Conteúdo
Não sabe qual carreira seguir como engenheiro de software? Aqui estão algumas opções promissoras de carreira sem código para desenvolvedores de software.
Os desenvolvedores de software têm muitas opções para expandir suas carreiras além da codificação, mesmo que se baseiem em sua experiência e conhecimento técnico.
Dada a ampla gama de aplicativos de desenvolvimento de software, posições semitécnicas e técnicas adjacentes estão disponíveis em todos os setores da indústria. Abaixo estão algumas posições em vários campos.
Alternativas de Tecnologia Adjacente
Os programadores que desejam continuar trabalhando em tecnologia, mas desejam mudar suas responsabilidades de trabalho, podem explorar opções alternativas de tecnologia, como:
01 – Recrutamento técnico
Além do conhecimento e das responsabilidades tradicionais de recrutamento, como recrutar talentos e conduzir entrevistas, os recrutadores técnicos são especialistas no assunto que podem validar o conhecimento, a educação e a experiência de um candidato em potencial por meio de entrevistas técnicas, testes e outras medidas. Eles são os principais responsáveis pelo recrutamento de cargos no desenvolvimento de software.
02 – Professor Técnico
Codificadores experientes podem treinar novos contratados, líderes de equipe e outros desenvolvedores de software nas linguagens e plataformas em que são bons. Essa função também pode exigir algumas responsabilidades de orientação. É como fazer o papel de um professor, mas com alunos bem treinados e qualificados em um ambiente técnico.
03 – Escritor Técnico
Os trabalhos de redação técnica envolvem a redação de white papers, documentos de pesquisa, documentos SDK, documentos API, cronogramas de teste, guias do usuário, planos de projeto, padrões de negócios, documentos de design de alto nível e redação geral para um público de nicho tecnicamente sólido.
04 – Suporte técnico (high-end)
O suporte técnico de última geração inclui solução de problemas para funcionários em desenvolvimento de software e áreas relacionadas, como operações on-line, desenvolvimento de aplicativos, manutenção etc.
Plano de Carreira de Gestão
Após um certo número de anos de codificação, você pode avançar para uma posição de desenvolvedor sênior ou expandir para uma posição de gerenciamento. Aqui estão algumas coisas que você pode explorar:
05 – Gerente de Produto
Os gerentes de produto supervisionam todo o processo de gerenciamento do ciclo de vida do desenvolvimento de software, desde o planejamento até as fases de lançamento e tudo mais. É um papel de liderança que exige finanças, planejamento e propriedade do produto e reúne uma equipe de desenvolvedores para executar a visão do cliente.
06 – Gerente de Projetos
O gerenciamento de projetos em engenharia de software envolve a liderança de equipes técnicas e não técnicas para atingir os objetivos técnicos. O gerenciamento de projetos começa com uma declaração de trabalho. Envolve a ligação com todas as partes interessadas e contribuintes individuais, obtendo recursos, resolvendo problemas do dia-a-dia e acompanhando o orçamento, o progresso e os recursos até a conclusão do projeto.
07 – Gerente de Software Empresarial
Engenheiros com profundo conhecimento de sistemas de gerenciamento de banco de dados, como Oracle, Salesforce, etc. podem expandir para essa função que envolve o gerenciamento pessoal de equipes de gerenciamento de software empresarial, suas operações diárias, manutenção de banco de dados e muito mais. ‘ O software da empresa também será usado para interagir com várias partes interessadas e departamentos.
Ciência de dados
A ciência de dados é o processo de análise de dados usando métodos científicos, algoritmos e manipulação de sistemas de gerenciamento de banco de dados para arquivar, armazenar, categorizar, analisar e extrair insights de dados.
Os engenheiros de software podem trazer sua experiência de codificação, abordagem estruturada para processar dados e conhecimento lógico para essas funções. A maioria das posições neste campo requer pouca codificação e oferece alguns dos empregos mais lucrativos em tecnologia.
