Pular para o conteúdo
Início » Introdução PHP: executando seu 1º código em PHP

Introdução PHP: executando seu 1º código em PHP

PHP
Compartilhar:

PHP significa pré-processador de hipertexto. PHP é uma linguagem de script do lado do servidor de código aberto muito popular e amplamente usada para escrever páginas da Web geradas dinamicamente. O PHP foi originalmente criado em 1994 por Rasmus Lerdorf. Originalmente chamava-se Homepage Pessoal.

O script PHP é executado no servidor e o resultado é enviado ao navegador da Web em HTML simples. O PHP pode se integrar a muitos bancos de dados populares, incluindo MySQL, PostgreSQL, Oracle, Microsoft SQL Server, Sybase e muito mais. A versão principal atual do PHP na data que escrevemos este artigo é a 8.

PHP é uma linguagem muito poderosa, mas fácil de aprender e usar. Em seguida, marque este site e continue.

O que você pode fazer com PHP

Você pode fazer muito mais com PHP.

pacote fullstack danki code
  • Você pode gerar páginas e arquivos dinamicamente.
  • Você pode criar, abrir, ler, gravar e fechar arquivos no servidor.
  • Você pode coletar dados de formulários da web, como informações do usuário, e-mails, telefonemas, etc.
  • Você pode enviar e-mails para os usuários do seu site.
  • Você pode enviar e receber cookies para rastrear os visitantes do seu site.
  • Você pode armazenar, excluir e modificar informações no banco de dados.
  • Você pode restringir o acesso não autorizado ao seu site.
  • Você pode criptografar dados para transmissão segura pela Internet.

A lista não termina aqui, existem muitas outras coisas interessantes que você pode fazer com o PHP.

Vantagens do PHP sobre outras linguagens

Se você estiver familiarizado com outras linguagens do lado do servidor, como ASP.NET ou Java, deve estar se perguntando o que torna o PHP tão especial. Existem várias vantagens em escolher o PHP.

  • Fácil de aprender: PHP é fácil de aprender e usar. Para programadores iniciantes que estão começando no desenvolvimento web, o PHP é frequentemente considerado a melhor escolha de linguagem para aprender.
  • Open Source: PHP é um projeto de código aberto. Ele é desenvolvido e mantido por uma comunidade global de desenvolvedores que fornecem código-fonte para download e uso gratuito.
  • Portabilidade: PHP é executado em várias plataformas, como Microsoft Windows, Linux, Mac OS, etc. É compatível com quase todos os servidores em uso hoje, como Apache, IIS, etc.
  • Desempenho rápido: Scripts escritos em PHP geralmente são executados ou executados mais rapidamente do que scripts escritos em outras linguagens de script como ASP, Ruby, Python, Java, etc.
  • Extensa comunidade: Como o PHP é suportado por uma comunidade global, é fácil encontrar ajuda ou documentação online relacionada ao PHP.

Dica: Você sabe que alguns sites grandes como Facebook, Yahoo, Flickr e Wikipedia são construídos com PHP. A maioria dos principais sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), como WordPress, Drupal, Joomla e Magento, também são construídos em PHP.

Configurar o servidor web local

Um script PHP que é executado em um servidor web executando PHP. Portanto, antes de começar a escrever qualquer programa PHP, você precisa ter os seguintes programas instalados em seu computador.

  • Servidor apache
  • A engine do PHP
  • Servidor de banco de dados MySQL

Você pode instalá-los individualmente ou escolher pacotes pré-configurados para seu sistema operacional, como Linux e Windows. Os pacotes pré-configurados populares são XAMPP e WampServer.

XAMPP é um ambiente de desenvolvimento web do Windows. Ele permite que você crie aplicativos da Web usando bancos de dados Apache2, PHP e MySQL. Ele também fornecerá a ferramenta de administração MySQL PhpMyAdmin para gerenciar facilmente seu banco de dados usando um navegador da web.

Nesse vídeo abaixo eu ensino a instalar o XAMPP passo a passo:

Crie seu primeiro script PHP

Agora você instalou com sucesso o XAMPP no seu computador. Nesta seção, vamos criar um script PHP muito simples que exibe o texto “Olá mundo” em uma janela do navegador.

OK, clique no ícone XAMPP em algum lugar na barra de tarefas do Windows e selecione “diretório htdocs”. Alternativamente, você pode acessar o diretório “htdocs” navegando no arquivo C:\xampp\htdocs. Crie um subdiretório no diretório “htdocs”, como “projeto”.

Agora abra seu editor de código favorito e crie um novo arquivo PHP e digite o seguinte código:

<?php
// Mostra a mensagem de saudação
  echo "Olá mundo!";
?>

Agora salve este arquivo como “meuprimeirosite.php” na pasta do seu projeto (localizada em C:\xampp\htdocs\projeto) e veja o resultado em seu navegador visitando a seguinte URL: http://localhost/projeto/meuprimeirosite.php para visualizar.

Alternativamente, você pode acessar o arquivo “hello.php” selecionando a opção localhost e, em seguida, selecionando a pasta do projeto no menu WampSever na barra de tarefas.

PHP pode ser embutido em páginas da web HTML normais. Isso significa que você pode escrever diretivas PHP em documentos HTML, como no exemplo a seguir:

<!DOCTYPE HTML>
<html>
<head>
  	<meta charset="UTF-8">
    <title>Aplicativo PHP</title>
</head>
<body>
<?php
// Mostra a mensagem de saudação
echo 'Olá mundo!';
?>
</body>
</html>

Leia também: Introdução Javascript: guia completo para iniciantes

Marcações:
Brayan Monteiro

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =