Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Guia do Estudante

Início » Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Guia do Estudante

A princípio é importante entender que o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais capazes de desenvolver, analisar, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação para diversos setores de atividades.

Por fim no final do curso, a pessoa se qualifica para a criação de sistemas informatizados, com conhecimento de programação dos mais diversos tipos e linguagens operacionais. Dessa forma, gostar de cálculos e ter raciocínio rápido e lógico são fundamentais.

Apesar de parecido com Sistemas de Informação, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece ao aluno uma experiência mais intensa na resolução prática de problemas. Portanto os tipos de formação para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas são: tecnólogo, graduação e pós-graduação.

Como é a faculdade de ADS?

Antes de mais nada o aluno que opta por estudar Análise e Desenvolvimento de Sistemas consegue um diploma de nível superior tecnólogo. Portanto a formação dura entre dois e três anos e é uma forma mais rápida de ingressar no mercado de trabalho.

Bem como as disciplinas do curso estão sempre interligadas a atividades práticas, de modo que a aprendizagem torna-se dinâmica e acompanha as necessidades do mercado.

Ou seja, além das matérias de exatas, o aluno também tem contato com a área de gestão e negócios. Portanto confira alguns dos conteúdos abordados:

  • Banco de dados;
  • Administração de Empresas;
  • Matemática Discreta;
  • Engenharia de Software;
  • Lógica de Programação;
  • Economia;
  • Inglês.

Valeu ressaltar que isso pode mudar de acordo com a instituição, porém a maioria segue uma base bem parecida.

Dessa forma para obter o diploma, em geral, é preciso apresentar um trabalho de conclusão de curso e fazer atividades de estágio.

Nesse sentido o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma versão mais concisa e prática do bacharelado em Sistemas de Informação. Dessa forma mesmo com um tempo menor, aquele ainda tem uma carga horária extensa, que pode chegar a mais de 2.800 horas aula.

O que faz o profissional de ADS?

Sobretudo o tecnólogo ou bacharel em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um profissional de nível superior que analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implementa e cuida da manutenção de sistemas computacionais e software.

Assim é importante frisar que o mercado para analistas e desenvolvedores de sistemas é promissor e faltam profissionais qualificados para atender a demanda das empresas. Portanto se você pretende seguir esta carreira, considere fazer um curso de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que dura 3 ou 4 anos.

Leia também: Ciência da Computação – Guia do Estudante

Blog Programadores Dreprê

Quanto ganha um profissional de ADS?

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Portanto as informações da tabela acima são referentes ao salário médio de um Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, considerando o porte da empresa e tempo de experiência do profissional.


Em suma, as informações foram retiradas do SINE – Site Nacional de Empregos, um serviço que atua em todo o Brasil como classificado online de vagas de emprego, promovendo o contato entre empregador e trabalhador.

Se você é estudante de programação, vou deixar alguns links de conteúdos GRATUITOS para você começar a estudar ainda hoje:

brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 17 =