08 – Gerenciador de banco de dados
A administração de banco de dados envolve a criação, instalação, configuração e gerenciamento de bancos de dados exclusivos para clientes e empresas. Os administradores de banco de dados conhecem os detalhes dos sistemas que usam e são responsáveis por sua segurança, operação normal e solução de problemas.
09 – Analista de Dados
Os analistas de dados usam dados e os estudam no contexto, juntamente com tendências e dicas sociais, para fornecer consultoria e soluções de negócios para indústrias, organizações de mídia, plataformas de mídia social e muito mais. Traduzir aprendizado e insights em soluções acionáveis e comunicar efetivamente as descobertas para resolver problemas emergentes e existentes são o forte dos analistas de dados.
10 – Engenheiro de P&D
Como qualquer outro campo, a tecnologia de software requer pesquisa e desenvolvimento para avançar em sua produção. Portanto, os engenheiros de P&D são responsáveis por conceituar, implementar, criar teorias e princípios orientadores para esses projetos de pesquisa, criar experimentos, protótipos e modelos para avançar na compreensão do assunto e traduzir os resultados em novos conceitos, produtos, serviços e insights técnicos. áreas.
Vendas e Marketing
Vendas, marketing e desenvolvimento de software podem pertencer a muitas verticais diferentes, mas o setor combina os dois para fornecer suporte técnico ao marketing tradicional. Aqui estão algumas funções de vendas e marketing que você pode desempenhar com sua experiência de desenvolvimento de software:
11 – Engenheiro de Vendas e Marketing
Não é uma função primária de vendas ou marketing, mas sim ajudar e aconselhar as pessoas nessas funções. Os engenheiros de vendas e marketing ajudam vendedores, profissionais de marketing, profissionais de publicidade, gerentes e clientes a entender os detalhes, aspectos técnicos e muito mais de um produto ou serviço de software.
Eles também fornecem suporte técnico para atingir metas de marketing e coletar, agrupar e analisar dados. Portanto, o gerente de marketing técnico, engenheiro de marketing de produto e engenheiro de vendas são alguns dos termos usados para anunciar essas posições.
12 – Evangelista de produtos
A promoção do produto é semelhante à promoção de um produto específico para o público em geral, uma empresa ou uma equipe dentro de uma empresa. Então, o conhecimento técnico sólido de software específico, novas linguagens de programação ou sistemas de banco de dados é útil ao tentar impulsionar uma adoção mais ampla.
Difere do marketing tradicional, pois a experiência, o conhecimento, a especialização e a carga de trabalho do comunicador são a base para a compra do público. Exemplos típicos dessa função incluem evangelista de aplicativos móveis, evangelista de serviços educacionais etc.
13 – Advogado desenvolvedor
Desenvolvedores de software experientes podem aproveitar sua experiência e conhecimento em uma área específica de codificação ou um produto ou serviço (como Amazon Workspaces) e ensinar a outros desenvolvedores a melhor maneira de usá-lo. Portanto, quando você começa a compartilhar seus processos, métodos, insights e muito mais, seu conhecimento superior ajuda a aumentar a compreensão e o uso do produto por toda a comunidade.
Os recursos do Developer Advocate geralmente são baseados em produto/serviço/linguagem, como AWS Developer Advocate, PHP Developer Advocate, etc.
Aproveite sua experiência de codificação
O desenvolvimento de software é uma carreira estressante, embora ofereça mais vantagens do que a maioria das outras carreiras STEM. Então, começa com uma pós-graduação em engenharia de ciência da computação ou disciplina semelhante, aprendendo a codificar em linguagens de programação de alto nível e ficando um passo à frente, alcançando outras linguagens de programação, plataformas de banco de dados mais recentes e muito mais.
Escolher mudar para uma função diferente é opcional, mas dominar os desenvolvimentos mais recentes em programação de software não é.
Leia também: O que é o Wi-Fi 7? Ele substituirá a Ethernet?