o que é tecnologia da informação
Compartilhar:

Tecnologia da informação (TI) é o uso de qualquer computador, armazenamento, rede e outro equipamento físico, infraestrutura e processos para criar, processar, armazenar, proteger e trocar todas as formas de dados eletrônicos. Os usos comerciais de TI incluem tecnologia de computação e telecomunicações.

Harvard Business Review cunhou o termo tecnologia da informação para distinguir entre máquinas construídas para executar funções limitadas e computadores de uso geral que podem ser programados para várias tarefas. À medida que a indústria de TI começou a se desenvolver em meados do século 20, o poder da computação aumentou, enquanto os custos dos equipamentos e o consumo de energia diminuíram. Com o surgimento de novas tecnologias, esse ciclo continua até os dias de hoje.

O que abrange a tecnologia da informação?

O que abrange a tecnologia da informação?

O departamento de TI garante que os sistemas, redes, dados e aplicativos da organização se conectem e funcionem corretamente. A equipe de TI lida com três áreas principais:

  1. implanta e mantém aplicativos de negócios, serviços e infraestrutura (servidores, redes, armazenamento);
  2. monitora, otimiza e soluciona problemas de desempenho de aplicativos, serviços e infraestrutura;
  3. supervisiona a segurança e a governança de aplicativos, serviços e infraestrutura.

A maioria da equipe de TI tem responsabilidades diferentes dentro da equipe que se dividem em várias áreas principais, incluindo:

  • Administração. Os administradores cuidam da implantação, operação e monitoramento do dia a dia de um ambiente de TI, incluindo sistemas, redes e aplicativos. Os administradores geralmente executam uma série de outras funções, como atualizações de software, treinamento de usuários, gerenciamento de licenças de software, compras, segurança, gerenciamento de dados e observação da aderência aos processos de negócios e requisitos de conformidade.
  • Suporte. A equipe de help desk é especializada em responder a perguntas, coletar informações e direcionar esforços para solução de problemas de hardware e software. O suporte de TI geralmente inclui ativos de TI e gerenciamento de mudanças, ajudando os administradores com aquisições, gerenciando backup e recuperação de dados e aplicativos, monitorando e analisando logs e outras ferramentas de monitoramento de desempenho e seguindo fluxos de trabalho e processos de suporte estabelecidos.
  • Formulários. As empresas contam com software para realizar o trabalho. Alguns aplicativos são adquiridos e implantados de terceiros, como aplicativos de servidor de e-mail. Mas muitas organizações mantêm uma equipe de desenvolvedores qualificados que criam os aplicativos e interfaces – como APIs – necessários para fornecer recursos e serviços de negócios essenciais. Os aplicativos podem ser codificados em uma ampla variedade de linguagens populares e integrados a outros aplicativos para criar interações suaves e contínuas entre os diferentes aplicativos. Os desenvolvedores também podem ser encarregados de criar sites de negócios interativos e construir aplicativos móveis. A tendência para paradigmas de desenvolvimento ágil ou contínuo exige que os desenvolvedores se envolvam cada vez mais com as operações de TI, como implantação e monitoramento de aplicativos.
  • Conformidade. As empresas são obrigadas a observar diversos requisitos regulamentares orientados pelo governo e pelo setor. A equipe de TI desempenha um papel importante na proteção e monitoramento do acesso aos dados e aplicativos de negócios para garantir que esses recursos sejam usados ​​de acordo com a política de governança de negócios estabelecida que atenda aos requisitos regulamentares. Essa equipe está profundamente envolvida com as tarefas de segurança e interage rotineiramente com as equipes jurídicas e de negócios para prevenir, detectar, investigar e relatar possíveis violações.

A importância da tecnologia da informação

A importância da tecnologia da informação

Algumas pessoas dizem que os dados são a força motriz para o desenvolvimento das indústrias em todo o mundo. Isso pode ser um pouco exagerado, mas poucas empresas, grandes ou pequenas, podem permanecer competitivas sem serem capazes de coletar dados e transformá-los em informações acionáveis. A TI fornece os meios para desenvolver, processar, analisar, trocar, armazenar e proteger informações.

O processamento de dados desempenha um papel importante nessas práticas de negócios centrais, incluindo:

  • Desenvolvimento e design de produtos;
  • Marketing e pesquisas de mercado;
  • Vendas e faturamento;
  • Desenvolvimento e retenção de clientes;
  • Contabilidade e tributação;
  • Recursos humanos e folha de pagamento; e
  • Conformidade.

A computação penetrou em quase todas as áreas de negócios e na maioria das áreas de nossas vidas pessoais. A computação ubíqua (também conhecida como computação pervasiva) é outra razão pela qual a TI é tão importante. Os dispositivos de computação evoluíram muito além dos computadores pessoais e servidores. Hoje, todas as empresas e a maioria dos indivíduos têm e usam vários dispositivos de computação, incluindo telefones, tablets, laptops, consoles de jogos e até campainhas, termostatos, aspiradores e muitos utensílios de cozinha.

Praticamente todos esses dispositivos, muitos dos quais fazem parte da IoT, acessam a Internet, que interconecta bilhões de dispositivos em todo o mundo. É um ambiente complexo e potencialmente perigoso que requer conhecimentos de TI para gerenciamento, segurança, manutenção e confiabilidade.

Exemplos de tecnologia da informação

Exemplos de tecnologia da informação

Então, como a TI realmente participa dos negócios diários? Considere cinco exemplos comuns de TI e equipes de trabalho:

fullstack pro - sujeito programador
  1. Atualização do servidor. Um ou mais servidores de data center próximos ao final de seu ciclo de vida operacional e de manutenção. A equipe de TI selecionará e adquirirá servidores de substituição, configurará e implantará os novos servidores, aplicativos de backup e dados em servidores existentes, transferirá esses dados e aplicativos para os novos servidores, validará se os novos servidores estão funcionando corretamente e, em seguida, reaproveitará ou desativará e descartará os servidores antigos.
  2. Monitoramento de segurança. As empresas rotineiramente empregam ferramentas para monitorar e registrar atividades em aplicativos, redes e sistemas. A equipe de TI recebe alertas de ameaças potenciais ou comportamento não compatível – como um usuário tentando acessar um arquivo restrito – verifique os registros e outras ferramentas de relatório para investigar e determinar o causa raiz do alerta e tome medidas imediatas para abordar e remediar a ameaça, muitas vezes gerando mudanças e melhorias na postura de segurança que podem evitar eventos semelhantes no futuro.
  3. Novo software. A empresa determina a necessidade de um novo aplicativo móvel que possa permitir que os clientes façam login e acessem informações da conta ou realizem outras transações de smartphones e tablets. Os desenvolvedores trabalham para criar e refinar um aplicativo adequado de acordo com um roteiro planejado. A equipe de operações publica cada iteração do novo aplicativo móvel para download e implanta os componentes de back-end do aplicativo na infraestrutura da organização.
  4. Melhoria do negócio. Uma empresa requer mais disponibilidade de um aplicativo crítico para ajudar nas estratégias de receita ou continuidade de negócios. A equipe de TI pode ser chamada para arquitetar um cluster de alta disponibilidade para fornecer maior desempenho e resiliência para o aplicativo para garantir que o aplicativo possa continuar a funcionar em caso de interrupções únicas. Isso pode ser combinado com aprimoramentos para proteção e recuperação de armazenamento de dados.
  5. Suporte ao usuário. Os desenvolvedores estão construindo uma grande atualização para um aplicativo de negócios vital. Desenvolvedores e administradores irão colaborar para criar uma nova documentação para a atualização. A equipe de TI pode implantar a atualização para teste beta limitado – permitindo que um grupo seleto de usuários experimente a nova versão – ao mesmo tempo em que desenvolve e fornece um treinamento abrangente que prepara todos os usuários para o eventual lançamento da nova versão.

Software x hardware

Software x hardware

A TI inclui várias camadas de equipamento físico (hardware), virtualização, sistemas de gerenciamento, ferramentas de automação, sistemas operacionais, outros softwares de sistema e aplicativos usados ​​para executar funções essenciais. Dispositivos de usuário, periféricos e software podem ser incluídos no domínio de TI. A TI também pode se referir às arquiteturas, metodologias e regulamentos que regem o uso e armazenamento de dados.

Software

Existem duas categorias de software: software de sistema e aplicativos. O software do sistema abrange os programas de computador que gerenciam as funções básicas de computação. Eles incluem o seguinte:

  • SOs;
  • BIOSes;
  • Programas de inicialização;
  • Montadores;
  • Drivers de dispositivo.

Os aplicativos de negócios incluem:

  • Bancos de dados, como SQL Server;
  • Sistemas transacionais, como entrada de pedidos em tempo real;
  • Servidores de e-mail, como o Microsoft Exchange
  • Servidores da web, como Apache e Internet Information Services (IIS) da Microsoft;
  • Gestão de relacionamento com clientes, como Oracle NetSuite e HubSpot;
  • Sistemas de planejamento de recursos empresariais, como SAP S / 4HANA.

Esses aplicativos fazem uso de instruções programadas para manipular, consolidar, dispersar e trabalhar com dados para fins comerciais.

Os aplicativos móveis executados em smartphones, tablets e outros dispositivos portáteis normalmente se conectam a aplicativos em nuvem ou data center pela Internet. Esses aplicativos expandiram o escopo da computação e criaram uma nova categoria de software e telecomunicações que requer conhecimento especial para ser mantida.

Hardware

Existem muitos tipos diferentes de hardware de computador. Os servidores de computador executam aplicativos de negócios. Os servidores interagem com os dispositivos clientes no modelo cliente-servidor. Eles também se comunicam com outros servidores através de redes de computadores, que normalmente se conectam à Internet.

O armazenamento é outro tipo de hardware. É qualquer tecnologia que contém informações como dados. O armazenamento pode ser local em um servidor específico ou compartilhado entre vários servidores, e pode ser instalado no local ou acessado por meio de um serviço em nuvem. As informações armazenadas podem assumir várias formas, incluindo arquivos, multimídia, telefonia e dados da Web e de sensores. O hardware de armazenamento inclui memória de acesso aleatório (RAM) volátil, bem como fita não volátil, unidades de disco rígido e unidades de estado sólido.

Equipamentos de telecomunicações, compreendendo placas de interface de rede (NICs), cabeamento, comunicações sem fio e dispositivos de comutação, conectam os elementos de hardware entre si e a redes externas.

Abstraindo hardware e software

Abstraindo hardware e software

As arquiteturas de TI evoluíram para incluir virtualização e computação em nuvem, onde os recursos físicos são abstraídos e agrupados em diferentes configurações para atender aos requisitos do aplicativo. As nuvens podem ser distribuídas entre locais e compartilhadas com outros usuários de TI, ou podem estar contidas em um data center corporativo, ou alguma combinação de ambas as implantações.

A volatilidade é uma característica dos recursos virtualizados, permitindo que eles se expandam e contraiam conforme necessário. A nuvem baseada em assinatura ou os recursos instalados localmente, como armazenamento ou arquiteturas compossíveis, podem ativar recursos, como servidores, sistemas operacionais e software de aplicativo, conforme necessário e, em seguida, liberá-los quando o processamento for concluído.

Tecnologia da informação vs. ciência da computação

Tecnologia da informação vs. ciência da computação

Ao pesquisar carreiras em TI, você provavelmente encontrará o termo ciência da computação. Embora haja uma sobreposição entre TI e ciência da computação, as duas são disciplinas distintas com diferentes cursos de estudo para se preparar para carreiras em qualquer área.

Leia também: Os 5 Principais Cursos de TI e suas Diferenças

Tecnologia da Informação

A TI geralmente está associada à aplicação de tecnologia para lidar com questões de negócios. Como tal, a força de trabalho de TI é orientada para tecnologias desenvolvidas, como sistemas de hardware, sistemas operacionais e software aplicativo. É necessária proficiência em TI para identificar os componentes de hardware e software que devem ser usados ​​para aprimorar um processo de negócios específico. Os profissionais de TI trabalham com uma variedade de tecnologias, como sistemas operacionais de servidor, dispositivos e software de comunicação e aplicativos.

A preparação para uma carreira em TI requer cursos básicos em sistemas de hardware e software. Os programas de graduação em TI podem incluir assuntos como:

  • Análise de negócio;
  • Gerenciamento de Projetos;
  • Telecomunicações;
  • Administração de rede;
  • Projeto de banco de dados;
  • Gerenciamento de banco de dados.

Ciência da Computação

A ciência da computação se concentra na lógica e no design dos fundamentos dos componentes que os especialistas de TI usam para montar sistemas de negócios. Uma sólida formação em matemática é necessária para seguir uma carreira em ciência da computação. Muito do trabalho em ciência da computação envolve o desenvolvimento de algoritmos e lógica e a escrita do código de baixo nível que permite que os sistemas de computador resolvam os problemas de negócios.

Os cientistas da computação podem participar do trabalho de engenharia de hardware e software necessário para desenvolver produtos. Eles também estão propensos a mergulhar em tecnologias mais abstratas, como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML).

Um curso de estudo em ciência da computação requer uma base em conceitos de computação e matemática avançada. Pode ser complementado com disciplinas como:

  • Machine Learning (Aprendizado de máquina) e IA (inteligência artificial);
  • Redes neurais;
  • Sistemas de segurança;
  • Análise de dados;
  • Experiência de usuário.

Carreiras em tecnologia da informação

Carreiras em tecnologia da informação

Uma equipe de administradores e outros membros da equipe técnica implantam e gerenciam a infraestrutura e os ativos de TI de uma empresa. As equipes de TI dependem de uma gama de habilidades e conhecimentos especializados de informação e tecnologia para dar suporte a equipamentos, aplicativos e atividades. Contratados terceirizados e pessoal de suporte do fornecedor de TI aumentam a equipe de TI.

A profissão de tecnologia da informação é extremamente diversificada. Os funcionários de TI podem se especializar em áreas como desenvolvimento de software; gerenciamento de aplicativos; Componentes de hardware; servidor, armazenamento ou administração de rede; arquitetura de rede; e mais. Muitas empresas procuram profissionais de TI com conjuntos de habilidades mistos ou sobrepostos.

Habilidades de Tecnologia da Informação

Habilidades de Tecnologia da Informação

Uma carreira de TI de sucesso envolverá o desenvolvimento de várias habilidades técnicas. Para o mercado de trabalho de TI atual, essas 10 habilidades estão entre as mais demandadas:

  1. Cyber segurança;
  2. Computação em nuvem;
  3. Computação de ponta e Internet das coisas;
  4. Automação de TI;
  5. Desenvolvimento de software;
  6. Gerenciamento de Big Data e análise de dados;
  7. DevOps;
  8. Inteligência Artificial;
  9. Machine Learning (Aprendizado de máquina);
  10. Desenvolvimento de aplicativos.

Conclusão

Espero que este artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre a área de tecnologia da informação. No mundo atual já somo totalmente dependentes da tecnologia e é muito importante saber conceitos e entender de forma mais técnica o mundo que engloba toda essa tecnologia está presente no nosso dia a dia.

Postages Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *