desenvolvedores Node JS
Compartilhar:

De acordo com a mais recente pesquisa de desenvolvedores do Stack Overflow, o Node.js é um runtime javascript e está entre as tecnologias mais populares atualmente, e sua popularidade está crescendo. Não é uma grande surpresa. A flexibilidade e a facilidade de uso do JavaScript, combinadas com o poder e a próspera comunidade de loops assíncronos rápidos, só aumentarão a produtividade e os recursos dos desenvolvedores Node.js.

O Node.js não é apenas um runtime popular entre os empregadores, mas também enfrenta a maior lacuna entre o número de desenvolvedores Node.js que os empregadores precisam e o número de desenvolvedores que realmente têm habilidades básicas.

Este artigo detalha 8 habilidades que todo desenvolvedor Node.js deve focar. Use esta lista para manter suas habilidades atualizadas ou saiba como subir de nível e se tornar um desenvolvedor web Node.js muito procurado.

1 – Node.js

Aprenda sobre o Node.js e mergulhe nele. Você deve entender como o Node.js funciona em sua essência e estar muito familiarizado com a API do Node.js. A comunidade Node.js criou um novo site com guias e informações sobre tópicos detalhados do Node.js para ajudar você a aprender mais.

Dominar áreas específicas de API Node.js recorrentes no desenvolvimento de aplicativos da Web é essencial, HTTP e manipulação de arquivos também. Além disso, a API do Node.js continua a crescer, portanto, você deve dominar os novos recursos do Node.js, como async/await.

fullstack pro - sujeito programador

2 – Framework de aplicativos da Web

Uma das dependências mais importantes de qualquer aplicativo Web Node.js é um bom framework. Embora você possa escrever seus próprios usando módulos HTTP, recomendamos fortemente que você construa e use o trabalho deles nos ombros das pessoas. Se você não escolheu o seu favorito, há muito por onde escolher. A pesquisa de Eran Hammer mostra que o Express tem mais envolvimento do desenvolvedor do que todos os outros frameworks combinados. O Hapi.js está em segundo lugar, desenvolvido pelo próprio Hammer, seguido por muitos outros frameworks com uma pequena fatia do mercado.

O Express não é apenas o mais popular neste caso, mas também oferece a melhor chance de se atualizar rapidamente com a maioria das novas bases de código. Além disso, é bem conservado e funciona bem.

3 – Segurança

A segurança na Web sempre foi um grande negócio, mas com todas as violações e problemas recentes, é definitivamente uma necessidade agora. Familiarize-se com o OWASP Top 10, uma lista ocasionalmente atualizada dos problemas de segurança mais importantes na Internet. Esta lista o ajudará a identificar e auditar onde seu aplicativo pode falhar na segurança.

Saiba como fornecer autenticação segura para seus aplicativos da web. O Passport é um middleware popular para autenticar usuários por meio de vários esquemas.

Saiba como usar a criptografia de maneira eficaz no Node.js. Bcrypt é o nome de um algoritmo de hash e é um pacote npm de criptografia comumente usado.

Mesmo que seu código seja seguro, sempre há uma chance de que uma de suas dependências não seja segura. O uso do comando “npm audit” ajudará você a determinar quando atualizar as dependências que identificaram e corrigiram problemas de segurança.

4 – Como fazer o front-end

Embora a maior parte do seu trabalho como desenvolvedor da Web Node.js esteja no código Node.js de back-end, você também pode precisar entrar no front-end de tempos em tempos para criar a experiência do usuário. A familiaridade com tecnologias de front-end, como JavaScript, HTML e CSS do lado do cliente, apenas facilitará a troca ocasional. Ganhe experiência com estruturas de front-end que ajudarão você a criar uma boa interface do usuário com menos esforço. Tal como acontece com a maioria das coisas, existem alguns para escolher, mas React e Vue parecem ser os mais populares e poderosos no momento.

5 – Banco de dados

Sua base de código Node.js é insuficiente para executar seu aplicativo da web. Você também precisa saber como armazenar dados dinâmicos em uma camada de persistência, como um banco de dados. Há muitas opções de banco de dados para listar aqui, mas geralmente a melhor maneira de interagir com elas no Node.js é por meio de uma ferramenta de Mapeamento Relacional de Objetos (ORM).

Uma opção popular é o Sequelize, que fornece uma API consistente para interagir, independentemente do tipo de banco de dados SQL ao qual você está se conectando. Isso não apenas oferece uma maneira conveniente de definir esquemas de tabela e atualizar registros, mas também oferece a opção de alternar facilmente os mecanismos de banco de dados, se necessário.
Se você preferir a opção NoSQL, o Mongoose é um dos ORMs mais populares para MongoDB. A conclusão é que você deve estar familiarizado com uma das soluções de banco de dados.

5 – Gerenciamento de Pacotes

Gerenciar pacotes Node.js é uma das partes mais fáceis da comunidade Node.js. O npm CLI é um utilitário fornecido com os binários do Node.js, mas teve muitos problemas gritantes ao longo dos anos. O Yarn é lançado como um substituto, tem alguns grandes patrocinadores e corrige muitos problemas que o npm não consegue lidar. Mas a concorrência gera inovação; o npm não apenas resolve esses problemas, mas também abre novos caminhos no gerenciamento de pacotes além das capacidades do Yarn. Hoje, isso é praticamente uma ação que você deve usar, mas a experiência com soluções de gerenciamento de pacotes no Node.js é uma habilidade essencial.

6 – Plataforma em Nuvem

Você não servirá seu aplicativo da Web em seu computador pessoal, portanto, é melhor se acostumar com uma plataforma de nuvem onde você possa implantá-lo. Grandes nomes são sempre boas escolhas, como AWS ou Azure, mas às vezes isso pode exigir mais configuração de infraestrutura do que você deseja. Muitos provedores de nuvem menores se adaptaram para uma experiência de desenvolvedor confortável. Vercel, Heroku e Netlify são apenas algumas das muitas opções para implantar facilmente aplicativos Node.js na nuvem.

7 – Controle de versão

Você está usando o controle de versão em seu aplicativo Node.js? Se a resposta não for não, então você precisa usar o programa “git”! O controle de versão é fácil para todos os aplicativos, mesmo os pequenos, mas definitivamente existem diferentes níveis de domínio do git. Levar algum tempo para se familiarizar com os comandos do git além de “commit” e “checkout” não apenas impressionará seus colegas e amigos, mas também ajudará você a manter sua base de código limpa e organizada. Com o GitHub recentemente oferecendo repositórios privados de graça, não há razão para não começar com o controle de versão e se tornar um git master.

Leia também: Hackers usam extensão do Google Chrome para roubar e-mails

Postages Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *