Introdução SQL: história e instalações

COMPARTILHAR:

SQL significa Linguagem de Consulta Estruturada. SQL é uma linguagem de programação padrão projetada especificamente para armazenar, recuperar, gerenciar ou manipular dados em um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (SGBD). SQL tornou-se um padrão ISO em 1987.

SQL é a linguagem de banco de dados mais amplamente implementada suportada por sistemas de banco de dados relacionais populares, como MySQL, SQL Server e Oracle. No entanto, alguns recursos do padrão SQL são implementados de forma diferente em diferentes sistemas de banco de dados.

SQL foi originalmente desenvolvido na IBM no início dos anos 1970 como SEQUEL (Structured English Query Language) e posteriormente alterado para SQL (pronuncia-se SQL).

fullstack pro - sujeito programador

Nota: Além do padrão SQL, a maioria dos sistemas de banco de dados relacional possui suas próprias extensões proprietárias adicionais que estão disponíveis apenas em seu sistema.

Introdução ao SQL

Como você sabe, o SQL é usado para se comunicar com o banco de dados, portanto, antes de começar a experimentar o SQL, primeiro você precisará acessar o sistema do banco de dados.

Você pode usar nosso editor SQL online para testar ou executar a maioria das instruções SQL fornecidas como exemplos ao longo do tutorial. Este editor SQL online usa um banco de dados Web SQL para armazenar e acessar dados no lado do cliente. No entanto, para executar qualquer instrução SQL, você precisará de acesso a um sistema completo de gerenciamento de banco de dados, como MySQL, SQL Server, etc.

Observação: o banco de dados SQL da Web permite criar bancos de dados SQL e fazer chamadas SQL do cliente. Ele é baseado no popular mecanismo SQLite de código aberto. Os navegadores Chrome, Opera e Safari suportam Web SQL.

O que é um banco de dados relacional

Um banco de dados relacional é a divisão do banco de dados em unidades lógicas chamadas tabelas, onde as tabelas estão relacionadas entre si no banco de dados. Os bancos de dados relacionais permitem que os dados sejam divididos em unidades lógicas, menores e gerenciáveis ​​para facilitar a manutenção e melhorar o desempenho.

As tabelas são relacionadas umas às outras por chaves ou campos comuns em um sistema de banco de dados relacional, e é por isso que, embora os dados necessários possam existir em várias tabelas, você pode facilmente unir várias tabelas para obter um conjunto de dados combinados usando uma única consulta.

Nota: SQL tornou-se um padrão do American National Standards Institute (ANSI) em 1986 e um padrão da International Organization for Standardization (ISO) em 1987. Embora a maioria dos códigos SQL não seja totalmente portátil em diferentes sistemas de banco de dados sem ajuste.

Configure o ambiente de trabalho SQL

Se você ainda não tem um DBMS (Database Management System) instalado em seu sistema, você tem várias opções para escolher. Você pode instalar DBMSs gratuitos e de código aberto.

MySQL é o sistema de gerenciamento de banco de dados de código aberto mais popular e amplamente suportado. É muito fácil de baixar e usar, e está disponível para os sistemas operacionais Windows e Linux (ou UNIX). Você pode baixá-lo gratuitamente aqui: https://dev.mysql.com/downloads/mysql/

Você também pode instalar o SQL Server Express. É uma versão gratuita do Microsoft SQL Server que permite até 10 GB de armazenamento em banco de dados. Você pode baixar a Express Edition aqui: https://www.microsoft.com/pt-BR/download/details.aspx?id=30438

Como alternativa, se você planeja desenvolver aplicativos usando PHP e MySQL, pode instalar o WampServer ou o XAMPP. XAMPP é um ambiente de desenvolvimento web do Windows. Ele permite que você crie aplicativos da Web usando bancos de dados Apache2, PHP e MySQL. Ele também fornecerá a ferramenta de administração MySQL PhpMyAdmin para gerenciar facilmente seu banco de dados usando um navegador da web. Você pode baixá-lo aqui: https://www.apachefriends.org/pt_br/index.html.

Neste vídeo aqui eu ensino a instalar o XAMPP passo a passo:

Leia também: Introdução PHP: executando seu 1º código em PHP

COMPARTILHAR:
brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.