Por que programadores são os heróis anônimos

COMPARTILHAR:

Dizer que todos enfrentaram desafios durante a pandemia seria um eufemismo, e os desenvolvedores de software não foram diferentes. Não apenas as equipes de desenvolvimento tinham que garantir que poderiam cumprir suas funções remotamente com o mínimo de interrupção, mas a mudança em massa para serviços online causada por bloqueios nacionais fez com que os desenvolvedores trabalhassem em plena capacidade.

Isso levanta a questão: até que ponto o C-suite está sintonizado com a situação dos desenvolvedores? E quão instrumentais as equipes de desenvolvimento foram para as revisões digitais pelas quais muitas organizações passaram?

Fornecendo suporte vital

Segundo pesquisa do developer tech, que coletou as opiniões de 450 tomadores de decisão de TI sênior nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha para descobrir a escala de seus desafios de transformação digital, descobriu que o C-suite aprecia muito o papel que os desenvolvedores desempenharam no passado ano.

Com muitas organizações forçadas a implementar seus planos de transformação digital de cinco anos em questão de meses, 92% dos entrevistados concordaram que os desenvolvedores forneceram mais do que uma mão amiga. 

Como a adaptação a novos métodos de trabalho e ajuste às rápidas mudanças nos mercados se tornou a norma, não é surpreendente que os desenvolvedores tenham sido os heróis desse esforço.

fullstack pro - sujeito programador

Exibindo a flexibilidade para mudar seus objetivos quando necessário e canalizando seus recursos para ‘manter as luzes acesas’, fica claro que os desenvolvedores desempenharam um papel fundamental nos esforços de resposta do COVID-19 das organizações.

Crescente descontentamento

No entanto, embora os desenvolvedores sejam uma parte vital das estratégias de transformação digital das empresas, eles também estão sob pressão significativa. 

Os desenvolvedores tiveram que se esforçar para equilibrar uma função muitas vezes estressante do dia-a-dia com a facilitação da inovação, ao mesmo tempo em que passavam por uma mudança para o trabalho remoto. 

Combinado com a pressão cada vez maior sobre as equipes de DevOps para colocar os aplicativos em produção o mais rápido possível, é seguro dizer que os desenvolvedores estão sentindo a pressão.

Não é surpresa, então, que quando perguntamos quais reclamações suas equipes de desenvolvimento têm, 49 por cento das organizações relataram que os desenvolvedores estavam sendo solicitados a fazer muito em muito pouco tempo. Nenhuma empresa quer estar nesta situação, que pode facilmente terminar em estresse, fadiga e esgotamento.

Mesmo sem uma pandemia para navegar, ter que fazer muito em pouco tempo levará a atrasos. E se as metas da organização forem ambiciosas para começar, empurrar as equipes de desenvolvimento ao máximo não trará sucesso. 

Após um ano em que a rápida reação a eventos imprevistos foi a norma, talvez seja inevitável que as equipes de desenvolvimento estejam atrasadas com seus projetos atuais. No entanto, isso pode ser uma questão de gerenciamento tanto quanto de capacidade, e deve ser remediado de qualquer maneira para manter as rodas em movimento.

A importância de definir metas claras

Se as organizações não conseguirem tirar o melhor proveito de seus desenvolvedores, o progresso será atrofiado e as empresas ficarão atrás de seus concorrentes. 

Curiosamente, apesar de tanto depender das habilidades dos desenvolvedores para manter as engrenagens girando, a mesma pesquisa da Couchbase descobriu que 40% dos entrevistados lutam para definir metas claras e mensuráveis ​​para as equipes de desenvolvimento.

Embora deva ser desnecessário dizer que armar as equipes de desenvolvimento com a tecnologia certa é crucial para o sucesso do DevOps, certificar-se de que os desenvolvedores entendam claramente os objetivos e metas estratégicos de longo prazo da organização é igualmente importante. 

Só então as equipes podem realmente identificar e resolver os desafios que enfrentam, e garantir que as habilidades e talentos dos desenvolvedores sejam colocados em uso de uma forma que traga o bacon em casa no longo prazo.

É também uma situação em que todos ganham. Os desenvolvedores felizes são iguais aos usuários finais felizes; está claro que resolver esses desafios ajudaria a resolver muitas das próprias reclamações dos desenvolvedores e ajudaria as organizações a tirar o máximo proveito de suas equipes.

A estrada a frente

A chave para resolver esses problemas e reduzir a pressão sobre os desenvolvedores é fornecer às equipes a comunicação, a orientação e a tecnologia de que precisam para ter sucesso. 

Isso significa aliviá-los do fardo da tecnologia legada que não é adequada para a tarefa e não mais esperar que eles se adaptem imediatamente à nova tecnologia. Ao mesmo tempo, as organizações precisam se lembrar que mais pressa significa menos velocidade. 

Reservar um tempo para se comunicar claramente com os desenvolvedores e entender exatamente o que eles contribuem para o negócio e os obstáculos em seu caminho resultará em uma equipe mais eficiente e eficaz.

Isso é especialmente importante porque, na verdade, o valor dos desenvolvedores para a organização está aumentando, sem dúvida, com as equipes de desenvolvimento crescendo em média 20 por cento em 2020. Fazer esse investimento valer será crucial. 

Embora os líderes de TI possam reconhecer e recompensar o trabalho vital que os desenvolvedores estão realizando, é imperativo que eles façam tudo o que puderem para apoiá-los no futuro, começando com uma comunicação mais eficaz para garantir que os desenvolvedores e a equipe de TI em geral estejam trabalhando para os mesmos objetivos. 

Mesmo que as pressões associadas à transformação digital não desapareçam, tomar medidas como essas ajudará a garantir que quaisquer solavancos futuros na estrada serão mais suaves.

Leia também: O que é hacker ético?

COMPARTILHAR:
brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.