O que é PLR no marketing digital?

COMPARTILHAR:

À medida que os tipos de serviços terceirizados aumentaram, desde a fabricação de marca própria até designers freelancers, os direitos de marca própria (PLR Sigla de Private Label Rights) tornaram-se uma extensão dos serviços de marketing terceirizados. O PLR permite que as empresas colham os benefícios do marketing de conteúdo que, de outra forma, não teriam os recursos para fazer. Neste guia, vamos nos aprofundar nos detalhes do PLR, incluindo o que é, suas vantagens e desvantagens e como usar melhor esses direitos.

O que são direitos de marca própria (PLR)?

Os direitos de marca própria permitem que alguém altere o conteúdo existente (como um artigo ou vídeo) e comercialize-o como seu. Mais especificamente, eles permitem e exigem que o comprador pegue um conteúdo genérico e o personalize, ponto em que o comprador tem todos os direitos sobre ele e pode usá-lo como bem entender.

PLR é uma subcategoria de Master Resale Rights (MRR). Os direitos de revenda principais são uma subcategoria de direitos de revenda que permitem a um comprador revender um produto, bem como os direitos desse produto. O direito de revenda apenas permite ao comprador revender o produto sem alterá-lo. A diferença entre os direitos de marca própria e os direitos de revenda master é que, com o conteúdo MRR, o comprador não pode alterar o produto e o produto deve ser vendido, não doado. Discutiremos os motivos para oferecer conteúdo gratuito na seção sobre o uso de conteúdo PLR.

Embora os artigos sejam o tipo mais comum de conteúdo PLR, quase qualquer tipo de conteúdo pode ser vendido usando direitos PLR, incluindo eBooks, software, cursos educacionais, vídeo, áudio e gráficos.

Leia mais: Aprenda a criar um negócio online de sucesso

Prós e contras de PLRs

O conteúdo PLR fica entre o conteúdo totalmente personalizado produzido para uma empresa e o conteúdo emprestado de outra fonte. Requer menos trabalho do que o outro sem causar os mesmos problemas potenciais de SEO e restrições de direitos autorais que o outro. No entanto, isso também significa que o conteúdo pode ser de qualidade inferior ao conteúdo escrito especificamente para o seu negócio, exigindo mais edição do que simples republicação.

Vantagem do PLR

A principal vantagem dos direitos de marca própria é a flexibilidade e economia de tempo que vêm com o uso de conteúdo pré-escrito. Como esse tipo de conteúdo fica entre conteúdo escrito personalizado e republicações, ele oferece o melhor dos dois mundos.

  • Economizar tempo: Quando usado corretamente, o conteúdo PLR pode liberar as empresas do negócio mais demorado de criar conteúdo do zero, fornecendo um atalho. Isso também se aplica em uma escala maior; se uma empresa adquire vários artigos de PLR ​​​​sobre um determinado tópico, ela pode planejar uma estrutura de artigos adicionais para preencher as lacunas tópicas no conteúdo adquirido. Ao mesmo tempo, o conteúdo PLR pode abranger outras áreas nas quais os profissionais de marketing não pensariam.
  • Especialização adicional: O conteúdo PLR é especialmente útil para empresas que buscam fornecer conteúdo fora de sua área principal de especialização, o que pode envolver uma extensa pesquisa ou possíveis erros em artigos acabados. Por exemplo, uma empresa de serviços de limpeza comercial pode saber como limpar um grande escritório de forma completa e eficaz, mas não o que está em seus produtos de limpeza ou como eles são feitos, que é onde entram os produtos PLR.
  • Barato: Normalmente, o conteúdo PLR é comprado online em pacotes por alguns centavos por artigo. Mesmo com o tempo adicional para personalizá-lo, o conteúdo PLR é mais barato do que contratar alguém para escrever o conteúdo do zero.
  • Personalizadas: Como o conteúdo PLR ​​permite que os compradores o alterem como quiserem, essa é uma ótima maneira de personalizá-lo para se adequar à empresa da qual é adquirido. Ele permite que os compradores adicionem seu próprio nome comercial, chamada para ação e informações e exemplos específicos de negócios.
  • Propriedade: Conforme mencionado anteriormente, os PLRs permitem que os compradores vendam, editem, remixem e remixem conteúdo ou distribuam gratuitamente. Uma vez alterado, o comprador tem os mesmos direitos sobre ele como se tivesse sido criado por ele mesmo, pois foi convertido em conteúdo personalizado pelo próprio comprador. NOTA: Às vezes, o conteúdo PLR restringe seus direitos, por isso é importante ler as letras miúdas ao comprar.

Desvantagem do PLR

No entanto, o conteúdo PLR não é uma panacéia. Existem algumas desvantagens em não criar seu próprio conteúdo exclusivo, incluindo a falta geral de qualidade dos produtos PLR e o fato de que o conteúdo PLR original é vendido para muitos compradores.

  • Baixa qualidade: Como o conteúdo PLR ​​é barato e destinado a mudar, muitas vezes é uma escrita vaga e de baixa qualidade. A publicação de um produto PLR sem grandes alterações pode resultar em conteúdo que agrega pouco valor aos leitores, que podem optar por ler artigos mais aprofundados ou úteis em outros sites.
  • Qualidade desconhecida: Como a maior parte do conteúdo PLR é vendida em pacotes, os compradores não podem ver o que estão recebendo antes de comprar. É por isso que é imperativo comprar de uma empresa respeitável.
  • Possibilidade de plágio: Entre em contato, algumas das empresas mais inescrupulosas às vezes vendem conteúdo plagiado. Pode ser difícil dizer quando o conteúdo foi plagiado, especialmente se for repetido em vários sites ou for de material que ainda não foi publicado. No entanto, mesmo a postagem involuntária pode levar a problemas legais ou, pelo menos, exigir que você remova o conteúdo.
  • Duplicação: O mesmo conteúdo PLR ​​é vendido para vários compradores e geralmente não há limite para quantas pessoas podem comprar o mesmo artigo ou vídeo. Isso pode impactar negativamente os compradores de PLR ​​de duas maneiras, dependendo da frequência com que o conteúdo é publicado. Primeiro, se o conteúdo PLR for colocado em um site depois de ser publicado em outro lugar várias vezes, os mecanismos de pesquisa verão o mesmo conteúdo repetido em vários sites e farão com que o site tenha uma classificação mais baixa nos resultados da pesquisa. Em segundo lugar, se os clientes acharem que seu conteúdo (especialmente se você o oferecer como incentivo ou venda) é igual ao de outra pessoa, isso pode afetar a percepção que eles têm de você.

Para ajudar a evitar algumas dessas armadilhas, é imperativo pesquisar cuidadosamente o vendedor desse conteúdo para garantir que ele seja confiável. Também é importante, sempre que possível, verificar o conteúdo online para ver até que ponto ele foi usado. Se você oferecer o mesmo material de várias outras empresas, não se destacará para clientes em potencial. No entanto, deve-se notar que os mecanismos de pesquisa não penalizam o conteúdo duplicado tanto quanto alguns podem pensar. Muitos sites (até 30% de todas as páginas da internet) não têm problema em republicar conteúdos de outros sites ou próprios. No entanto, o Google analisa onde o conteúdo apareceu primeiro, portanto, as empresas que buscam obter valor de SEO a partir do conteúdo PLR devem se certificar de que não estão publicando o mesmo conteúdo que 15 outras empresas já estão publicando.

Portanto, certifique-se de fazer uma verificação completa de plágio antes de postar, mas esteja avisado: se sinônimos suficientes forem trocados, o conteúdo pode passar despercebido.

Como usar produtos de direitos de marca própria (PLR)

A coisa mais importante a lembrar (e a ideia central por trás do PLR) é que o PLR precisa mudar. Os PLRs são feitos para os compradores ajustarem ou adicionarem insights exclusivos. Alguns até sugerem que o conteúdo PLR deve ser usado apenas para linha principal ou como fonte para eBooks, artigos ou séries de vídeos. No entanto, há uma reviravolta que alterar o PLR ​​é tão trabalhoso que é mais fácil escrever o seu próprio. Encontrar esse equilíbrio é importante.

O produto PLR é comumente usado ​​em postagem de blog, e-mails, dicas diárias, eBooks e aplicativos semelhantes para direcionar os clientes ao site da empresa. No entanto, os produtos recondicionados também são frequentemente usados ​​para criar produtos comercializáveis ​​ou como incentivos para atrair clientes. As empresas podem oferecer produtos PLR ​​gratuitos para clientes que se inscrevem em uma lista de e-mail ou compram acima de um determinado valor. As empresas também oferecem conteúdo PLR como eBooks para complementar os cursos on-line, o que é particularmente útil quando os produtos PLR complementam ou suplementam o conteúdo principal oferecido. Então, o conteúdo PLR também é usado para marketing de artigos, onde o conteúdo de uma empresa é publicado no site de outra empresa. Para empresas que estão começando ou não têm recursos para manter um blog ou campanha de e-mail do zero.

Para concluir

Portanto, para empresas que não têm recursos ou tempo para escrever seu próprio conteúdo, os produtos protegidos por direitos autorais de marca própria podem ser uma ferramenta útil, oferecendo flexibilidade para personalizar o conteúdo e economizar tempo de republicação. No entanto, adicionar ofertas de PLR ​​é obrigatório, não apenas para o benefício de sua própria empresa, mas também para atrair clientes em potencial que buscam valor que outras empresas não podem oferecer.

Leia também: Javascript: guia sobre eventos

COMPARTILHAR:
brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.