Conteúdo
Se você é um desenvolvedor web ou desenvolvedor de aplicativos, precisa de um excelente ambiente de desenvolvimento. É melhor começar a aprender sua programação com a ferramenta certa para ajudá-lo a programar sem esforço.
Desenvolver qualquer aplicativo é uma tarefa complexa. Você precisa construir muitos módulos juntos para manter seu aplicativo, como UI, estrutura, configurações, etc. Uma dessas ferramentas é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE).
Este artigo familiariza você com alguns dos principais IDEs de desenvolvimento de aplicativos mobile. Mas antes disso, vamos orientá-lo sobre o que exatamente é um IDE e como um IDE para desenvolvimento de aplicativos móveis melhora a produtividade.
Atenção! Descubra os melhores cursos de programação neste guia especial: Cursos de Programação.
O que é IDE?
Antes do advento das IDEs, os desenvolvedores usavam editores de texto simples para programação, salvando o aplicativo em um editor de texto, executando no compilador, verificando erros e voltando ao editor para verificar o código. Todo esse processo consumia muito tempo e esforço do desenvolvedor, pois eles sempre precisavam alternar entre vários aplicativos. É aqui que entra em jogo um IDE que reúne todas as ferramentas essenciais do desenvolvedor em uma estrutura.
IDE é um programa de software ou um amálgama de ferramentas que você precisa para escrever e testar seu software. Em suma, um IDE é uma combinação de ferramentas básicas necessárias para o desenvolvimento de aplicativos.
Um IDE consiste pelo menos em um editor de texto, ferramentas de automação de compilação e um depurador. Além disso, alguns IDEs vêm com os benefícios de instalar plugins para estender suas funcionalidades para outro nível.
Leia também: As 5 Melhores Opções de Editores de Código
Como as IDEs para desenvolvimento de aplicativos mobile aumentam a produtividade?
Não há dúvida de como o IDE tornou o processo de desenvolvimento mais fácil do que nunca, combinando todas as ferramentas de desenvolvedor em uma GUI. As IDEs podem melhorar a produtividade e o desempenho do desenvolvedor reduzindo o tempo de configuração, aumentando a velocidade de desenvolvimento, mantendo os desenvolvedores atualizados e outros. A seguir estão alguns recursos típicos de um IDE:
- Editor de código-fonte
- Depurador
- Compilador
- Conclusão do código
- Suporte de linguagens
- Integrações e Plug-ins
Mas esses são os recursos que todo IDE deve oferecer, incluindo IDEs para desenvolvimento de aplicativos de desktop, web e móveis.
Além desses recursos, as IDEs mobile oferecem emuladores. Os emuladores simulam seu modelo de dispositivo móvel dentro do IDE e permitem que você visualize como seu aplicativo aparece e se comporta em uma tela móvel sem realmente ter um dispositivo móvel físico.
Depois de desenvolver um aplicativo mobile, precisamos testá-lo para diferentes dispositivos, como iOS, Android, etc. Os emuladores nos permitem testar como o aplicativo móvel desenvolvido funciona com diferentes tamanhos e resoluções de tela, diferentes processadores e capacidades de memória. Com centenas de modelos lançados no mercado todos os anos, não é viável para um desenvolvedor de aplicativos comprar e testar o aplicativo em todos os dispositivos. Essa é uma das vantagens significativas de um IDE para dispositivos móveis.
Para facilitar a tarefa de selecionar o IDE certo para o desenvolvimento de aplicativos móveis, listamos alguns IDEs populares e seus recursos que os desenvolvedores podem escolher para o desenvolvimento de aplicativos mobile.
Então, vamos mergulhar nos recursos significativos das melhores IDEs de desenvolvimento mobile.
Leia também: 11 Habilidades para ser um Bom PROGRAMADOR
Android Studio
O Android Studio é uma ferramenta de programação popular recomendada pelo Google. Ele vem com recursos de alto nível para facilitar o trabalho dos desenvolvedores no desenvolvimento de aplicativos Android. Uma das características essenciais são seus dispositivos virtuais (emuladores).
