Conteúdo
Não importa se você está desenvolvendo um blog regular ou um site de comércio eletrônico completo: você precisa de um certificado SSL. Aqui estão algumas razões práticas.
Dê uma olhada no topo desta página. Na barra de endereços, você verá “HTTPS” – o “S” significa certificado SSL (Secure Sockets Layer), o que significa que sua conexão é segura. Você deve ver um em qualquer site que solicite dados pessoais (especialmente informações de pagamento). Na verdade, você deveria estar em todos os lugares hoje em dia.
Então, o que é um certificado SSL? o que isso significa? Por que comprar um se você tem seu próprio site?
O que é um certificado SSL?
Embora os detalhes por trás dos certificados SSL possam ser uma dor de cabeça, seus fundamentos são todos sobre segurança e privacidade. As organizações podem obter certificados digitais para provar que são sites legítimos e estabelecer uma conexão segura entre o servidor web e o navegador do usuário.
Ao enviar dados entre dispositivos, eles ficam vulneráveis a cibercriminosos. Hackers podem interceptar comunicações. Mas os sites que exibem um certificado SSL criptografam esses dados para que não possam ser lidos quando estiverem em trânsito entre o servidor e o cliente.
Você precisa de um certificado SSL?
Os certificados SSL são importantes, especialmente se você administra seu próprio site. Não importa se você é um pequeno blog ou um site de comércio eletrônico completo: você precisa de um certificado SSL. Aqui estão algumas razões práticas.
1. Certificados SSL impedem hackers
HTTP é um protocolo de texto que envia informações entre seu dispositivo e o site que você está visitando. HTTPS é sua versão segura. Como mencionado, ele criptografa as informações, então qualquer coisa enviada entre o par é embaralhada, tornando-a quase ilegível.
Isso é fundamental se você estiver inserindo informações confidenciais, como senhas ou informações de cartão de crédito. Mas também protege contra ataques man-in-the-middle (MITM): é quando um terceiro (ou seja, um hacker) intercepta a transmissão entre dois clientes.
Você pode não pensar que esta é uma pergunta importante. No entanto, sem criptografia, os cibercriminosos podem exibir páginas da Web falsas. Links neste site falso podem baixar conteúdo malicioso, como malware, em seu computador.
Se você instalar um certificado SSL, seus leitores receberão a mensagem que você deseja que eles leiam.
2. Você é mais confiável pelos usuários
Escusado será dizer que os leitores confiam muito mais em um site seguro do que em um site que pode ser prejudicial ao seu dispositivo. Espero que você sempre mantenha seu site seguro verificando a URL, especialmente as páginas de comércio eletrônico. Alguns usuários até usam uma rede privada virtual (VPN) para garantir que um bom nível de segurança seja mantido.
Há alguns anos, poucas pessoas conheciam os certificados SSL. Mais pessoas agora reconhecem a necessidade desse tipo de segurança. Podemos agradecer ao Google por aumentar a conscientização.
Com um certificado, você está enviando uma mensagem para seus leitores e clientes, provando a eles que leva a sério a privacidade deles. Ao fazer isso, você está incutindo confiança.
Se você não tem um certificado SSL, está acenando uma bandeira vermelha para seus leitores, o que pode impedi-los de acessá-lo.
3. O Chrome pode exibir seu site corretamente
Qualquer usuário do Google Chrome que tentar visitar um site sem um certificado SSL verá uma página lembrando que a conexão não é privada.
Lembre-se, o Google Chrome é o navegador convencional mais popular. As pessoas adoram sua interface e adoram o quão seguro é. Durante a maior parte de sua vida, o Chrome carrega páginas criptografadas com um cadeado com uma mensagem verde “segura”.
Em 2018, o Google mudou sua posição sobre o assunto. Em vez de ver o HTTP como o modelo padrão para sites, o Chrome vê o HTTPS como o modelo padrão e exibirá apenas com relutância um site inseguro, ou seja, após avisar o usuário que não é seguro.
4. Os certificados SSL fornecem classificações aprimoradas do mecanismo de pesquisa
Determinamos que, sem SSL, o Chrome não gostará do seu site, nem o Google, como mecanismo de pesquisa.
