Pular para o conteúdo

3 linguagens para dominar e ser um desenvolvedor Android

desenvolvedor android
Compartilhar:

Embora a Apple geralmente receba muito hype e brilho nos EUA e em outras economias ocidentais, os dispositivos Android ainda são mais prevalentes e populares globalmente. Da Samsung à LG, da Huawei ao Google, existem muitas empresas desenvolvendo dispositivos baseados em Android que só podem florescer com a ajuda dos recursos e possibilidades do sistema operacional Android. Isso também significa que o desenvolvedor Android continua em grande demanda globalmente devido à importância de boas escolhas do sistema operacional Android.

No entanto, ao contrário da Apple, que desenvolve principalmente com iOS e oferece uma gama mais limitada de dispositivos, os dispositivos Android oferecem uma gama mais ampla de oportunidades e desafios de hardware. Além disso, a diversidade de fabricantes significa que os desenvolvedores do Android geralmente exigem muita experiência técnica e conhecimento de linguagens de programação úteis e gerais para serem realmente eficazes e bem-sucedidos. Enquanto os desenvolvedores da Apple geralmente podem iniciar suas carreiras profundamente no Swift, os desenvolvedores do Android têm uma variedade maior de linguagens de programação para escolher ao fazer cursos de programação ou aprender sua primeira linguagem de programação.

Então, qual é a linguagem ideal para desenvolvedores Android? Quais linguagens têm menos curva de aprendizado, mais extensíveis e versáteis e mais “custo-benefício” em termos de carreira de desenvolvedor Android de sucesso? Aqui estão 3 linguagens de programação que você deve conhecer para se tornar um desenvolvedor Android, juntamente com os benefícios e desafios específicos de aprender cada linguagem.

Java

Indiscutivelmente a linguagem de programação mais usada no mundo hoje, Java também é atualmente a linguagem mais popular usada para o desenvolvimento de aplicativos Android (foi a primeira linguagem oficial para o desenvolvimento Android, embora tenha passado para Kotline nos últimos anos). Atualmente, a maioria dos aplicativos móveis na Google Play Store são criados nessa linguagem. Uma das maiores razões para isso é que a linguagem Java é apoiada pelo Google, tornando-a uma escolha natural para os primeiros desenvolvedores do Android, embora a linguagem em si já existisse muito antes dos smartphones serem os dispositivos onipresentes de hoje. Comparado a muitas linguagens menos conhecidas, o Java oferece vantagens significativas – uma grande comunidade de desenvolvedores global existente que oferece mais ferramentas, plug-ins, recursos e bibliotecas de rede de suporte do que qualquer outra linguagem.

pacote fullstack danki code

Para ser claro, Java não é a linguagem mais fácil para iniciantes aprenderem e experimentarem, e a experiência em escrever código é necessária para usá-la para construir aplicativos móveis complexos e lidar com o processo de desenvolvimento de aplicativos de forma eficaz. Java é uma linguagem complexa para iniciantes porque inclui tópicos complexos como construtores, exceções de ponteiro nulo, simultaneidade, exceções verificadas e outras coisas além dos componentes mais simples de linguagens amigáveis ​​para iniciantes como Python ou tema Ruby. O Android Software Development Kit (SDK) adiciona complexidade adicional ao aprendizado e uso da linguagem.

No entanto, apesar da curva de aprendizado mais acentuada do Java, quando você pega o jeito, pode criar aplicativos elegantes e fáceis de usar que podem competir com qualquer coisa na Google Play Store hoje. Além disso, o Java oferece uma variedade de outros casos de uso além do desenvolvimento móvel – o que significa que, se você estiver interessado na mudança no ritmo do desenvolvimento móvel, poderá entrar em uma nova área de desenvolvimento mais tarde em sua carreira.