Características principais:
- Editor de layout visual: permite que os desenvolvedores criem layouts rapidamente arrastando elementos da interface do usuário para um editor de design visual, em vez de escrever código complexo. Este editor pode verificar os layouts em vários dispositivos e versões do Android. Ele pode redimensionar os layouts dinamicamente para serem exibidos perfeitamente de acordo com o tamanho da tela. Além disso, os desenvolvedores podem se beneficiar do ConstraintLayout, um gerenciador de layout.
- Analisador de APK: o Android Studio vem com um analisador de APK para verificar a composição do seu APK (o arquivo executável do aplicativo). Reduz o tempo de depuração dos arquivos DEX (contendo o código) e outros recursos. Isso torna o tamanho do seu APK menor, o que permite fácil instalação em dispositivos com pouca memória.
- O emulador rápido: Este IDE vem com o emulador do Android que ajuda os desenvolvedores a testar seus aplicativos em diferentes dispositivos sem ter o dispositivo físico real. Testar qualquer aplicativo em um emulador é a maneira mais rápida de transferir os dados em vez do USB.
- Um sistema de compilação flexível permite que os desenvolvedores personalizem a compilação e gerem várias variantes de compilação para diferentes dispositivos usando um único projeto.
- Criadores de perfil em tempo real: o Android Studio possui ferramentas de criação de perfil integradas que garantem estatísticas em tempo real, como CPU, memória e atividade de rede. Ele ajuda os desenvolvedores a identificar os gargalos de desempenho inspecionando o heap e as alocações e analisando as cargas úteis da rede.
O Android Studio pode ser baixado gratuitamente e usado por qualquer pessoa. Está disponível para Windows, macOS e Linux e suporta programação em Java, C, C++, Kotlin, XML.
Qt IDE
Qt Creator é um IDE multi-plataforma para desenvolvedores mobile experientes.
Características principais:
- Editor de código sofisticado: este editor de código permite que os desenvolvedores escrevam código em linguagens, como C++, QML, JavaScript, etc. Além disso, ele vem com recursos interessantes, como conclusão de código, realce de sintaxe, documentação integrada etc., tornando fácil para os programadores escreverem código.
- Controle de versão: Este IDE vem com os sistemas de controle de versão comumente usados que incluem Git, Subversion, mercurial, etc.
- O design de interface do usuário integrado: permite que os desenvolvedores criem aplicativos baseados em widget C++ com controles prontos.
- Gerenciando projeto e compilação: Se você iniciar seu projeto do zero ou importar o projeto existente, esse recurso fornecerá aos desenvolvedores o suporte para Cmake e recursos semelhantes a compilação cruzada.
- Vários destinos: permite que os desenvolvedores executem seus projetos em vários sistemas desktop, móveis e incorporados com configurações de compilação que permitem alternar entre vários destinos.
- O emulador de dispositivo: permite que os desenvolvedores testem e depurem os aplicativos no emulador para fornecer ambientes reais.
- O compilador rápido: compila o código-fonte no código nativo mais rápido que o normal.
Esta IDE oferece suporte às linguagens C e C++ e é compatível com os sistemas operacionais Windows, Linux e macOS. É gratuito para uso pessoal, mas começa em $ 350 para uso comercial.
Leia também: React Native e Flutter – Qual a melhor escolha?
Xcode
Xcode é uma IDE comumente usado para os sistemas operacionais macOS. Usando esse IDE, os desenvolvedores podem desenvolver software ou aplicativos no Mac que podem ser usados no iOS, iPadOS, macOS, tvOS e watchOS.
Características principais:
Construtor de interface
o Xcode IDE vem com um fantástico recurso de tela de design do Interface Builder que permite aos desenvolvedores prototipar uma interface de usuário inteira sem escrever nenhum código. Isso pode ser feito em alguns minutos e os desenvolvedores podem conectar graficamente a interface criada à fonte no editor Xcode. Com seu editor Assistente, os desenvolvedores podem trabalhar simultaneamente no design gráfico implementando o código-fonte.
O Xcode cria um repositório Git local para novos projetos.
Com seu menu Source Control, os desenvolvedores podem executar com eficiência as operações de ramificação e mesclagem. Ele divide o painel para exibir duas versões diferentes do mesmo arquivo e destaca as principais diferenças. O editor de versão e o controle de origem permitem comparar duas versões de um único arquivo, verificar logs de confirmação, alterar o código e até mesmo dar zoom para ver toda a linha do tempo de confirmação.
Testes
o Xcode fornece o melhor desenvolvimento orientado a testes. Com seu navegador de teste, os desenvolvedores podem pular rapidamente para qualquer teste específico, executá-lo ou executar um grupo de testes diferentes conforme necessário. Além disso, os desenvolvedores podem rastrear facilmente qual código está atualmente em edição e sincronizá-lo usando a visualização específica de teste do editor Assistant.
Personalização
os desenvolvedores podem configurar facilmente o ambiente Xcode incluindo recursos, como guias, comportamentos, etc.
Abra rapidamente
os desenvolvedores podem usar “Command-shift-O” para obter acesso rápido a qualquer arquivo de projeto. Ele fornece a conclusão imediata da pesquisa, a partir da qual você pode escolher o arquivo desejado e pressionar enter.
Modo Vim
Permite alguns modos de edição interessantes e familiares aos usuários do Vim. Você pode verificar a barra inferior para verificar ou exibir os indicadores de modo.
O Xcode suporta programação em Swift, AppleScript, C, C++, Objective-C, Objective-C++, Python e Ruby. Os desenvolvedores podem usar este IDE para criar aplicativos para iPhone e iPad e excelentes programas para o Mac. O Xcode IDE está disponível para download gratuito.
Eclipse
O Eclipse foi introduzido em 2001 como uma ferramenta de programação Java e, desde então, evoluiu e se tornou o IDE preferido para desenvolvedores devido ao seu suporte a várias linguagens.
Características principais:
- Eclipse suporta Android com extensão Google ADT.
- O Eclipse vem com uma ferramenta de construção padrão conhecida como ANT.
- Ele vem com um auto completar de código high-end.
- Há uma grande comunidade e base de usuários apoiando e contribuindo para a melhoria do Eclipse.
- Ele vem com uma ampla gama de plug-ins para estender sua funcionalidade.
- O Eclipse pode se integrar perfeitamente ao Git, Maven e outras ferramentas de desenvolvimento.
- Oferece aos desenvolvedores alta capacidade de personalização.
O Eclipse agora suporta Java, C, C++, JavaScript, Perl, PHP, Python, R e muitas outras linguagens. É gratuito para download e pode ser usado no Linux, macOS, Windows. O Eclipse também está disponível como um ambiente de desenvolvimento em nuvem, que permite desenvolver aplicativos diretamente do seu navegador.
JetBrains Rider
JetBrains Rider é uma das poderosas IDEs disponíveis para desenvolvimento Xamarin, oferecendo uma excelente interface de usuário para Windows e macOS. Ele fornece recursos adicionais, como inspeções e refatorações de código, que aprimoram sua experiência em C# e capacitam os desenvolvedores a escrever código livre de erros com eficiência.
Características principais:
- Editor de código: os desenvolvedores podem aproveitar recursos de editores de código, como namespaces de preenchimento automático, chaves de inserção automática e sintaxe de destaque, reorganização de código, refatorações de acesso rápido e ações de contexto.
- Navegação e pesquisa: esse recurso permite que os desenvolvedores acessem qualquer arquivo, tipo ou membro dentro do código, encontrando configurações, com a ajuda de um atalho padrão Search Everywhere. Você pode encontrar o uso de símbolos, usos entre idiomas e uso de strings literais.
- Decompiler: se os desenvolvedores quiserem saber como o código de terceiros funciona, você pode usar a opção decompiler que descompilará o arquivo executável para C#. Depois disso, o desenvolvedor pode navegar pelo código.