Muitas pessoas confiam na otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para obter uma classificação mais alta no Google. Mas pesquise qualquer coisa, e as chances são de que a grande maioria dos resultados na primeira página terá endereços HTTPS. Pergunte a qualquer especialista em SEO e eles lhe dirão que é crucial que seu site esteja nas duas primeiras páginas de resultados. Relativamente poucos vão além disso.
Qualquer coisa legal que você possa fazer para ficar à frente da concorrência – especialmente priorizar a segurança – é fundamental.
Com um certificado SSL, não apenas seus leitores confiarão mais em você, mas também os mecanismos de pesquisa. Isso atrairá mais leitores e, quanto mais popular for o seu blog, mais alto ele será classificado no Google! É um ganha-ganha.
Leia também: Como usar SSL no aplicativo Create-React-App
5. Certificados SSL para carregamento mais rápido
A classificação do seu site também é parcialmente determinada pela velocidade do seu site. Quanto mais rápido for o seu site, mais pessoas o visitarão e mais alto você estará nos resultados de pesquisa.
Portanto, apesar do que você pode ter ouvido, é bom que a mudança para HTTPS também melhore os tempos de carregamento da página. É um mito que adicionar um certificado SSL torna tudo mais lento. Na verdade, existe um site inteiro dedicado a demonstrar o quanto o HTTPS é mais rápido comparado ao HTTP.
A menos que isso não seja toda a verdade. A diferença entre HTTP e HTTPS é pequena, mas o último geralmente é na verdade um protocolo mais novo chamado HTTP/2. E HTTP/2 é realmente mais rápido que HTTP e HTTPS padrão.
Você se beneficiará de um desempenho aprimorado, assim como seu público. É mais provável que os usuários retornem se souberem que tudo carrega rapidamente.
6. Você pode conseguir um certificado SSL gratuito
Adicionar um certificado SSL é uma tarefa assustadora, e é por isso que sites menores geralmente não. E por que outros ficam felizes em cobrar taxas enormes por solicitações típicas de tecnologia. Você tem que ter cuidado porque sempre há pessoas que querem explorar os outros, especialmente quando se trata de tecnologia.
De fato, alguns hosts da web fazem parecer excessivamente complicado e penalizam quem não usa o serviço SSL da própria plataforma.
Mas não tem que custar a terra. Quanto mais certificados você precisar, maiores serão os custos futuros, mas você não precisa pagar. Basta procurar serviços baratos ou gratuitos. Compare os produtos que eles oferecem e considere qual é o melhor para sua posição.
Então, como você obtém um certificado SSL? Por exemplo, dê uma olhada em Let’s Encrypt. Lançado ao público no final de 2015, o software automatizado é apoiado por grandes nomes como Facebook, Shopify e Mozilla. É provavelmente o serviço gratuito mais conhecido de seu tipo, mas certamente não é o único.
7. Certificados SSL à prova de futuro para o seu site
A cibersegurança está em constante evolução. Os certificados SSL não são a melhor defesa contra hackers, mas são um bom começo. Porque o SSL também está evoluindo.
Especificamente, ele foi atualizado para Transport Layer Security (TLS). Você pode ter visto SSL e TLS usados de forma intercambiável, mas existem diferenças entre eles. O TLS é mais forte devido a verificações mais completas, algoritmos atualizados e melhor geração de chaves. Essas autenticações acontecem antes de qualquer retransmissão de dados, então isso acontece muito rapidamente.
Quando muitas empresas falam sobre ter um certificado SSL, geralmente significam que o TLS é usado.
Desde que seja HTTPS, as páginas são criptografadas entre os endpoints. Procure por TLS, mas também esteja ciente de que muitos serviços (como Let’s Encrypt e Symantec’s Encryption Everywhere) já o implementam.
Proteja seu site com um certificado SSL
Grande ou pequeno, comércio eletrônico ou blog, não importa: todo site precisa de medidas de segurança sólidas.
Você realmente não deve subestimar o poder do seu site, nem suas responsabilidades como proprietário. Da mesma forma, você não deve subestimar o poder dos endereços HTTPS, nem o poder da criptografia em geral. É uma parte importante da Internet. Se você ainda não o fez, é hora de obter um certificado SSL.