WAN sem fio 5G terá benefícios além da WWAN 4G

Início » WAN sem fio 5G terá benefícios além da WWAN 4G

Com toda a discussão sobre os impactos positivos que o 5G pode ter no acesso à Internet para indivíduos e empresas, é vital que os engenheiros de rede tenham em mente que o 5G não é a única opção de celular para WANs empresariais – o 4G já oferece muitos desses benefícios.

A Nemertes fez pesquisas com organizações que assumiram compromissos significativos com a tecnologia sem fio baseada em 4G em suas WANs e identificou quatro casos de uso comuns nas organizações. Cada um desses usos será aprimorado de várias maneiras com a ampla disponibilidade de 5G. Vamos dar uma olhada.

Obtenha novos sites online rapidamente

Quando ainda pode levar três meses ou mais para obter uma nova conexão MPLS puxada e semanas para ativar um link de Internet, WAN sem fio (WWAN) é uma ótima maneira de obter uma filial e produtiva o mais rápido possível. Uma organização de serviços profissionais observou que, assim que as pessoas tinham cadeiras e mesas, a TI era capaz de fornecer a elas uma conexão com a WAN corporativa por meio de um túnel IPsec local a local em 4G.

A conectividade inicial instantânea também pode ativar a retomada instantânea do acesso para funcionários realocados. Assim que é ligado no novo espaço de escritório, o roteador WWAN pode colocar um grupo de trabalho realocado de um prédio de escritórios para outro de volta online.

Backup sem fio

Este é talvez o caso de uso mais conhecido e a estratégia mais amplamente adotada para usar uma WWAN. Organizações em locais não urbanos com poucas opções de conectividade adotaram a WWAN como um backup para conectividade com fio. Quando o link com fio cai, o sem fio é colocado em serviço.

Novamente, o tunelamento de uma conexão com a WAN é o modelo usual. No entanto, a popularidade da conectividade direta com a Internet está crescendo à medida que a adoção da nuvem também cresce; mais da metade das cargas de trabalho da empresa média são executados em uma nuvem ou outra, em vez de um data center da empresa. Uma agência estatal entrevistada por Nemertes começou com esse modelo, mas está contemplando uma mudança para WWAN como sua conectividade primária, visto que as velocidades às vezes são melhores e a confiabilidade também nos locais em que atendem.

Capacidade de explosão

Tal como acontece com a largura de banda de emergência, também com capacidade extra. Nesse cenário, o serviço de celular está estabelecido, mas basicamente não é usado, exceto quando necessário. Nesse caso, necessidade significa picos de tráfego sustentados que causam degradação de desempenho na conexão primária ou que simplesmente excedem sua capacidade. Um varejista entrevistado por Nemertes usa WWAN para failover e bursting, empregando-o regularmente como capacidade de burst durante as temporadas de férias, quando o tráfego atinge o pico.

Artigo recomendado: PHP 8: análise completa da versão

Conexão primária

O wireless também pode ser usado como a única tecnologia para conectividade WAN, substituindo inteiramente os links convencionais com fio. As organizações que tiveram sucesso com esse modelo geralmente substituíam as antigas instalações de cobre – linhas DSL, T1s, T1s fracionários, T1s emparelhados – e muitas vezes em áreas fora dos centros urbanos e subúrbios de primeiro anel, onde a conectividade com fio é mais escassa ou mais cara.

Prós e contras

Para empresas que buscam WWAN em um ou mais desses quatro casos de uso, os profissionais foram claros e consistentes:

  • Disponibilidade geográfica quase onipresente de 4G LTE, geralmente de vários provedores
  • Acesso instantâneo
  • Larguras de banda excedendo a conectividade com fio mais antiga e low-end
  • Confiabilidade semelhante ou melhor para os locais atendidos

Os contras também foram consistentes:

  • Disponibilidade limitada de um modelo de preço com fio (uma taxa mensal fixa para uma velocidade definida, independentemente de quantos bits são transmitidos)
  • Custo mais alto em comparação com os serviços com fio sendo substituídos (na maioria dos casos, o preço por megabit por segundo caiu, mas o custo absoluto aumentou)
  • Problemas em alguns locais com o posicionamento da antena devido aos materiais de construção e à localização dos wiring closets
  • Evitando limites de uso e aceleração de velocidade

O preço era uma das desvantagens mais comumente citadas para a WWAN entre as organizações entrevistadas por Nemertes.

5G traz divisão de rede e preços com fio para WWAN

À medida que se torna mais amplamente disponível, o 5G trará melhorias bem-vindas ao mundo da WWAN. Velocidades mais altas e confiabilidade são dois, mas um terceiro importante é o fatiamento de rede , que permite às operadoras controlar quanta capacidade um determinado cliente pode consumir em uma estação base compartilhada. Com o fatiamento em vigor, as operadoras serão capazes de fazer promessas de capacidade aos clientes corporativos e ter os meios para cumpri-las.

No mínimo, o fatiamento pode ser usado para implementar o uso de compartilhamento justo, evitando que a demanda de qualquer cliente deixe outros que usam o mesmo ponto de acesso de fome. Ele também pode dividir a capacidade para clientes corporativos fixos-sem fio da capacidade que atende ao público em geral.

Em qualquer um dos quatro casos de uso descritos acima, velocidades mais altas, melhor confiabilidade e garantias de capacidade significativas serão melhorias bem-vindas em relação ao estado da arte. Tão importante quanto, a divisão de rede será fundamental para as operadoras tornarem os preços com fio amplamente disponíveis, permitindo o nível de engenharia de tráfego de que precisam para fazê-lo.

Com preços semelhantes aos com fio e níveis 4G de cobertura geográfica, o 5G WWAN se tornará uma opção padrão para a maioria das organizações considerar junto com a conectividade com fio em qualquer um dos casos de uso acima.

brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =