Linguagem de Programação: O que é Ruby?

COMPARTILHAR:

Em linguagens de programação, provavelmente há apenas um punhado de nomes bem conhecidos como Ruby. Então, neste artigo vamos responder a pergunta, o que é ruby? E esclarecer tudo sobre essa linguagem.

Ruby foi originalmente desenvolvido e lançado na década de 1990 e é uma das várias linguagens responsáveis ​​por conduzir a Internet moderna (e o surgimento de aplicativos e software dinâmicos que a mudaram ao longo das décadas).

Junto com seu popular framework Ruby on Rails, Ruby sempre foi uma das linguagens de desenvolvimento mais populares e amplamente utilizadas no mundo.

Embora outras linguagens como Python e Go tenham desenvolvido um grande número de seguidores e pegadas, muitos desenvolvedores juniores continuam a aprender Ruby e a construir softwares e aplicativos poderosos todos os anos.

Da mesma forma, a grande comunidade global de desenvolvedores Ruby continua a fornecer recursos e suporte para ajudar na programação eficaz em uma variedade de diferentes casos de uso.

Então, o que é Ruby, e por que você deveria considerar fazer um curso de programação para aprendê-la? Quais são os benefícios e aplicações do Ruby, e quais projetos podem ser construídos por meio do aprendizado? Este guia se aprofunda no background do Ruby e algumas das aplicações mais comuns da linguagem no desenvolvimento da web moderno.

A origem

Ruby é apenas uma linguagem de script projetada desde o início para desenvolvimento web front-end ou back-end e aplicativos semelhantes.

É caracterizado por uma linguagem robusta com digitação dinâmica e orientação a objetos.

fullstack pro - sujeito programador

O que é mais útil para novos desenvolvedores é que a sintaxe Ruby é considerada de alto nível e fácil de ler e entender, e muitos desenvolvedores afirmam que é o mais próximo da codificação em inglês simples.

Ruby foi originalmente criado no início de 1990 pelo programador japonês Yukihiro “Matz” Matsumoto.

Matsumoto afirma que a linguagem foi originalmente projetada para diversão e eficiência; ele a criou com base em reclamações comuns de desenvolvedores da época e tentou resolver esses problemas estruturalmente na linguagem.

Ruby é um script, o que significa que é uma linguagem interpretada, não uma linguagem compilada.

Ruby e as outras linguagens

Embora haja cada vez mais linguagens de programação para escolher, Ruby é mais como uma linguagem de uso geral como Python ou C / C ++.

No que diz respeito ao Python, Ruby se distingue por fornecer uma variedade de métodos eficazes para resolver problemas, e Python geralmente adota uma abordagem de “solução única e inquestionável” para cada problema de programação comum.

Além disso, embora Python e Ruby sejam altamente orientados a objetos (tudo é tratado como um objeto em ambas as linguagens), as strings são mutáveis ​​em Ruby, mas não em Python.

Ruby também contém apenas um único tipo de contêiner de lista, novamente com o tema de simplicidade e compreensão, que também é a característica de toda a linguagem.

Ao mesmo tempo, em comparação com C / C ++, Ruby não “mostra” muito aos programadores, o que realmente torna o processo de programação mais fácil, simplificando o código e removendo elementos irrelevantes que podem tornar a codificação confusa ou confusa.

Embora isso torne difícil encontrar bugs profundos em Ruby, também torna mais fácil enviar código (e, portanto, colaborar com outros desenvolvedores da equipe).

Vantagens da linguagem Ruby

Combinado com o framework Rails, Ruby é baseado em três princípios básicos de design que ajudam a mantê-lo simples ao construir sistemas complexos (tornando assim o trabalho do desenvolvedor mais fácil).

Arquitetura Model-View-Controller (MVC)

Na arquitetura MVC, um aplicativo da Web consiste em três camadas interconectadas. O modelo contém código para processar dados do aplicativo.

Ele também centraliza a lógica de negócios do aplicativo e todas as regras necessárias para manipular os dados.

Uma visualização é um arquivo HTML com código Ruby integrado que determina como o usuário interage com o aplicativo e como o aplicativo apresenta os dados ao usuário (nos formatos HTML, PDF, XML e RSS).

O controlador também se comunica com o modelo e a visualização. Ele receberá a solicitação do navegador, usará o modelo para processar a solicitação e, em seguida, instruirá a visualização para garantir que o resultado seja exibido corretamente para o usuário.