- Refatoração: JetBrains vem com mais de 60 ações de contexto de refatoração do ReSharper. Ele permite que os desenvolvedores renomeiem, extraiam métodos, classes, etc.
- Teste de unidade: permite que os desenvolvedores executem e depurem testes de unidade com base no NUnit. Ele marca os métodos e classes de teste para que o desenvolvedor possa simplesmente executar, depurar e gerenciar esses testes.
- Controle de versão: JetBrains Rider vem com suporte para Git, Subversion, Mercurial, Perforce, etc.
Funciona no Windows, Linux e macOS e permite desenvolver aplicativos para dispositivos Android e iOS. A Jetbrains oferece um teste de 30 dias e os preços começam em US$ 139/ano.
Leia também: JetBrains anuncia Fleet IDE com suporte para codificação remota
Visual Studio Code
A Microsoft introduziu o Visual Studio Code principalmente para Windows, Linux e macOS. Ele permite desenvolver aplicativos mobile e de desktop com .NET MAUI.
Características principais:
- Central de aplicativos: permite que os desenvolvedores automatizem o ciclo de vida de seus aplicativos iOS, Android, Windows e macOS. Os desenvolvedores podem testar em milhares de dispositivos reais, distribuir para testadores beta e lojas de aplicativos e monitorar o uso no mundo real usando dados de análise.
- IntelliCode: Um conjunto de ferramentas automáticas de preenchimento de código que passam pelo contexto do seu código, como nomes de variáveis, funções, etc. Ele completa uma linha inteira de uma só vez, resultando em um código mais preciso.
- Obtendo insights sobre o código: com o recurso CodeLens do Visual Studio Code, os desenvolvedores podem encontrar insights como alterações feitas, o resultado dessas alterações e outros. Ele também fornece informações essenciais como referências, autores, testes e histórico comprometido para orientá-lo.
O Visual Studio vem com uma ampla variedade de recursos, como depuração, realce de sintaxe, conclusão de código inteligente, snippets, refatoração de código e Git incorporado. Ele suporta C, C++, C#, F#, JavaScript, etc. Ele permite que você crie aplicativos Android, iOS e Windows usando C# ou F# usando Xamarin.
Leia também: Amplify Studio é lançado pela AWS para desenvolvimento com pouco código
DroidScript
DroidScript é um editor de programação fácil e portátil adequado para o desenvolvimento de aplicativos mobile. Ele acelera o processo de desenvolvimento e melhora a produtividade do aplicativo por causa de suas fantásticas ferramentas de desenvolvimento.
Características principais:
- Ele permite que os desenvolvedores acessem GPS, Câmera, Acelerômetro, Bluetooth, WiFi.
- Use controles nativos e/ou HTML5 e CSS.
- Ele permite que os desenvolvedores controlem Arduino, ESP32, Raspberry Pi e muitos outros gadgets.
- Ele usa o mecanismo JavaScript Chrome V8 integrado do Android, constantemente atualizado pelo Google para atender aos padrões modernos da Internet.
- Com seu IDE (editor) baseado em navegador integrado, você pode se conectar ao WiFi para habilitar a codificação sem fio em qualquer sistema operacional.
- Documentação incorporada.
- Você pode acessar centenas de amostras, plug-ins, módulos NPM e demonstrações.
Você pode usar este editor para aprender JavaScript. É pequeno em tamanho, ocupa pouco espaço em seu sistema e é fácil de instalar. Você não precisa de uma configuração massiva para usar este editor de código; tudo que você precisa é de uma boa conexão com a internet. Está disponível para Windows, Linux e macOS.
Conclusão
Portanto, se você é um desenvolvedor e gosta de programação, pode entender como é importante ter a IDE certa para ter um excelente desenvolvimento de aplicativos mobile. Então, as IDEs facilitaram a vida dos desenvolvedores, fornecendo uma interface completa para codificação, edição, depuração e teste. Então, ele economiza tempo e esforço dos desenvolvedores e aumenta sua produtividade para criar um aplicativo mobile exclusivo.
Conteúdo relacionado: