Conteúdo
Os smartphones deixam os humanos com períodos de atenção tão curtos que até peixinhos dourados conseguem manter seus pensamentos por mais tempo, de acordo com uma pesquisa da Microsoft.
Os pesquisadores entrevistaram 2.000 participantes e estudaram a atividade cerebral de mais 112 e descobriram que o tempo médio de atenção humana caiu de 12 segundos no início da revolução móvel em 2000 para 8 segundos hoje.
O crescimento no uso de smartphones e a subsequente redução nos períodos de atenção aumentaram dramaticamente a importância de uma boa escrita. Se você não conseguir escrever uma ótima linha de assunto que atraia o interesse das pessoas, nunca conseguirá que elas abram sua campanha. Se você não conseguir explicar sua oferta de maneira rápida e fácil, nunca conseguirá que eles cliquem e comprem seu produto.
Como você executa uma campanha de e-mail eficaz?
Então, como você escreve uma campanha de e-mail de alto desempenho que abre e clica?
Continue lendo para saber mais sobre cada etapa da redação de um e-mail, bem como algumas dicas e práticas recomendadas que você pode usar em sua próxima campanha de marketing.
O que contribui para uma campanha de e-mail bem-sucedida?
Como acontece com a maioria das coisas que valem a pena na vida, não há respostas fáceis para uma campanha de e-mail bem-sucedida.
Existem muitas variáveis que afetam a qualidade do e-mail marketing. Somente combinando todos esses elementos você pode esperar criar uma campanha de e-mail que exceda suas expectativas.
Considere as dicas a seguir para ajudar a garantir que suas campanhas de e-mail sejam eficazes.
Leia também: O que é o modelo OSI?
1. Use um nome familiar
O nome “De” é um dos elementos mais visíveis de sua campanha quando chega às caixas de entrada de seus assinantes.
Em muitos clientes de desktop e móveis, ele aparece em texto maior e fonte em negrito para ajudar as pessoas a identificar rapidamente a origem do e-mail.
Dada a sua proeminência, provavelmente não é surpreendente que 68% dos americanos digam que decidem abrir e-mails com base no nome “de”.
Então, como você pode otimizar essa parte crítica de sua campanha de marketing e ajudar a aumentar as taxas de abertura acima de 30%? A chave é fazer com que corresponda às expectativas do público.
Por exemplo, suponha que você se inscreve para receber um boletim informativo por e-mail no site da Microsoft. Você gostaria de receber e-mails da “Microsoft” ou “Richard”? Considerando que você se inscreveu para receber esses e-mails do site do Microsoft, é provável que seja o primeiro, embora na verdade tenha sido Richard quem criou e enviou seu evento.
2. Escreva uma linha de assunto curta e focada no interesse
Após o nome “De”, a linha de assunto é o segundo elemento mais proeminente em sua caixa de entrada.
Na maioria dos dispositivos, a linha de assunto é formatada como um texto mais escuro e em negrito, na tentativa de destacá-la dos outros detalhes do e-mail.
Dado o seu destaque na caixa de entrada, é inevitável que tenha um grande impacto nas taxas de abertura. Então, como você deve otimizar suas linhas de assunto para gerar conversões?
A primeira coisa a considerar é o comprimento. Embora a pesquisa mostre que o tamanho da linha de assunto não tem muito impacto nas taxas de abertura e cliques, é melhor manter as linhas de assunto com menos de 30 caracteres para garantir que apareçam por completo no computador e no celular.
3. Escreva um título atraente
O cabeçalho é o texto de resumo curto que segue a linha de assunto ao visualizar um e-mail em sua caixa de entrada.
O texto do cabeçalho é uma parte importante do que seus assinantes usarão para decidir se abrem sua campanha e interagem com seu conteúdo. Então, como otimizar o texto do cabeçalho do trailer para dispositivos móveis?
Dado que o texto do cabeçalho aparece ao lado da linha de assunto do e-mail, os dois precisam trabalhar juntos para contar uma história coerente, em vez de serem considerados duas partes separadas da campanha de e-mail.
Derek Halpern faz um ótimo trabalho com seu último discurso de webinar.
Como você pode ver, a linha de assunto é voltada para um público muito específico (pessoas com menos de 1.000 assinantes) e, embora torne o e-mail superatraente para essas pessoas, limita seu apelo para outras pessoas.
Ele então usa o texto do pré-título “Tem mais de 1.000? Abrir mesmo assim…” para se dirigir a outros destinatários que já têm mais de 1.000 assinantes.
Ao usar a linha de assunto e o texto do pré-cabeçalho, Halpern torna o e-mail atraente para mais destinatários e aumenta as chances de o e-mail ser aberto e clicado.