Kotlin

Como sucessor oficial do Java para o Google, o Kotlin cresceu rapidamente para uma participação de mercado considerável na comunidade de desenvolvimento do Android. Desenvolvido há apenas alguns anos e estabelecido pelo Google como a linguagem oficial do Android em 2019, a simplicidade, eficiência e compatibilidade cruzada do Kotlin com Java o tornam ideal para desenvolvedores (iniciantes ou experientes) que desejam aprender uma nova linguagem. opção atraente. Como qualquer linguagem projetada com um caso de uso específico em mente, o Kotlin também fornece aprimoramentos e correções que o tornam mais adequado para lidar com os desafios e problemas de programação que os desenvolvedores Java enfrentam há muito tempo ao codificar exclusivamente para aplicativos Android.

Por design, Kotlin fornece uma alternativa ao Java com recursos modernos, layout atraente e código mais legível. Em contraste, Java é mais rápido, mais maduro, mais seguro e permite que os desenvolvedores escrevam códigos mais curtos. O Kotlin também tem uso limitado fora do setor de desenvolvimento Android, o que significa que é uma opção melhor para quem quer se concentrar no nicho Android ou tem tempo para aprender outras linguagem mais tarde na carreira.

CURSO GRATUITO DE DESENVOLVIMENTO WEB

C++/C#

Você pode pensar nisso como as opções 3A e 3B, porque C# e C++ são variantes diferentes da linguagem C básica que compartilham algumas características importantes, mas também oferecem seus próprios pontos fortes e fracos para o desenvolvimento Android.

Embora o C++ não seja a linguagem mais fácil de dominar para novos desenvolvedores, ele fornece uma excelente opção para criar aplicativos Android poderosos e avançados. C++ é uma das linguagens de desenvolvimento mais populares do mundo e é amplamente utilizada para criar sistemas operacionais, plataformas de videogame e filmes 3D. O uso de C++ para desenvolvimento Android é atraente devido ao desempenho da experiência do usuário quando o código é executado nativamente em um smartphone. No entanto, esse recurso é uma faca de dois gumes, pois também torna as tarefas de desenvolvimento desafiadoras. Embora o C++ tenha enormes recursos e continue sendo uma das melhores ferramentas para projetar jogos para Android, aprendê-lo requer muito tempo e esforço.

Leia também: Web3: Ethereum lidera em desenvolvedores

Ao mesmo tempo, C# combina alguns dos melhores recursos de Java e C++. Essa integração o torna adequado para uma variedade de tarefas de desenvolvimento, de jogos a programas avançados baseados em Windows e, mais recentemente, aplicativos Android. Desenvolvida e lançada pela primeira vez em 2000, essa tecnologia de propriedade da Microsoft construiu uma grande comunidade de desenvolvedores nas últimas duas décadas devido à sua curva de aprendizado mais fácil e ampla variedade de casos de uso. C# também tem várias melhorias em relação às iterações anteriores da linguagem C, como programação orientada a objetos. A combinação da versatilidade e dos princípios fáceis de aprender do C# o torna outra ótima opção para os novos desenvolvedores Android aprenderem.

CURSO GRATUITO DE PYTHON

Outras linguagens de desenvolvimento Android que você precisa conhecer

Python

Pode ser usado para desenvolvimento Android mesmo que o Android não suporte desenvolvimento Python nativo, usando várias ferramentas para converter aplicativos Python em pacotes Android que podem ser executados em dispositivos Android. O Python também oferece uma das curvas de aprendizado mais fáceis para novos desenvolvedores devido à sua sintaxe clara e simples semelhante ao inglês.

Corona

Um kit de desenvolvimento de software que pode ser usado para desenvolver aplicativos Android usando Lua. Embora Lua seja mais limitada que Java, também é significativamente mais simples e oferece uma curva de aprendizado mais fácil. Além disso, há recursos integrados de monetização e vários ativos e plug-ins que enriquecem o processo de desenvolvimento de aplicativos.

HTML/CSS/JavaScript

Os aplicativos Android também podem ser criados usando uma combinação de HTML, CSS e JavaScript por meio da estrutura Adobe PhoneGap desenvolvida pelo Apache Cordova. A estrutura PhoneGap essencialmente permite que as habilidades de desenvolvimento da Web sejam usadas para criar aplicativos híbridos que são exibidos por meio de um “WebView”, mas ainda empacotados como aplicativos Android padrão.

Brayan Monteiro

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 20 =