O que é o modelo OSI?

COMPARTILHAR:

O modelo Open Systems Interconnection (OSI) descreve sete camadas que os sistemas de computador usam para se comunicar em uma rede. Foi o primeiro modelo padrão para comunicações de rede e foi adotado por todas as principais empresas de informática e telecomunicações no início dos anos 80.

A Internet moderna não é baseada em OSI, mas no modelo TCP/IP mais simples. No entanto, o modelo OSI de 7 camadas ainda é amplamente utilizado porque ajuda a visualizar e comunicar como uma rede está funcionando e ajuda a isolar e solucionar problemas de rede.

OSI foi proposto em 1983 por representantes das principais empresas de informática e telecomunicações e adotado pela ISO como padrão internacional em 1984.

fullstack pro - sujeito programador

O modelo OSI explicado: as 7 camadas OSI

Descreveremos as camadas OSI “de cima para baixo” desde a camada de aplicação que atende diretamente o usuário final até a camada física.

7. Camada de aplicação

A camada de aplicativo é usada pelo software do usuário final, como navegadores da Web e clientes de e-mail. Ele fornece protocolos que permitem que o software envie e receba informações e apresente dados significativos aos usuários. Exemplos de protocolos da camada de aplicação são Hypertext Transfer Protocol (HTTP), File Transfer Protocol (FTP), Post Office Protocol (POP), Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) e Domain Name System (DNS).

6. Camada de apresentação

A camada de apresentação prepara os dados para a camada de aplicação. Ele define como dois dispositivos codificam, criptografam e compactam dados para recebê-los corretamente na outra extremidade. A camada de apresentação pega todos os dados enviados pela camada de aplicação e os prepara para transmissão pela camada de sessão.

5. Camada de sessão

A camada de sessão cria canais de comunicação chamados sessões entre dispositivos. Ele é responsável por abrir as sessões, garantindo que elas permaneçam abertas e íntegras durante as transferências de dados e fechá-las ao final da comunicação. A camada de sessão também pode definir pontos de verificação durante as transferências de dados – se uma sessão for interrompida, o dispositivo pode retomar as transferências de dados do último ponto de verificação.

4. Camada de transporte

A camada de transporte recebe os dados transmitidos na camada de sessão e os divide em “chunks” ao final da transmissão. É responsável por remontar os segmentos de dados na extremidade receptora, convertendo-os de volta em dados que podem ser usados ​​pela camada de sessão. A camada de transporte faz o controle de fluxo, enviando os dados em uma taxa compatível com a velocidade de conexão do dispositivo receptor, e o controle de erro, verificando se o dado foi recebido com erro e, caso não, solicitando-o novamente.

3. Camada de rede

A camada de rede tem duas funções principais. Uma delas é dividir segmentos de dados em pacotes de rede e remontar esses pacotes na extremidade receptora. A outra é encontrar o melhor caminho através da rede física para rotear pacotes. A camada de rede usa endereços de rede (geralmente endereços de protocolo da Internet) para rotear pacotes para nós de destino.

2. Camada de enlace de dados

A camada de enlace de dados estabelece e encerra uma conexão entre dois nós conectados fisicamente na rede. Ele divide os pacotes em quadros e os envia da origem ao destino. Essa camada consiste em duas partes — Logical Link Control (LLC), que identifica protocolos de rede, verifica erros e sincroniza quadros; e Media Access Control (MAC), que usa endereços MAC para conectar dispositivos e definir transmissões e permissões de transmissão para receber dados.

1. Camada física

A camada física é responsável pelos cabos físicos ou conexões sem fio entre os nós da rede. Ele define o conector, cabo ou tecnologia sem fio que conecta dispositivos e é responsável pela transmissão de dados brutos (uma série simples de 0s e 1s) enquanto controla a taxa de bits.

Vantagens do Modelo OSI

O modelo OSI auxilia usuários e operadores de redes de computadores:

  • Determine o hardware e o software necessários para construir a rede.
  • Compreender e comunicar o processo seguido pelos componentes que se comunicam em uma rede.
  • Realize a solução de problemas identificando a camada da rede que está causando o problema e concentrando seus esforços nessa camada.

O modelo OSI ajuda os fabricantes de equipamentos de rede e fornecedores de software de rede a:

  • Crie dispositivos e software que possam se comunicar com produtos de qualquer outro fornecedor, permitindo a interoperabilidade aberta
  • Defina com quais partes da rede seu produto deve funcionar.
  • Comunique aos usuários em quais camadas de rede seu produto opera, por exemplo, somente aplicativo ou em toda a pilha.

Modelo OSI vs Protocolo de Rede TCP/IP

Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) é anterior ao modelo OSI e foi criado pelo Departamento de Defesa dos EUA (DoD). Uma diferença fundamental entre os modelos é que o TCP/IP é mais simples, agrupando várias camadas OSI em uma:

  • As camadas 5, 6 e 7 do OSI são mescladas na camada de aplicativo no TCP/IP
  • As camadas 1 e 2 do OSI são combinadas no TCP/IP como a camada de acesso à rede – no entanto, o TCP/IP não cuida das funções de sequenciamento e reconhecimento, deixando-as para a camada de transporte subjacente.

Outras diferenças importantes:

  • O TCP/IP é um modelo funcional projetado para resolver problemas específicos de comunicação, com base em protocolos padrão específicos. OSI é um modelo geral independente de protocolo projetado para descrever todas as formas de comunicação de rede.
  • No TCP/IP, a maioria dos aplicativos usa todas as camadas, enquanto no OSI, os aplicativos simples não usam todas as sete camadas. Apenas as camadas 1, 2 e 3 são necessárias para permitir qualquer comunicação de dados.

Leia também: Os avanços na inteligência artificial acabarão com a programação?

COMPARTILHAR:
brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.