4. Escreva um conteúdo de corpo simples e atraente
Com um nome “De” bem pensado, linha de assunto e abertura pré-texto do cabeçalho, é hora de focar nas taxas de cliques para conteúdo de corpo de alta qualidade.
Escrever bem não é usar palavras mágicas em particular, mas tornar sua oferta e seus benefícios compreensíveis da maneira mais simples possível para o seu público, porque é isso que leva as pessoas a comprar.
Embora seu produto possa ser diferente, existem várias fórmulas que você pode usar para ajudá-lo a escrever um ótimo conteúdo de e-mail. As fórmulas PAS, 4P e BAB são estruturas fáceis de seguir que ajudam profissionais de marketing como você a escrever campanhas de e-mail altamente eficazes que posicionam seu produto ou serviço como a solução para os pontos problemáticos de seus clientes.
5. Otimize seus botões
Os botões que você usa em suas campanhas de marketing por e-mail são a etapa final para fazer alguém clicar em sua campanha e visitar seu site, e as palavras que você escolhe para eles podem fazer uma grande diferença para alguém clicar ou não. . .
Mas o que você escreve para garantir que seu botão seja clicado?
A chave é usar o botão para enfatizar o benefício que você está prometendo ao leitor no restante do e-mail.
Um ótimo exemplo é o evento de estréia de um dos novos programas de TV da Showtime, Penny the Scary.
Em vez da cópia genérica do botão, o Showtime usou a cópia do botão para reforçar a exclusividade do evento, lembrando aos leitores que este não era apenas um episódio de TV, mas a estreia de uma temporada.
Portanto, para reduzir o esforço percebido por seus leitores, substitua essas palavras de atrito por palavras sem atrito como “adquirir” ou “aprender” e siga-as com uma declaração de benefício (ou seja, “obtenha sua conta gratuita”).
6. Evite Filtros de Spam
Se você seguiu todas as etapas até agora, tudo pode ser em vão se você não contornar o filtro de spam. O filtro de spam pegará todo o seu trabalho duro e o arquivará, para nunca mais ser visto por olhos humanos.
Para escapar dos filtros de spam, você deve evitar o uso excessivo de qualquer linguagem compatível com spam. Podem ser palavras inocentes como “comprar” ou “grátis”. Os filtros de spam detectarão isso e assumirão que seu e-mail é spam.
Outra forma de evitar filtros de spam é pedir à sua lista de e-mail para adicioná-lo aos seus contatos. Ao ingressar na lista de contatos, você será colocado na lista de permissões e todos os seus e-mails serão enviados automaticamente.
Como usar sua escrita para criar fidelidade à marca
As cinco etapas acima dependem de suas habilidades de escrita, não apenas de sua clareza e aderência à gramática.
O tom que você adota ao escrever pode realmente transformar sua campanha de e-mail de uma jogada de marketing em uma comunicação real entre dois amigos. Depois de definir o tom desejado, seus e-mails serão mais atraentes e legíveis do que nunca.
Ao definir o tom, você deve olhar para sua marca e público-alvo. Se você é uma marca de cuidados com a saúde, usar um tom mais leve e divertido pode não ser sua imagem. No entanto, existem maneiras de usar a escrita para abordar assuntos sérios e torná-los atraentes.
Depois que os leitores sentirem sua escrita, eles estarão mais propensos a verificar e-mails futuros. É sua responsabilidade quebrar o estereótipo de que e-mails de marketing são apenas jogar produtos na cara das pessoas.
Dê a eles algo que eles queiram ler e eles estarão mais propensos a ouvir o próximo e-mail, e a gentileza de escrever levará a mais vendas. Além de usar o tom certo, você pode considerar usar o teste A/B para descobrir quais estilos de escrita funcionam e quais não.
Ao enfatizar sua escrita, você também diz a seus clientes que se preocupa com todos os aspectos de seu produto e campanha de marketing. Não é apenas algo que você lança para uma certa porcentagem de acertos, é uma qualidade que passa por muito pensamento.
Comprimir
O aumento constante no uso de smartphones e a subsequente redução na atenção humana significa que escrever ótimos artigos em suas campanhas de e-mail é mais importante do que nunca.
Se você não pode escrever um tópico matador que atraia o interesse das pessoas, você nunca conseguirá que elas abram sua campanha. Se você não conseguir explicar sua oferta de maneira rápida e fácil, nunca conseguirá que eles cliquem e comprem seu produto.
Portanto, da próxima vez que você criar uma campanha de e-mail para promover seu produto ou recurso mais recente, use as 5 práticas recomendadas acima para ajudá-lo a criar campanhas de e-mail de alto desempenho que sejam abertas, clicadas e, por fim, entregues para você, empresas que geram vendas e receita.