notas é um array multidimensional que possui três elementos, cada um representando um aluno. Então, cada elemento é, por sua vez, um array associativo que armazena as notas do aluno em cada disciplina.

Então, para acessar os elementos de um array multidimensional, basta usar o mesmo método de acesso que usamos para arrays simples, mas com múltiplos níveis de índices ou chaves. Por exemplo:

echo $notas['João']['Matemática']; // imprime 8
echo $notas['Maria']['História']; // imprime 9
echo $notas['José']['Português']; // imprime 6

Portanto, existem diversas funções em PHP que podem ser usadas para criar, acessar e manipular arrays multidimensionais, como array_keys, array_values, array_merge, etc. Além disso, podemos percorrer os elementos de um array multidimensional usando loops aninhados.

Leia também: PHP: guia sobre switch-case | Gerador de link whatsapp: 7 sites que funcionam

COMPARTILHAR:
brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.