10 pacotes Node.js que todo desenvolvedor JavaScript precisa conhecer

COMPARTILHAR:

Você gasta muito tempo tentando criar código JavaScript? Continue lendo para saber mais sobre os vários pacotes Node.js que tornam a vida de um desenvolvedor JavaScript produtiva e fácil.

JavaScript é uma linguagem síncrona de thread único. É a linguagem de programação mais comumente usada no desenvolvimento de software e aplicativos. Muitos frameworks como Reactjs, Angularjs, Vuejs, Expressjs e Node.js são desenvolvidos usando sua linguagem base JavaScript.

Muitos desenvolvedores têm problemas de programação em JavaScript devido a vários conceitos complexos, como promessas, loops de eventos, retornos de chamada, elevação, fechamentos, etc.

1. Retire.js

Retire.js é uma biblioteca Javascript que fornece uma lista de vulnerabilidades relacionadas a outras versões de bibliotecas Javascript.

Ele pode ser usado como uma extensão do Chrome, extensão do Firefox, scanner de linha de comando, plug-in Grunt e muito mais. Ele pode ser instalado com o seguinte comando:

$ npm install -g retire

Retire.js tem vários comandos para inspecionar JavaScript e arquivos node. Ele verifica sites JavaScript e registra avisos no console do desenvolvedor. Retire.js gera o código de saída 13 quando uma vulnerabilidade é encontrada. As tarefas do Gulp verificam automaticamente os arquivos e relatam vulnerabilidades.

2. Np

Np é um pacote JavaScript que fornece várias funções, como limpeza de código, instalação de dependências, publicação de pacotes e tags, etc. Ele garante que o código seja enviado para a ramificação mestre e fornece uma interface do usuário interativa.

A autenticação de dois fatores é usada para proteger novos repositórios. Ele garante que o trabalho seja feito na versão mais recente reinstalando as dependências. A versão mais recente é carregada no npm. Ele pode ser instalado com o seguinte comando:

$ npm install --global np

Seus vários recursos incluem publicação de código de qualquer ramificação, criação de subdiretórios para publicação, pular limpeza e teste de código e muito mais. A configuração do np pode ser feita globalmente e localmente por meio de sinalizadores CLI em arquivos de configuração np, como np-config.js -config.json.

3. ESLint

ESLint é uma ferramenta de pacote JavaScript que analisa JavaScript e reconhece padrões no código ECMA/JavaScript. Ele usa o AST para avaliar padrões no código. Todas as regras da ferramenta são definidas como plugins e podem ser adicionadas dinamicamente em tempo de execução. O ESLint pode ser instalado com o seguinte comando:

$ npm init @eslint/config

Uma vez instalado com o comando acima, é gerado um arquivo .eslintrc contendo um conjunto de regras com definições de erros e suas respectivas condições. O ESLint permite que todas as dependências sejam definidas no arquivo .lock do usuário e não usa seu próprio arquivo .lock. Também é muito seguro.

4. Shelljs

Shelljs é um ambiente que pode executar comandos UNIX em qualquer sistema operacional por meio da API Node.js. Shelljs é portátil e também suporta plugins de terceiros. Os vários comandos que podem ser usados ​​são echo, exec, chmod, pushd, popd, cd, cat, etc. O comando a seguir pode ser usado para instalar o Shelljs.

$ npm install [-g] shelljs

Ele foi testado em vários projetos como Firefox, JSHint, ESLint, Zepto, etc. As importações locais de pacotes Shelljs são preferidas às importações globais. Também pode ser configurado para ser silencioso, fatal, detalhado, etc.

5. Omelette

O Omelette fornece um modelo para código de preenchimento automático para projetos Node e Deno. Ele usa uma API super simples e também suporta API Async e API Tree. Um snippet de código de exemplo que implementa o Omelette é mostrado abaixo:

import * as omelette from 'omelette';
const firstArgument = ({ reply }) => {
  reply([ 'beautiful', 'cruel', 'far' ])
}
const planet = ({ reply }) => {
  reply([ 'world', 'mars', 'pluto' ])
}
omelette`hello|hi ${firstArgument} ${planet}`.init()

Após importar o Omelette, você deve criar um objeto Omelette. Várias funções para conclusão de código, como setupShellInitFile() para configuração, cleanupShellInitFile() para limpeza, podem ser chamadas no objeto omelete. Ele também oferece suporte ao uso de funções do Lambda para criar APIs literais de modelo complexo.

