Engenharia de Software: O que é?

Engenharia de Software

Engenharia de Software: No mundo moderno, tudo é software. Hoje em dia, por exemplo, empresas de qualquer tamanho dependem dos mais diversos sistemas de informação para automatizar seus processos. Governos também interagem com os cidadãos por meio de sistemas computacionais, por exemplo, para coletar impostos ou realizar eleições. Empresas vendem, por meio de sistemas de comércio eletrônico, uma gama imensa de produtos, diretamente para os consumidores. Software está também embarcado em diferentes dispositivos e produtos de engenharia, incluindo automóveis, aviões, satélites, robôs, etc. Por fim, software está contribuindo para renovar indústrias e serviços tradicionais, como telecomunicações, transporte em grandes centros urbanos, hospedagem, lazer e publicidade.

Portanto, devido a sua relevância no nosso mundo, não é surpresa que exista uma área da Computação destinada a investigar os desafios e propor soluções que permitam desenvolver sistemas de software. Principalmente aqueles mais complexos e de maior tamanho — de forma produtiva e com qualidade. Engenharia de Software é o nome dessa área.

Engenharia de Software trata da aplicação de abordagens sistemáticas, disciplinadas e quantificáveis para desenvolver, operar, manter e evoluir software. Ou seja, Engenharia de Software é a área da Computação que se preocupa em propor e aplicar princípios de engenharia na construção de software.

Afinal de contas, o que é Engenharia de Software?

É a área de tecnologia da informação focada em desenvolvimento, criação e manutenção de sistemas para computadores. Com aplicações práticas e tecnológicas de Gestão de Projetos, entre outras disciplinas, com objetivo na qualidade e na produtividade.

Nos dias atuais, essas práticas e tecnologias abrangem uma variedade de categorias, como:

  • processo e qualidade de software;
  • banco de dados;
  • linguagens de programação;
  • plataformas;
  • padrões de projeto de software;
  • bibliotecas digitais.


Além disso, umas das principais finalidades da Engenharia de Software é oferecer as ferramentas necessárias para planejar e gerir todo o processo de desenvolvimento de sistemas computacionais de qualidade. E que sejam capazes de atender às necessidades de seu requisitante, isto é, a demanda do mercado.

Entre os fundamentos científicos que sustentam a Engenharia de Software, há uma grande variedade de modelos abstratos e precisos que permitem a esse profissional projetar, especificar, implementar e desenvolver sistemas, garantindo e avaliando suas funcionalidades e qualidades.

Embora não seja o foco deste material, vale a pena destacar que a área que estuda e avalia os processos de desenvolvimento de softwares. Assim como as ferramentas e metodologias de suporte para garantir a sua evolução, é a Engenharia de Software Experimental.

O que pode fazer um engenheiro de software?

Depois de entender o que é a Engenharia de Software, chegou o momento de saber o que faz um profissional dessa área, como é sua rotina e qual o perfil de quem opta por esse ramo de atuação. Esse engenheiro é o responsável pelo desenvolvimento dos sistemas que são utilizados no cotidiano de empresas e pessoas.

Por isso, ele cuida dos bastidores de aplicativos de celular, redes e programas com funções diversas. Além disso, o planejamento de um novo programa que precisa ser criado ou a análise de serviços de tecnologia que tenham sido implementados recentemente. Também fazem parte de seu trabalho, já que o Engenheiro de Software pode realizar o controle de qualidade de sistemas informatizados.

Atualmente, com o aumento de pessoas trabalhando no modelo home office, a atuação desses profissionais se mostrou ainda mais necessária. Por isso, a rotina de quem trabalha nesse setor envolve tanto o contato direto com dispositivos, como computadores e celulares, quanto reuniões, que podem ser presenciais ou remotas.

Então, o trabalho individual é algo comum nessa carreira, mas também, é importante saber trabalhar em equipe quando necessário e ter habilidades que podem ser desenvolvidas durante a faculdade. Como lógica, gestão de conflitos e facilidade para solucionar problemas tecnológicos.

Leia também: Sistemas de Informação – Guia do Estudante

Como que é o mercado de Engenharia de Software?

Quem resolver se tornar um engenheiro de software pode ter um futuro promissor. A expectativa dos especialistas da área é de que a demanda por profissionais da área seja o dobro do que o Brasil vai conseguir formar nos próximos anos.

Então, tudo indica que empregos não vão faltar! Tudo isso porque o campo de sistemas e de informática está em contínuo crescimento. Os profissionais podem atuar em pequenas ou em grandes empresas. Sendo que a presença de filiais de multinacionais no país com grandes oportunidades para a área.

Se você é estudante de programação, vou deixar alguns links de conteúdos GRATUITOS para você começar a estudar ainda hoje:

Rolar para cima