Conteúdo
Quando você se aprofunda, o marketing digital é marketing. Neste artigo você vai ter um guia completo de marketing digital para iniciantes, vem comigo!
É assim que as empresas hoje transmitem sua mensagem aos seus melhores clientes potenciais e clientes.
A primeira regra do marketing é fazer a oferta certa, no lugar certo, na hora certa. Hoje, seus clientes estão online: visitam frequentemente as mídias sociais, mantêm-se atualizados com sites de notícias e blogs e pesquisam online quando necessário.
O marketing digital coloca você no mesmo funil para que seus melhores clientes em potencial possam vê-lo, aprender mais sobre você e até mesmo fazer perguntas para saber mais sobre você e seus produtos ou serviços.
Se você é novo no marketing digital, pode parecer difícil pensar em dominar todas as táticas de marketing online usadas no marketing digital. Nós conseguimos…
Sim, você precisa aprender estratégias diferentes. Mas juntos eles estabelecem as bases para o seu negócio: atrair leads, cultivar relacionamentos e entregar ofertas que seu público irá apreciar e responder.
Vejamos mais de perto como isso acontece.
Como funciona o marketing digital?
De muitas maneiras, o marketing digital não é diferente do marketing tradicional. Em ambos os casos, as organizações inteligentes buscam criar relacionamentos mutuamente benéficos com prospects, prospects e clientes.
Mas o marketing digital substituiu as estratégias de marketing mais tradicionais, pois é projetado para alcançar os consumidores de hoje. Por exemplo:
Pense na sua última compra cara. Talvez você tenha comprado uma casa, contratado alguém para consertar o telhado ou trocado o fornecedor de papel do seu escritório.
Seja o que for, você provavelmente começou pesquisando na Internet para descobrir quais soluções estão disponíveis, quem as oferece e quais são suas melhores opções. Sua decisão final de compra é baseada nas avaliações que você lê, nos amigos e familiares que você consulta e nas soluções, recursos e preços que você pesquisa.
A maioria das decisões de compra começa online.
Nesse caso, uma presença online é uma necessidade absoluta, não importa o que você esteja vendendo.
A chave é desenvolver uma estratégia de marketing digital que o leve a todos os lugares onde seus seguidores estiveram e, em seguida, usar uma variedade de canais digitais para alcançá-los de várias maneiras…
…o conteúdo mantém você atualizado com as últimas notícias do setor, os problemas que você enfrenta e como você pode resolvê-los…
…compartilhar esse conteúdo nas redes sociais e interagir com eles como amigos e seguidores…
…Search Engine Optimization (SEO) para otimizar seu conteúdo para aparecer quando alguém pesquisar as informações que você escreveu…
…direcione tráfego pago para seu site com anúncios, onde as pessoas podem ver suas ofertas…
…e email marketing para acompanhar seu público e garantir que eles continuem obtendo as soluções que procuram.
Quando você junta todas essas peças, você tem uma máquina de marketing digital eficiente e fácil de operar. Embora construir essa máquina do zero possa parecer assustador, é tão simples quanto aprender e integrar uma estratégia de marketing digital por vez.
É por isso que elaboramos este guia: para ajudá-lo a criar ou refinar seu próprio plano de marketing digital sem cometer falsos começos e erros, fazendo você mesmo.
Quais são os benefícios do marketing digital?
Ter uma forte presença digital irá ajudá-lo de várias maneiras:
- Isso facilitará a conscientização e o engajamento antes e depois da venda.
- Isso ajudará você a converter novos compradores em fãs fervorosos que compram mais (e com mais frequência)
- Isso impulsionará o boca a boca e o compartilhamento social – e todos os benefícios que vêm com isso.
- Encurte a jornada do comprador oferecendo o negócio certo no momento certo
Marketing Digital para Iniciantes: 9 Conceitos Essenciais
O marketing digital é “promover sua marca por meio da mídia digital” e sua popularidade cresceu desde 2000.
Como usuário da Internet, você o vê em todos os lugares, desde um e-mail da sua marca de roupas favorita até uma postagem no blog explicando por que você deve aprender a tocar violão.
E não é à toa: o marketing digital tem muitos benefícios, como baixo custo, capacidade de analisar desempenho em tempo real, diversos objetivos, comunicar-se diretamente com os clientes, expandir seus negócios e muito mais.
Portanto, é natural que, se você tem uma marca, considere seriamente o marketing digital. Aqui estão algumas estratégias para manter em mente:
1. Conheça seu público-alvo
Este é o primeiro passo. Saber a idade, gostos, gênero e necessidades daqueles que podem querer seu produto ou serviço pode ajudá-lo a saber como alcançá-los e criar uma mensagem que os agrade.
Se você postasse um trocadilho relacionado a um jogo no Facebook como Pringles, eles iriam gostar?
Ou seu cliente em potencial gosta mais de livros e programas de TV? Talvez sejam homens de meia-idade com quatro filhos que desejam um desconto como um plano familiar.
Tente imaginar e construir o que chamamos de buyer persona.
Esta é uma representação fictícia de seus melhores clientes em potencial. Ao imaginar, seja o mais específico possível. Faça a si mesmo perguntas como:
- Quantos anos eles tem?
- Quantas delas são mulheres?
- onde é que eles vivem?
- Qual é o seu hobby?
- Qual é a renda familiar anual deles?
Além de suas próprias suposições, você pode fazer algumas entrevistas ou analisar análises do setor em busca de alguns fatos. Mais tarde, a análise também será útil.
Entendo o público alvo
Depois de encontrar essas informações, você precisa abordar seu público de maneiras diferentes, dependendo do estágio do funil em que ele está.
Dito isso, você não diria o mesmo para sua comunidade. Quem te segue nas redes sociais, sempre comenta suas postagens, e novas pessoas que você busca atrair.
Este último requer um incentivo maior para ver o que você tem a oferecer.
Digamos que você tenha uma pequena livraria. Para fazer com que novas pessoas (tráfego frio) o sigam, você precisa dar algo a elas. Uma vez que eles estejam interessados (tráfego quente), você os apresenta ao seu livro.
Por fim, eles estão familiarizados com seu produto (tráfego quente) e você os leva a comprar.
Espere, em primeiro lugar, o que diabos estou trazendo para o fluxo frio? conteúdo premium.
Veja também: Curso gratuito de marketing digital para inciantes
2. Conteúdo de alta qualidade
Carregar fotos de produtos com preços é fácil, mas não é suficiente se você deseja atrair novos clientes.
Eles precisam de um gancho atraente. Criar conteúdo valioso é a melhor maneira de promover sua marca e se conectar com as pessoas. Então lembre-se de ser UVC:
- U. é útil. Não venda seu preço de venda imediatamente. Mais importante, concentre-se em seus clientes. Ouça as necessidades dos consumidores e tente resolver seus problemas. Dica: Forneça recursos gratuitos. Todo mundo tem algo a dar ou ensinar. Em fóruns como o Quora, responda a perguntas relacionadas ao seu nicho e crie links para blogs que apoiem seus pontos de vista.
Voltar à livraria, oferecer recomendações de livros ou entrevistar autores são coisas que seu público certamente adorará e o deixará ciente de sua presença.
- V. Seja Verdadeiro. Mostre o que torna sua marca única e humana, quais são seus valores. Fale sobre como você começou, por que começou, quais foram suas lutas e o que o manteve em movimento. Sua comunidade quer se conectar com você e quer que você tenha empatia com eles.
Veremos que uma ótima maneira de fazer isso é através das mídias sociais.
- C. Seja criativo. Tem muito conteúdo por aí.
Para chamar a atenção, para ser interessante. Não repita as mesmas coisas de sempre. Se você se sentir preso, saia e ouça música, qualquer coisa que desperte sua imaginação e inspire. Não tente ser perfeito. Permita-se ser estúpido e tente coisas novas.
Veja também: Curso gratuito de marketing digital para inciantes
3. SEO
SEO significa Search Engine Optimization e faz com que o conteúdo do seu blog seja classificado na primeira página do Google gratuitamente. Isso significa que você pode obter tráfego orgânico.
Então, quando foi a última vez que você for até a segunda página do Google? Isso mesmo: 75% dos cliques não vão tão longe. Um bom SEO coloca você no centro das atenções e faz com que você seja visto por mais pessoas.