6. Prettier

Prettier é usada para formatar o código. Ele ajuda a fornecer espaço de tabulação, acompanhar o conteúdo máximo em uma linha e garantir o recuo adequado em condicionais e instruções de loop. Ele converte o código em um formato limpo e legível. Por exemplo:

O trecho de código é o seguinte:

foo(reallyLongArg(), omgSoManyParameters(), IShouldRefactorThis(), isThereSeriouslyAnotherOne());

Converte para o seguinte ao usar a extensão Prettier:

foo(
  reallyLongArg(),
  omgSoManyParameters(),
  IShouldRefactorThis(),
  isThereSeriouslyAnotherOne()
);

Ele pode ser executado em ambientes CI, Ambientes de Desenvolvimento Integrado (IDEs), etc.

7. jscpd

jscpd é um serviço técnico de gestão de dívidas. Este é um pacote JavaScript que ajuda a encontrar trechos de código duplicados em vários códigos e documentos digitais. Ele usa um algoritmo de correspondência de string chamado Rabin-Karp para detectar a duplicação de código.

jscpd/core fornece detecção de duplicação de código em vários ambientes, e jspd/tokenizer é usado para tokenizar o código-fonte do programa. Além disso, existem muitos outros pacotes como html-reporter, badge-reporter, leveldb-store. O comando para instalar o jscpd é:

$ npm install -g jscpd

jscpd é usado pelo GitHub Super Linter, Code-Inspector, Mega-Linter, Codacy e muito mais. Cada um usa jscpd para propósitos diferentes. Eles o usam para processamento de linguagem natural, agregadores de linha, análise de código e muito mais.

8. Vtop

Vtop é um monitor que fornece uma representação gráfica da atividade da linha de comando. Ele fornece informações de utilização da CPU analisando os vários threads e processos em execução e plotando-os por gráficos, picos, etc. É desenvolvido usando JavaScript, Makefile e Shell. O comando para instalar o Vtop é:

$ npm install -g vtop

Dependendo dos requisitos, vários temas e códigos de cores podem ser usados ​​para tornar a GUI mais atraente. Vários atalhos de teclado como “u” para atualizar, “g” para ir para o topo de um processo na lista, “G” para ir para o final da lista, “dd” para matar um processo pertencente a um grp, etc. . pode ser usado.

9. Standardjs

Standardjs é uma biblioteca JavaScript que automatiza a configuração de arquivos, formata código e descobre rapidamente problemas de manipulação de exceções do programador. O comando para instalar o Standardjs é o seguinte:

$ npm install standard --global

Uma vez instalado, você pode executá-lo em um arquivo/snippet usando o comando “default” na interface da linha de comando. Todas as dependências do Standardjs podem ser adicionadas definindo “standard:”* no objeto de dependências do arquivo package.json.

Também pode ser instalado como um plugin para vários editores de texto, como Visual Studio Code, Sublime Text, Atom, Vim, Brackets, etc. Node.js, Expressjs, npm, Brave e GoDaddy usam Standardjs para suas necessidades de negócios.

10. NodeJsScan

NodeJsScan é um scanner de código seguro estático para aplicativos Node.js. Ele informa sobre o status de segurança do seu aplicativo por meio de uma interface do usuário interativa. Ele pode ser integrado a vários aplicativos, como Slack para alertas/notificações, alertas por e-mail, configurando as configurações de SMTP no arquivo NodeJsScan settings.py, pipelines CI/CD, etc. Também ajuda a construir imagens docker.

Ele registra mensagens de erro, informações e avisos. Uma descrição detalhada do erro, como por que ocorreu, gravidade, número da linha em que ocorreu o erro, número de arquivos verificados e problemas encontrados. Gráficos e tabelas também são desenhados para facilitar a leitura e análise.

Conclusão

JavaScript é a linguagem de programação mais utilizada no desenvolvimento de software. Para facilitar a vida dos desenvolvedores, vários pacotes Node.js foram desenvolvidos.

Pacotes Node.js como Retire.js, Shelljs, NodeJsScan, Prettier, etc. Pode ser usado para formatar código, garantir segurança, destacar alterações de código, remover módulos de nó pesados ​​e desnecessários e muito mais. Isso ajuda os desenvolvedores a depurar, escrever e gerenciar seu código com eficiência.

Leia também: Qual é a linguagem de programação de jogos mais fácil?

COMPARTILHAR:
brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.