Web3: Ethereum lidera em desenvolvedores

COMPARTILHAR:

De acordo com o relatório State of Cryptocurrency 2022 da a16z, o Ethereum mantém sua liderança entre os desenvolvedores web3, mas os concorrentes estão superando.

O relatório começa com uma breve introdução às várias eras da web e por que a web3 é emocionante para muitos:

  • Web1 (~1990-2005) – Baseado em um protocolo aberto, descentralizado e governado pela comunidade. No entanto, é relativamente básico em termos de funcionalidade.
  • Web2 (por volta de 2005-presente) – Um serviço centrado em silo que delega valor e propriedade de conteúdo a algumas grandes corporações. Os recursos são mais avançados, mas também sujeitos ao autoritarismo digital.
  • Web3 (agora) – visa combinar a descentralização e os ideais da web1 com os recursos de última geração da web2.

O Ethereum demonstrou o potencial dos contratos inteligentes e desfruta de uma vantagem de pioneirismo.

Depois do Bitcoin, o Ethereum é o nome mais reconhecível no espaço criptográfico, possui os aplicativos mais descentralizados (dapps) e domina o setor financeiro descentralizado (defi), em comparação com seu concorrente mais próximo BSC (~$8,67 bilhões), “bloqueado” cerca de $71 bilhões ).

Ethereum tem cerca de 4.000 desenvolvedores ativos mensais. Isso está bem à frente de Solana (~ 1.000), Bitcoin (~ 500) e cadeias como Avalanche, BNB Chain, Polygon, NEAR, Tezos, Internet Computer e Cardano (~ 300).

No entanto, o Ethereum tem sido atormentado por altas taxas e baixas velocidades de transação. O Ethereum 2.0 abordará esses problemas, mas pode levar vários anos para concluir o lançamento. Enquanto isso, as plataformas mais recentes atraem usuários com a promessa de taxas baixas e transações rápidas.

Três das plataformas web3 – Solana, BNB Chain e Polygon – já possuem mais transações diárias que o Ethereum. Outros estão alcançando rapidamente.

Aqui estão as seis principais plataformas classificadas por volume diário de negociação (média de 30 dias):

  • Solana (15.3M)
  • BNB Chain (5.0M)
  • Polygon (3.4M)
  • Ethereum (1.1M)
  • Avalanche (832K)
  • Fantom (743K)

Solana (15,4 milhões) e BSC (9,4 milhões) superaram o Ethereum (5,5 milhões) por endereços ativos em 30 dias.

No momento, os usuários não parecem desencorajados pelas altas taxas do Ethereum. Os usuários do Ethereum estão sofrendo com taxas de transação vertiginosas, apesar dos volumes de transações mais baixos do que Solana, BNB Chain e Polygon.

Aqui estão as mesmas seis plataformas de taxas de transação (média de 7 dias):

  • Ethereum ($15.2M)
  • BNB Chain ($1.3M)
  • Avalanche ($821.1K)
  • Fantom ($192.6K)
  • Polygon ($93.9K)
  • Solana ($62.0K)

Os defensores do Ethereum dirão que a maioria das plataformas rivais sacrifica a descentralização em busca de velocidade e taxas baixas. No entanto, usuários e desenvolvedores estão claramente dispostos a aceitar algum grau de centralização para uma experiência mais escalável e utilizável.

Embora muitas das plataformas mencionadas sejam geralmente consideradas insuficientemente diferenciadas das alternativas centralizadas, concorrentes como Tezos e Internet Computer afirmam ter alcançado mais equilíbrio entre descentralização, taxas e desempenho.

NFTs (tokens não fungíveis) são um dos maiores casos de uso de blockchain hoje – capacitando criadores e fornecendo aos compradores uma propriedade indiscutível. Mesmo as taxas de transação no Ethereum podem parecer baratas em comparação com a taxa de aceitação das plataformas de criadores centralizadas.

“Quando a Big Tech tem uma taxa de aceitação maior do que a máfia, você sabe que temos sérios problemas com nossa economia”, disse o congressista americano Rich Torres, que representa o South Bronx.

Aqui estão as taxas de aceitação para algumas plataformas centralizadas populares:

  • Facebook, Twitter e Instagram (~100%)
  • YouTube (45%)
  • App Store (até 30%)

Comparando essas taxas de aquisição centralizadas com os 2,5% da plataforma NFT descentralizada da OpenSea, é fácil ver por que os criadores estão entusiasmados com a web3.

Além de finanças e arte, o crescimento da web3 também está ocorrendo em áreas como jogos, mundos virtuais, telecomunicações e DAOs (Organizações Autônomas Descentralizadas).

Embora os preços de token/token dos projetos web3 tenham caído junto com as ações de tecnologia nos últimos meses, é claro que o entusiasmo pelo potencial que eles oferecem permanece. Independentemente da ação do preço, os desenvolvedores da Web3 continuarão a construir o futuro.

“Como o lendário investidor Benjamin Graham uma vez alegorizou: é melhor não se concentrar no ‘Sr. Mercado’”, ele frequentemente salta da exuberância e euforia para o desespero e a depressão. Seguindo a sabedoria de Graham, adicionamos um adendo: Better Builds”, escreveu a16z em uma postagem no blog.

“Considere que qualquer aspirante a fundador que abandonou a tecnologia e a internet depois que a bolha das pontocom estourou no início dos anos 2000 perdeu as melhores oportunidades da década: computação em nuvem, redes sociais, streaming de vídeo online, smartphones, etc. Considere web3 em Que sucesso igual seria.”

Leia também: Intel detalha roteiro de IPU para lançar CPUs
COMPARTILHAR:
brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.