9 curiosidades sobre o Chat GPT

COMPARTILHAR:

O modelo de linguagem mais recente, o GPT Chat, é uma IA aberta (um instituto de pesquisa de IA sem fins lucrativos fundado por Altman, Musk e outros investidores do Vale do Silício em 2015) construído e treinado especificamente para conversação. O OpenAI de Sam Altman lançou o Chat GPT em 30 de novembro; ele conquistou a indústria de tecnologia e a Internet desde então.

O mais recente chatbot da OpenAI, lançado por Elon Musk e Altman em 2015, pode entender a fala humana e gerar texto profundo adequado para digitar com os amigos. Simule um chat automatizado de atendimento ao cliente online usando um sistema de chatbot AI chamado Chat Gpt (Pré-treinamento Generativo). No entanto, esta é uma configuração importante porque há muitas respostas possíveis.

O app é bom para apresentar informações e responder perguntas semelhantes ao que aconteceria em uma conversa normal porque foi educado em inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Saiba mais: inteligência artificial é com python, aprenda a escrever códigos nesta linguagem

1. Comunicação em forma de diálogo

O GPT-3 foi lançado anteriormente, causando vários problemas para as organizações. Existem algumas perguntas que a IA não pode responder, nem pode fabricar fatos. Portanto, o usuário final às vezes precisa alterar o prompt, o texto para o IA, mas ainda está tentando sinalizar o IA.

Mas, em teoria, seria ainda melhor se a IA pudesse sinalizar em vez de você. Portanto, em vez de reescrever a consulta para ajudá-la a entender o que você está procurando e responder de acordo, a IA deve apenas perguntar se não entende de maneira conversacional. Portanto, a direção atual é desenvolver este produto usando o GPT Chat.

2. As respostas são mais dinâmicas – usando métodos de aprendizado por reforço

Uma abordagem de conversação permitirá que novas opções de GPT respondam a interações mais dinâmicas e tornem as respostas mais prováveis ​​do que as consultas. Ao contrário do GPT Chat, que foi treinado especificamente para essa finalidade, o GPT-3 era usado anteriormente por usuários finais para iniciar interações. Ele emprega uma abordagem conhecida como aprendizado por reforço para o aprendizado humano.

3. Tecnologia utilizada

Os resultados do uso dessas estratégias são particularmente surpreendentes em jogos específicos como xadrez, go, pôquer e Atari. Mesmo que o jogo tenha regras e prêmios definidos, o diálogo não, então o feedback humano é crucial neste caso.

Isso é feito fazendo perguntas ao modelo, amostrando algumas respostas e, em seguida, fazendo com que os humanos classifiquem manualmente as respostas. Essas classificações são usadas como dados de treinamento para o modelo de recompensa. Em seguida, a saída do modelo de recompensa será aprimorada treinando ainda mais o modelo de linguagem ajustado usando o aprendizado por reforço para reagir à consulta.

Em jogos profissionais como Xadrez, Go, Poker e Atari, os resultados do uso dessas estratégias têm sido particularmente surpreendentes. Embora os jogos tenham regras e recompensas predeterminadas, não existem tais regras no diálogo, portanto, o feedback humano é crucial nesse caso. Isso é feito fazendo perguntas ao modelo, selecionando algumas de suas respostas de um pool e classificando manualmente os resultados.

Essas classificações são usadas como dados de treinamento para o modelo de recompensa. Para maximizar a saída do modelo de recompensa, o aprendizado por reforço será usado para treinar um modelo de linguagem aprimorado para responder a perguntas.

4. Modelo irmão de InstructGPT

Graças ao estilo de conversação, o ChatGPT é capaz de responder a perguntas de acompanhamento, admitir erros, refutar falsas suposições e rejeitar sugestões inadequadas. Um modelo irmão do InstructGPT, o ChatGPT é ensinado a seguir instruções e responder profundamente quando solicitado.

5. O chat GPT responde a tudo

Chatbots são treinados para conversar. De acordo com a OpenAI, o modelo de diálogo permite que o ChatGPT responda a todos os tipos de escrita, incluindo trabalhos teóricos, soluções matemáticas e histórias. Ele também pode responder a perguntas de acompanhamento, e a empresa diz que também pode admitir quando comete um erro.

6. Mudando a forma como as pessoas usam os mecanismos de pesquisa

Ao fornecer aos clientes mais do que links de navegação, ele pode mudar fundamentalmente a maneira como as pessoas usam os mecanismos de pesquisa, fornecendo respostas a perguntas complexas. Não é apenas um ótimo companheiro de depuração, mas também corrige bugs quando você os pergunta.

7. Gratuito para usar e desenvolvido com base na tecnologia de linguagem GPT-3.5

No dia 30 de novembro, o público poderá acessar o chatbot AI no site da OpenAI. Enquanto ainda está na fase de revisão da pesquisa, os usuários podem se inscrever e experimentá-lo gratuitamente.

O ChatGPT usa a tecnologia de linguagem GPT-3.5 criada pela OpenAI. Este complexo modelo de inteligência artificial é treinado usando uma grande quantidade de dados de texto de várias fontes.

8. Elon Musk, twitter e o chat GPT

Assim que Elon Musk soube que o OpenAI estava usando o banco de dados do Twitter para treinar o ChatGPT, ele parou de fazê-lo imediatamente, porque o OpenAI não é mais um código aberto e sem fins lucrativos, e deve eventualmente ser pago por esse conhecimento.

9. Substituição humana

Além disso, o ChatGPT já demonstrou a capacidade de criar código Python complexo e escrever ensaios de nível universitário sobre prompts, levantando preocupações de que a tecnologia possa substituir trabalhadores humanos como jornalistas ou programadores.

O funcionário da Amazon, Jason DeBolt, twittou: “Bem, isso é horrível. Portanto, o ChatGPT da @OpenAI pode gerar centenas de linhas de código Python, desde a frase “Escreva código Python para fazer upload de um arquivo para um balde AWS S3” Faça upload de um arquivo de 100 GB em partes para um balde AWS S3.

Alguns fatos interessantes sobre tecnologia

Muitas empresas, incluindo a Microsoft, tentaram chatbots com pouca sorte. De acordo com o The Verge, em menos de 24 horas, os usuários do Twitter ensinaram linguagem misógina e racista ao bot Tay da Microsoft, o que acabou levando ao seu fim.

Tay é um robô lançado pela Microsoft em 2016. Quando o BlenderBot 3 foi lançado pela Meta em agosto, a empresa fez uma pequena incursão no espaço do chatbot. Como Tay, o bot foi criticado por espalhar mensagens racistas, antissemitas e enganosas, incluindo alegações de que Donald Trump venceu a eleição presidencial de 2020, de acordo com o Mashable.

Para evitar tais incidentes, a OpenAI implementou a Moderation API, um sistema de moderação baseado em IA projetado para ajudar os desenvolvedores a determinar se o idioma viola a política de conteúdo da empresa, evitando assim a disseminação de conteúdo prejudicial ou ilegal. OpenAI admite que sua limitação ainda é problemática e não perfeita.

Leia também: O que é um dashboard? Visão geral completa

COMPARTILHAR:
brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.