Conteúdo
Como os profissionais de marketing usam HTML e CSS? Os 2 formam a base da estrutura da web. Juntos, eles são utilizados para fazer cada página do site, aplicativos web e ajuda online que é utilizada hoje.
Como os aplicativos da web se tornaram tão complicados, muitos que não estão diretamente envolvidos na criação de sites evitam mergulhar nas sutilezas de como o HTML e o CSS funcionam.
No entanto, no caso de você funcionar como um profissional de marketing, há inúmeras vantagens de estar confortável com essas duas ferramentas – e eles não são tão difíceis de aprender e entender como funcionam.
O que é HTML e CSS? Quais são algumas das coisas que os profissional de marketing podem fazer com ele? Continue a ler este artigo para descobrir.
O que é HTML e CSS?
HTML representa a linguagem de marcação de hipertexto e CSS representa as folhas de estilo em cascata. Juntos, eles permitem que seu programa saiba o que mostrar (conteúdo) e como exibi-los (apresentação).
Nos tempos antigos da web, o HTML continha tanto conteúdo quanto a estilização. Por exemplo, você utilizaria a tag <b> para determinar o texto em negrito, e a tag <font> para escolher uma fonte para exibir o texto.
Como o CSS se tornou amplamente usado, entretanto, a apresentação e o conteúdo agora podem ser separados. Por convenção, o HTML deve conter apenas conteúdo e marcação, ou tags que informam ao navegador que tipo de conteúdo está sendo exibido. CSS é então usado para aplicar estilo a essa marcação.
Por exemplo, um documento HTML contém tags de cabeçalho como <h1>, <h2> e assim por diante, e tags de texto como <p> (parágrafo). CSS é então usado para informar ao navegador “as tags H1 devem ser em negrito e 24 pontos, as tags H2 devem ter 18 pontos e azul, e o texto do parágrafo deve ser 12 pontos Arial”.
CSS pode ser especificado inline com o elemento HTML, como <p style = ”text-color: blue;”>, ou pode ser escrito dentro de uma tag <style> no cabeçalho do documento. Uma opção mais poderosa, entretanto, é usar uma folha de estilo externa – um arquivo .css separado que pode ser usado em várias páginas HTML. Dessa forma, as informações de estilo podem ser alteradas em um site inteiro simplesmente atualizando um arquivo. Todo o tema e layout do site podem ser alterados enquanto o conteúdo permanece o mesmo. É, em parte, por isso que sites que usam sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) como o WordPress podem ser facilmente refeitos simplesmente instalando um novo tema.
Javascript (JS)
CSS e HTML também podem ser manipulados em tempo real usando JavaScript no navegador. Isso é o que permite sites modernos e responsivos que se comportam como softwares de desktop tradicionais.
Por que os profissionais de marketing devem saber HTML e CSS
Hoje em dia, muito poucas pessoas escrevem seus próprios sites do zero usando HTML e CSS. Isso não significa que não seja importante que os profissionais de marketing online aprendam. Aqui estão apenas algumas das coisas que os profissionais de marketing que conhecem HTML e CSS podem realizar.
Crie conteúdo amigável para mecanismos de pesquisa
A otimização de mecanismos de pesquisa, ou SEO, é uma parte importante de qualquer estratégia de marketing online. Envolve a criação de conteúdo da web altamente classificado pelos mecanismos de pesquisa como o Google. Mas como os mecanismos de pesquisa sabem quais páginas da web são relevantes para uma determinada consulta de pesquisa? Ele precisa contar com a marcação HTML da página para descobrir.
Os rastreadores de mecanismos de pesquisa leem o texto dentro de tags de cabeçalho, tags de parágrafo e outras dicas, como texto alternativo de imagem, para descobrir do que se trata uma página e se ela é relevante para alguém que está procurando por uma palavra-chave específica. Como profissional de marketing, saber como usar as tags HTML corretamente o ajudará a produzir conteúdo amigável para SEO e com maior probabilidade de atrair tráfego de pesquisa orgânica.
Os mecanismos de pesquisa também estão ficando mais inteligentes na interpretação de CSS. O Google agora avalia a compatibilidade de uma página com dispositivos móveis e usa essa informação para influenciar as classificações. O Google também pode detectar informações úteis de estilo, como uma resposta direta a uma pergunta apresentada em uma caixa de texto estilizada, e truques, como um texto que não é exibido na página. Ele pode então usar essas informações de apresentação para classificar sites que são mais utilizáveis e enterrar sites que não são.
Construir e-mails ricos
Você está configurando uma campanha de e-mail? Embora haja algumas vantagens em e-mails de texto simples em alguns casos, um e-mail com um estilo bem pode chamar a atenção e melhorar as taxas de cliques. Todos os clientes de e-mail modernos podem exibir e-mails em HTML, então você está livre para adicionar imagens, estilos de texto e até mesmo layouts responsivos aos seus e-mails.
No entanto, existem alguns truques para fazer um e-mail em HTML ter uma boa aparência em diferentes clientes de e-mail. Portanto, muitas ferramentas de marketing por e-mail permitem que você visualize seu e-mail em diferentes clientes de e-mail. Uma compreensão de HTML e CSS pode ajudá-lo a fazer ajustes em suas mensagens que tenham uma boa aparência em todas as plataformas e clientes de e-mail.
Trabalhe com designers e desenvolvedores
Como profissional de marketing, você pode trabalhar com – ou liderar – uma equipe que inclua desenvolvedores e designers da web. Embora você possa não ser capaz de fazer o que eles podem com HTML e CSS, será útil falar a mesma língua que eles.
Por exemplo, seu designer pode perguntar se “os H2s nesta página de destino são grandes o suficiente” ou “se o DIV deve flutuar para a esquerda ou direita”. Se você entende HTML e CSS, essas declarações farão sentido para você e você será capaz de dar uma resposta útil. Você também terá um melhor entendimento do que é possível em uma página da web, o que significa que pode comunicar suas ideias com mais clareza à sua equipe. Quando colocados juntos, isso tornará seus esforços de marketing mais eficazes, conectando-se com o seu público com mais facilidade.
Leia também: Google dá ao site da Play Store um novo visual
Crie seus próprios sites
Outro cenário comum é que você é uma equipe de um só – mas ainda precisa de uma maneira de colocar um site por aí para usar como página de destino, blog ou loja online. Felizmente, é mais fácil do que nunca lançar um site sem experiência de codificação. Plataformas como WordPress, Squarespace e HubSpot facilitam a criação de sites que tenham uma boa aparência sem a necessidade de codificar. Porém, conhecer um pouco de HTML e CSS pode lhe dar ainda mais opções quando se trata de personalizar seu site e torná-lo bonito.
Essas plataformas permitem que você edite HTML e CSS para ajustar o design e o layout de suas páginas. Dessa forma, você pode fazer com que seu site tenha a aparência exata que deseja e dê a ele um toque único que fará com que seu site se destaque.
Aprendendo HTML e CSS como um profissional de marketing
Então, como profissional de marketing, você pode não ter muito tempo extra para se dedicar ao aprendizado de HTML e CSS. Felizmente, é fácil começar a aprender HTML e CSS com apenas alguns minutos por dia.