Para isso, seu site precisa ser amigável. Aqui estão apenas algumas (muitas) estratégias para manter em mente:
- Palavras-chave. Os usuários usam essas palavras para encontrar conteúdo. Faça uma pesquisa no Google para descobrir o que as pessoas estão procurando e quais são as palavras-chave para o seu nicho.
- Boa gramática, ortografia e legibilidade. Além da qualidade, seu conteúdo deve ser bem escrito, livre de erros formais e de fácil leitura. Ninguém quer ver você em vez de você.
- Velocidade de carregamento. Sites lentos são muito irritantes. Se suas páginas não carregarem rapidamente, sua taxa de rejeição aumentará, prejudicando seus rankings.
- Imagens, infográficos e títulos. Eles tornam tudo mais envolvente e facilitam o skimming. Certifique-se de que as imagens não sejam muito grandes, ou isso tornará o site mais lento.
- Projeto. Um site limpo é muito importante. Tamanho da fonte, tipografia e cores devem ser agradáveis aos olhos. Na dúvida, simplifique. menos é mais.
- Otimizado para dispositivos móveis. Faça seu site caber em todos os tamanhos de tela. A leitura de telefones celulares agora é comum.
Veja também: Curso gratuito de marketing digital para inciantes
4. Publicidade paga
Depois de definir seu público-alvo e garantir a criação de conteúdo de alta qualidade, é hora de investir em publicidade.
Então, eles são a chave para se exibir para o tráfego frio e trazer o tráfego quente para o seu produto, além de lembrar ao tráfego quente que eles estão muito perto de conseguir aquele livro ao qual sempre se referem. Dessa forma, os anúncios variam dependendo de quem você está segmentando.
Veja como funciona. Seu tráfego frio verá um anúncio pago no Pinterest sobre seu guia gratuito e levará ao seu blog. Eles leem o seu conteúdo. Eles adoram e voltam.
Portanto, da próxima vez, quando abrirem alguma página aleatória, encontrarão outro anúncio mostrando um produto relacionado que você vende.
Se a entrega for boa, eles verificarão com você. Talvez eles não comprem agora, mas então verão um anúncio de uma oferta especial e prosperidade.
Logo, as pessoas às vezes precisam empucionar, o que é basicamente publicidade. Mas não esqueça que é só um empurrãozinho, então você precisa fazer a sua parte também. Não espere milagres dele.
A publicidade paga combina bem com estratégia e conteúdo premium: é difícil ter sucesso se você esquecer um.
Além disso, não tenha medo do custo: dependendo do orçamento, você pode começar com um pequeno investimento. Algumas opções de publicidade incluem pagamento por clique (PPC), custo por ação (CPA), custo por impressão e até mesmo PPC. Você tem muitas opções para escolher.
Escusado será dizer que a publicidade digital é sempre mais barata que a publicidade tradicional e tem um retorno sobre o investimento (ROI) muito maior. Você pode ver seu desempenho em tempo real.
5. Mídias sociais
Não sei vocês, mas se eu quiser comprar algo mas a transação não for em nenhuma rede social, tenho algumas dúvidas. Provavelmente não encontrarei informações em tempo real sobre a marca, o que é um grande problema.
No entanto, a importância das redes sociais vai além da divulgação de notícias (você também pode fazê-lo por e-mail). Nas mídias sociais, você pode se conectar com sua comunidade e clientes em potencial.
Se alguém tirar uma foto do seu produto ou elogiar seu serviço, ele poderá marcar sua conta e todos os amigos dele notarão você.
Além disso, seja Instagram, Tik Tok ou Snapchat, a mídia social é sua chance de mostrar seu rosto (ou o rosto do seu gerente de comunidade) e ser engraçado. As pessoas vão lá para relaxar ou aprender coisas novas.
Abordando
Em seguida, aborde-os de maneira amigável.
Portanto, faça perguntas como as listadas acima para ter uma boa noção de com quem você está falando e se concentrar em seu público-alvo. Jogue com eles.
Não há necessidade de focar apenas na sua marca. Deseje-lhes um bom fim de semana ou conte-lhes uma história trivial, mas engraçada, sobre algo que aconteceu com você há um mês. Use o recurso de enquete do Instagram para fazer perguntas e aumentar o envolvimento do público.
Não fique obcecado por seguidores, no entanto.
Esses números não importam no final do dia. Muitos seguidores não equivalem a muitas vendas. O importante é construir uma comunidade e mantê-la engajada para que eles acabem sendo o maior tráfego.
Portanto, não desperdice seu dinheiro comprando mais seguidores.
Então, mais importante ainda, não deixe que as mídias sociais ocupem seu tempo. Sendo assim, planeje sua semana e escolha uma das muitas ferramentas de automação disponíveis para ter apenas as ferramentas necessárias para sua saúde mental.
Veja também: Curso gratuito de marketing digital para inciantes
6. E-mail Marketing
Seu anúncio pode levar as pessoas ao seu site, e ter um site bem personalizado faz com que elas queiram ficar. O que devemos fazer agora? Lembra daquele recurso gratuito que mencionamos anteriormente?
Isso ajudará você a passar de “eles estão interessados” para “eles estão comprando” (ou seja, consumidores convertidos).
Veja como funciona: Para obter este recurso gratuito, digamos, um guia para começar a escrever contos. Se você ensiná-los a escrever, eles precisam se inscrever em seu boletim informativo com o e-mail.
Endereços de e-mail são coisas preciosas.
Quase todo mundo verifica seu e-mail regularmente. Estabeleça uma comunicação direta e rápida com os clientes. Depois de receber o e-mail, você pode enviar um e-mail muito personalizado que você sabe que eles estarão interessados e mostrar a atualização da sua marca.
Você não precisa confiar em algoritmos ou nas chances de alguém visitar sua loja de varejo para garantir que seus produtos sejam vistos. É entregue diretamente nas caixas de entrada das pessoas.
Outra grande vantagem do e-mail marketing é que ele é automatizado e personalizado: por exemplo, e-mails relacionados a cosméticos são enviados automaticamente para mulheres e fragrâncias masculinas são enviadas automaticamente para homens.
Quando você diversifica seu público-alvo, eles se tornam pessoas em vez de objetos, e estou ansioso para ler esses e-mails.
Portanto, certifique-se de enviar conteúdo de qualidade que ajude a construir sua imagem de comprador. O marketing por e-mail tem muito potencial; não o transforme em spam. Ninguém quer spam.
Veja também: Curso gratuito de marketing digital para inciantes
7. Podcasts
Em uma era de multitarefa, é normal colocar seus fones de ouvido e ouvir o Spotify enquanto você está no ônibus, cozinhando ou fazendo qualquer coisa. Os podcasts estão se tornando cada vez mais populares a cada dia.
Eles são consumidos com facilidade e esforço, enquanto trazem uma sensação de intimidade e calor para o ouvinte.
Eles são engraçados porque você fala sobre suas experiências e eles são emocionais.
As pessoas não estão apenas consumindo o que você envia.
Quando você fala sobre isso, eles ouvem sua própria voz. É tão pessoal. É como parte de uma conversa fácil com um amigo.
Imagine se você adicionasse alguma narrativa também. É ótimo para construir um público e aumentar as conversões. Você vai partir o coração do seu público, fazendo com que eles se apaixonem pelo seu negócio e voltem sempre.
Podcasting também é uma nova maneira de ganhar dinheiro. Se você tiver seguidores suficientes, poderá obter anunciantes. Considerando como é fácil e barato criar um podcast, você pode dizer que seu ROI será enorme.
Você pode estar pensando, espere, estou apenas começando, você está falando sobre criar um podcast?
Mas não é necessário ter o seu próprio.
Portanto, as pessoas costumam ser entrevistadas em podcasts de outras pessoas, o que também é ótimo para publicidade. Você pode acessar podcasts que entrevistam pessoas em seu campo e mostram ao anfitrião por que você deveria estar lá.
No entanto, os podcasts são mais acessíveis do que os vídeos, então você também pode tentar criar o seu!
Veja também: Curso gratuito de marketing digital para inciantes
8. Google Analytics
Bem, já mencionamos que o planejamento é a chave para economizar tempo nas mídias sociais. Bem, pode economizar tempo e dinheiro em qualquer aspecto do seu negócio, especialmente no marketing digital.