O software e os aplicativos da Web construídos com Ruby on Rails são bem organizados, com divisões básicas entre camadas, incluindo rotas definidas, controladores, modelos e visualizações limitadas, todos dentro da estrutura. O uso do padrão de arquitetura MVC melhora sua capacidade de manutenção e promove desacoplamento e teste, simplificando o trabalho do programador para ajudar a garantir que o aplicativo seja executado de forma eficiente e correta.

Paradigma de convenções sobre configurações

Este princípio garante que os desenvolvedores economizem tempo e esforço.

Como o framework Rails faz suposições sobre o que os desenvolvedores desejam fazer e como desejam fazê-lo, os desenvolvedores não precisam se lembrar dos detalhes sobre os arquivos de configuração. Ao pular esta parte, os desenvolvedores Ruby precisam criar menos código para obter o mesmo resultado.

Qualquer programador experiente dirá que escrever menos código para construir o mesmo software (se você contratar um desenvolvedor Ruby como empresário, isso também pode economizar dinheiro e tempo) é sempre uma coisa boa em programação.

DRY (Don’t Repeat Yourself ou Não Se repita)

O DRY enfatiza a redução de informações duplicadas dentro de um sistema específico, o que torna mais fácil para os programadores fazer modificações e minimizar erros ao longo do ciclo de desenvolvimento.

Da mesma forma, o nome do jogo é tornar as coisas mais fáceis e mais interessantes para os programadores.

Vantagens adicionais do Ruby

Além dos princípios estruturais da linguagem, Ruby também oferece alguns outros benefícios para desenvolvedores que optam por aprendê-la.

Desenvolvimento mais veloz

Comparado com outras linguagens e estruturas populares, descobriu-se que Ruby reduz o tempo de desenvolvimento de sites em até 25-50%. Isso se deve em grande parte à estrutura orientada a objetos do Ruby, base de código simplificada, design modular, importantes bibliotecas de código aberto criadas pela comunidade de desenvolvedores Ruby existente e muitas soluções de plug-in prontas para as diferentes funções que você deseja.

Leia também: 11 Habilidades para ser um Bom PROGRAMADOR

Manutenção e atualizações fáceis de código

Ruby é amplamente elogiado por sua linguagem estável e previsível (ao contrário de alguns de seus concorrentes).

Como o Ruby pode facilmente modificar o código existente e adicionar novos recursos aos aplicativos, os iniciantes e desenvolvedores de aplicativos gostam dele, porque o processo de desenvolvimento não exige que os novos desenvolvedores gastem muito tempo de integração ou orçamento de desenvolvimento excessivo.

Eficácia de custos $$$

Ao contrário de outras linguagens que exigem taxas de licenciamento, Ruby é gratuito para uso individual ou empresarial. É adequado para muitos servidores da Web e bancos de dados gratuitos, bem como para Linux de código aberto. Da mesma forma, existem muitas bibliotecas disponíveis (graças aos desenvolvedores Ruby) que também são de uso gratuito.

Ruby é indicado para que?

De longe, o caso de uso mais comum para a linguagem Ruby é construir sites (e vinculá-los a aplicativos móveis relacionados). No entanto, como Ruby é uma linguagem de propósito geral semelhante ao Python, ela também pode ser usada para fornecer suporte para diferentes aplicativos que fornecem recursos de análise de dados, prototipagem e prova de conceitos.

Talvez a implementação mais famosa e popular de Ruby seja Rails web, que é uma estrutura de desenvolvimento construída para funcionar com Ruby. Homebrew é uma ferramenta muito popular para instalar pacotes de software no macOS, que também é escrito em Ruby. E o software de segurança Metasploit, que permite testar sites e aplicativos para evitar invasões.

A lista de marcas conhecidas criadas por desenvolvedores Ruby usando Rails vai muito além desses aplicativos. Talvez os nomes mais famosos desenvolvidos pela programação Ruby incluam o aplicativo de compartilhamento de aluguel AirBnB e o popular serviço de streaming Hulu, bem como o site de codificação Github e o centro de amantes da literatura Goodreads.

Além desses grandes nomes, aqui estão algumas das indústrias onde Ruby é mais comumente usado:

  • Site de comércio eletrônico
  • Site de conteúdo
  • Aplicativo de rede social
  • Solução de banco de dados
COMPARTILHAR:
brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.