O GitHub está fazendo melhorias significativas em sua experiência de pesquisa de código e lançou uma amostra da tecnologia para uma prévia.
🚨DICA: Crie um projeto de programação web com HTML5, CSS3 e JavaScript do zero em 3 aulas: MiniCurso Gratuito! 🚀
O índice de pesquisa atual cobre mais de cinco milhões dos repositórios públicos mais populares. Além disso, os desenvolvedores também podem pesquisar quaisquer repositórios privados aos quais tenham acesso.
O GitHub recomenda tentar cinco funções de pesquisa para ver como elas podem melhorar seu fluxo de trabalho:
- Tente uma pesquisa simples e veja como a classificação inteligente e o índice otimizado por código o ajudam a encontrar exatamente o que você está procurando.
- Pesquise uma string exata, com suporte para correspondências de substring e caracteres especiais, ou use expressões regulares (entre / separadores).
- Faça o escopo de suas pesquisas com org: ou repo: qualifiers, com sugestões de preenchimento automático na caixa de pesquisa.
- Refine seus resultados usando filtros como linguagem:, path:, extension:, e operadores booleanos (OR, NOT). Procure definições de um símbolo com o símbolo:.
- Familiarize-se com recursos adicionais, como visualização em árvore de diretório, informações de símbolo para o escopo ativo, pular para definição, selecionar para pesquisar e muito mais.
Uma lista completa de sintaxe compatível está disponível aqui. Você também pode pressionar? em qualquer página para visualizar os atalhos de teclado disponíveis.
A interface de pesquisa atual é separada da experiência principal do GitHub. Assim que a empresa incorporar qualquer feedback e acreditar que está pronta para uma adoção mais ampla, ele será integrado ao site principal.
Existem algumas limitações atuais dignas de nota. Em primeiro lugar, o recurso só oferece suporte à pesquisa de conteúdo no branch padrão e nem todo o conteúdo do repo é indexado.
As limitações atuais do código indexado são:
- O código fornecido e gerado é excluído (conforme determinado por Enry).
- Arquivos vazios e arquivos com mais de 350 KiB são excluídos.
- Apenas arquivos codificados em UTF-8 são incluídos.
- Repositórios muito grandes não podem ser indexados.
Os resultados da pesquisa são limitados a 10 páginas, o que deve ser suficiente para a maioria das pesquisas, mas vale a pena observar. A empresa pretende fornecer suporte para recuperação de todos os resultados da pesquisa por meio de uma API no futuro.
O GitHub não oferece garantias durante a visualização sobre a rapidez com que o índice é atualizado após um novo push, mas diz que normalmente é pesquisável em alguns minutos.
Os desenvolvedores podem se inscrever para a visualização da pesquisa de código aqui.
(Crédito da imagem: GitHub).
Leia também: O Windows 11 diminuindo a velocidade de alguns SSDs NVMe