Mas como tomamos decisões informadas sobre nossas ações futuras? Precisamos entender completamente o que funciona e o que não funciona. Por que as vendas estão baixas ou como nossa publicidade pode ajudá-los a crescer. Que tipo de anúncio funciona melhor. Quanto tempo os usuários passam em sua página, qual é o comportamento deles quando chegam lá e de onde vieram.
Onde obtemos todos esses dados? A resposta é olhar para a análise.
Analytics nos permite ver nosso desempenho, falhas e sucessos em tempo real e entendê-los em detalhes.
Graças a isso, sabemos o que mudar e o que melhorar, levando a decisões mais inteligentes e previsões precisas. Entendemos nossas fraquezas e pontos fortes e entendemos o comportamento de nossos clientes.
Com a análise, você tem controle total sobre a complexidade.
Você pode ser muito específico ou focar no principal. Ele mostra tudo o que você poderia pedir. A idade, interesses e dispositivos da taxa de rejeição do seu público em seu site. Qual é a coisa mais atraente sobre a mídia social para atrair a atenção dos usuários? O que eles compartilharam e, claro, se você atingiu seus objetivos.
Você pode encontrar tudo isso no Google Analytics, a ferramenta de análise de desempenho mais usada. No entanto, existem outras opções para tentar.
Leia também: Marketing de afiliados: como as pessoas ganham dinheiro
9. Comércio eletrônico
Hora de vender. Tudo que você faz para chamar a atenção das pessoas é chegar aqui. Seu email marketing, sua presença nas redes sociais, seus podcasts, tudo levará os clientes ao seu e-commerce para que eles possam finalmente comprar seus produtos.
Assim como suas campanhas, seus anúncios e suas interações com seus clientes, o processo de vendas online é melhor. O comércio eletrônico é ótimo para:
- Aquisição de novos clientes: sua loja de varejo perde muitos clientes em potencial porque você depende de pessoas que moram nas proximidades. No entanto, milhões de pessoas em todo o mundo podem visualizar seu site sem restrições geográficas. O comércio eletrônico pode expandir seu alcance e capturar oportunidades em todo o mundo. À medida que você cresce e cresce, seu site também crescerá. É aqui que a localização da web pode entrar em ação. Se você deseja vender para diferentes países, fatores como idioma e cultura serão eventualmente considerados.
- Acelera o processo de compra: os clientes podem comprar em um segundo evitando visitas pessoais. O produto está a apenas um clique de distância, não uma cidade.
- Vender a qualquer hora, em qualquer lugar: Você pode gerenciar seu negócio de casa, eles podem fazer compras no escritório ou tarde da noite antes de dormir.
- Reduzir custos: Muitas marcas não expõem seus produtos em um espaço físico, ou o fazem, mas é pequeno. Isso economiza em aluguel, eletricidade, fornecedores, etc. Ao mesmo tempo, permite-lhe baixar os seus preços e atrair mais clientes.
Leia também: Como os profissionais de marketing usam HTML e CSS
Para aproveitar ao máximo esses benefícios, você precisa tomar as medidas certas.
Se você está começando do zero e não tem uma loja de varejo, terá que escolher um nome. Em seguida, certifique-se de que suas áreas de negócios em potencial estejam disponíveis. Caso contrário, você pode criar uma substituição como esta e, em vez de .com, usar .Co ou algo assim.
Você também deve verificar os regulamentos governamentais sobre comércio eletrônico.
Por fim, escolha sua plataforma. Opções populares como Shopify, WooCommerce, Magento e até Squarespace.
Então, é incrível quantos serviços de e-mail marketing/CRM têm ferramentas de comércio eletrônico como redirecionamentos. Na verdade, todas essas estratégias listadas se conectam e se ajudam.
Conclusão
Você viu como o marketing digital é incrível e todas as possibilidades que ele oferece para expandir sua marca.
Tudo se resume a conhecer seu público-alvo, ajudá-lo e se envolver com ele, oferecer uma ótima experiência no site e usar ferramentas digitais para melhorar cada etapa do caminho.
Portanto, agora que você entendeu a importância do marketing digital e conhece as melhores estratégias para começar, é hora de começar! Não se sinta sobrecarregado por todas essas estratégias.
Concentre-se em dominar um antes de passar para o próximo.
Leia também: Os 9 melhores livros de programação que você precisa ler